Espanha

Novela Dani Olmo: a ‘linha do tempo’ que acabou com a vitória do Barcelona

Após idas e vindas na justiça, meia-atacante está liberado para defender o clube catalão

A novela Dani Olmo no Barcelona enfim está resolvida, ao menos de maneira provisória. Nesta quinta-feira (9), tanto o meia-atacante, quanto o atacante Pau Víctor, foram reinscritos em LaLiga e estão liberados para defenderem o clube catalão no restante da temporada.

O problema com a documentação de Dani Olmo se deu pelo fato do Barcelona ter descumprido as regras de Fair Play Financeiro impostas por LaLiga.

Os Culés excederam um limite na folha salarial e fizeram a inscrição do meia espanhol por meio de uma brecha, quando Andreas Christensen se lesionou e precisou deixar o elenco para tratamento. No entanto, tal liberação só era válida até 31 de dezembro de 2024.

Com isso, desde então, o Barça vinha correndo contra o relógio para tentar reverter o impasse jurídico. Abaixo, a Trivela fez uma linha do tempo e relembra os capítulos dessa novela.

Os capítulos da novela Dani Olmo no Barcelona

➡️ 31 de dezembro de 2024

No último dia de 2024, horas antes da virada do ano e do fim do prazo para obter o registro de Olmo e Pau Víctor, o Barcelona solicitou à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) uma nova licença para ambos.

O Tribunal de Primeira Instância 47 de Barcelona, todavia, rejeitou as acusações apresentadas pelo clube no mesmo dia.

➡️ 1º de dezembro de 2025

Dani Olmo e Pau Víctor não estavam mais inscritos em LaLiga. Essa foi a informação mais importante do comunicado da liga espanhola.

A entidade afirmou que o Barcelona não apresentou “nenhuma alternativa” para atender às regras econômicas e manter o meia-atacante em situação regularizada. Assim, Olmo e Pau Víctor desapareceram do elenco oficial blaugrana na página de LaLiga.

Naquela altura, a dupla deixou oficialmente de ter licença e não poderia mais defender os Culés em campo.

➡️ 4 de janeiro de 2025

O Barcelona amargou mais uma derrota no caso. LaLiga e RFEF mantiveram o cancelamento do registro de Dani Olmo e Pau Víctor do time catalão.

A entidade reforçou que o clube não cumpriu com as normas e, por isso, não concedeu a inscrição da dupla.

— Após análise da regulamentação federativa aplicável, a Comissão de Acompanhamento concorda em não conceder o visto prévio ou a licença definitiva solicitado pelo FC Barcelona para os jogadores Daniel Olmo e Pau Víctor — dizia trecho da nota de LaLiga.

➡️ 7 de janeiro de 2025

Dani Olmo e Pau Víctor em jogo do Barcelona
Dani Olmo e Pau Víctor em jogo do Barcelona (Foto: Imago)

Na última terça-feira (7), o Barcelona entrou com uma medida cautelar no Conselho Superior do Desporto (CSD).

O objetivo era conseguir a liberação de Dani Olmo para atuar na semifinal da Supercopa da Espanha, contra o Athletic Bilbao, na quarta-feira (8).

O Conselho dos Desportos espanhol equivale ao Ministério do Esporte do Brasil. Através de uma medida de urgência, o recurso foi apresentado com 52 páginas.

O desejo do clube era obter uma resposta o mais rápido possível, para que o meia-atacante pudesse ficar à disposição do técnico Hansi Flick.

➡️ 9 de janeiro de 2025 (hoje)

Dani Olmo e Pau Víctor não conseguiram a liberação a tempo de serem relacionados para a semifinal da Supercopa da Espanha, mas nesta quinta-feira (9), a dupla recebeu a melhor notícia possível.

Eles foram registrados por LaLiga e, portanto, estão à disposição de Hansi Flick, inclusive para a final da Supercopa da Espanha, neste domingo (12).

A decisão, no entanto, não é definitiva, já que o processo pode durar vários meses.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo