E agora, Barcelona? Entenda o que acontece com Dani Olmo após não inscrição em LaLiga
O Barcelona não conseguiu as garantias financeiras para regularizar Dani Olmo em LaLiga; saiba como isso impacta o meia e o clube
O grande temor do Barcelona se concretizou: Dani Olmo não está inscrito para a sequência de LaLiga. Como não conseguiu as garantias financeiras exigidas pela competição, o Barça não pode contar com o meia para a metade final da temporada.
Na última terça-feira (31), LaLiga emitiu um comunicado expondo que o Barcelona não apresentou “nenhuma alternativa” para se adequar às regras econômicas e manter o jogador espanhol regularizado.
Portanto, os Blaugranas não podem inscrever nenhum atleta no campeonato a partir desta quinta-feira (2). O Barcelona chegou a procurar a Justiça para resolver o problema relacionado a Dani Olmo, porém, sem sucesso.
O presidente dos Culés, Joan Laporta, havia prometido que conseguiria regularizar o meia de 26 anos “de qualquer maneira”. Entretanto, isso não aconteceu. Além do craque espanhol, o atacante Pau Víctor foi afetado pelos problemas financeiros e deixou de ser inscrito em LaLiga.
Relembre o imbróglio envolvendo a inscrição de Dani Olmo
Após brilhar na conquista da Eurocopa, Dani Olmo foi contratado pelo Barcelona junto ao RB Leipzig no início de agosto por 55 milhões de euros (cerca de R$ 340 milhões à época), além de sete milhões de euros (em torno de R$ 44,7 milhões) em variáveis.
Entretanto, o meia só pôde fazer sua estreia no final do mês porque o Barça demorou semanas para atender as regras do fair play financeiro de LaLiga no que diz respeito à folha salarial.
O camisa 20 só foi inscrito devido a uma liberação especial. Como o zagueiro Andreas Christensen sofreu uma lesão no tendão de Aquiles e levaria meses para se recuperar, Dani Olmo foi inscrito graças ao regulamento da competição.
Em LaLiga, jogadores com problemas físicos graves permitem que 80% de seus salários sejam descontados na prestação de contas. Contudo, essa brecha só era válida para a primeira metade do campeonato.
Barcelona pode perder jogador de graça e ainda arcar com dívida milionária
Ao assinar o contrato até junho de 2030, Dani Olmo concordou com uma cláusula para se proteger caso o Barcelona não conseguisse regularizá-lo em LaLiga. Como o pesadelo se tornou realidade, os Blaugranas podem perder o meia de graça no mercado e ainda arcar com a dívida total.
O craque espanhol tem o direito de exigir a rescisão unilateral do vínculo com o Barcelona. Se isso acontecer, Dani Olmo pode fechar com qualquer clube do mundo nesta janela de transferências.
Nesse cenário, os Blaugranas são obrigados a honrar com o pagamento total dos salários do meia, além dos valores devidos ao Leipzig referentes à transferência firmada no início da temporada.
E como fica o futuro?
Segundo a imprensa espanhola, o Barcelona enviou documentos para LaLiga sobre acordos com investidores árabes para a venda de espaços VIP no Camp Nou — que está em reformas. Só que a competição não achou que tais garantias financeiras eram suficientes para inscrever jogadores.
Sem sucesso com LaLiga, os Culés recorreram à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para alterar o regulamento do campeonato, que diz que “um jogador não pode ser inscrito duas vezes no mesmo time na mesma temporada”.
Tanto Dani Olmo como Pau Víctor seguirão treinando com o Barcelona sob o comando de Hansi Flick enquanto a diretoria trabalha nos bastidores para conseguir a regularização da dupla em LaLiga. A expectativa é que um veredito seja divulgado ainda nesta semana.
Por ora, o meia espanhol não pensa em deixar o Barça e confia que sua inscrição em LaLiga é possível. Entretanto, se a RFEF negar o pedido do Barcelona, Dani Olmo terá que avaliar se está disposto a não jogar o restante do campeonato até junho.