É oficial: LaLiga e Federação Espanhola dão veredito sobre caso Dani Olmo no Barcelona
Barcelona apelou em todas as instâncias para inscrever Dani Olmo em LaLiga após não cumprir com as regras do fair play financeiro
Após LaLiga recusar a inscrição de Dani Olmo e Pau Víctor na virada do ano, o Barcelona procurou a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para tentar reverter a situação. Agora, ambas as entidades deram seu veredito.
LaLiga e RFEF reafirmaram, neste sábado (4), o cancelamento do registro do meia-atacante e do atacante. Novamente, os órgãos argumentaram que o Barça não cumpriu com as normas para atender o fair play financeiro.
Em comunicado conjunto, LaLiga e Federação Espanhola rejeitaram o pedido do Barcelona realizado após a data estipulada, na última quinta-feira (2). Como consequência, os Blaugranas não podem mais registrar nenhum atleta para a sequência do campeonato:
Após análise da regulamentação federativa aplicável, a Comissão de Acompanhamento concorda em não conceder o visto prévio ou a licença definitiva solicitado pelo FC Barcelona para os jogadores Dani Olmo e Pau Víctor.
O que aconteceu?
Dani Olmo foi contratado pelo Barcelona junto ao RB Leipzig no início de agosto por 55 milhões de euros (cerca de R$ 340 milhões à época), além de sete milhões de euros (em torno de R$ 44,7 milhões) em variáveis.
Entretanto, o meia só pôde fazer sua estreia no final do mês porque o Barça demorou semanas para se adequar às regras econômicas de LaLiga no que diz respeito à folha salarial.
O camisa 20 só foi inscrito devido a uma liberação especial. Como o zagueiro Andreas Christensen sofreu uma lesão no tendão de Aquiles e levaria meses para se recuperar, Dani Olmo foi inscrito graças ao regulamento da competição.
Em LaLiga, jogadores com problemas físicos graves permitem que 80% de seus salários sejam descontados na prestação de contas. Contudo, essa brecha só era válida para a primeira metade do campeonato.
Barcelona tentou regularizar Dani Olmo
Nas últimas semanas, o Barcelona tentou de todas as formas regularizar Dani Olmo em LaLiga. Segundo a imprensa espanhola, o Barcelona enviou documentos sobre acordos com investidores árabes para a venda de espaços VIP no Camp Nou — que está em reformas.
Entretanto, a entidade não achou que tais garantias financeiras eram suficientes para inscrever jogadores. Os Culés chegaram a entrar na Justiça para tentar mudar a decisão. Só que o Tribunal de Primeira Instância 47 de Barcelona rejeitou as acusações apresentadas pela gestão.
Por último, o Barcelona foi atrás da Real Federação Espanhola de Futebol na tentativa de alterar o regulamento de LaLiga, que diz que “um jogador não pode ser inscrito duas vezes no mesmo time na mesma temporada”.
A entidade não concordou com essa solicitação e deu razão para LaLiga, exigindo o cumprimento do fair play financeiro e zelando pelas regras da competição. Agora, o Barça pode sofrer consequências ainda piores.
Rescisão unilateral do contrato
Ao assinar o contrato até junho de 2030, Dani Olmo concordou com uma cláusula para se proteger caso o Barcelona não conseguisse regularizá-lo em LaLiga. Como o pesadelo se tornou realidade, os Blaugranas podem perder o meia de graça no mercado e ainda arcar com a dívida total.
O craque espanhol tem o direito de exigir a rescisão unilateral do vínculo com o Barcelona. Se isso acontecer, Dani Olmo pode fechar com qualquer clube do mundo nesta janela de transferências.
Nesse cenário, os Culés são obrigados a honrar com o pagamento total dos salários do meia, além dos valores devidos ao Leipzig referentes à transferência firmada no início da temporada.
Recentemente, o empresário de Dani Olmo, Andy Bara, reforçou o desejo de continuar no Barcelona por confiar que tudo seria resolvido. Com mais uma derrota nos bastidores, resta saber se esse posicionamento não irá mudar.
Barcelona vai tentar última cartada para não perder Dani Olmo
A última cartada do Barcelona para não perder Dani Olmo é apelar ao Conselho Superior do Desporto da Espanha, ou buscar (mais uma vez) os tribunais. Contudo, as chances de reverter a situação do meia são mínimas.
Se o espanhol não pedir a rescisão do contrato, a saída do Barça pode ser um empréstimo até o final da temporada. Dani Olmo já recebeu algumas sondagens e avalia quais serão os próximos passos na carreira.