Espanha

Barcelona entra na disputa por alvo do Flamengo

O volante Wendel é sonho antigo do Rubro-Negro, que agora vê o gigante da Espanha tentar a contratação por 20 milhões de euros

Mesmo com problemas financeiros, o Barcelona sabe que precisa ir ao mercado na janela de transferências atual para reforçar o elenco que será treinado por Hansi Flick na próxima temporada.

Um dos setores que precisam de opções é o meio-campo.

Em 2023/24, o então técnico Xavi Hernández conviveu com desfalques e chegou a ficar sem Gavi, Pedri e De Jong ao mesmo tempo, sendo obrigado a improvisar o zagueiro Andreas Christensen na função.

Por isso, o Barça monitora as opções e sonha com Joshua Kimmich, do Bayern de Munique, ou Mikel Merino, da Real Sociedad, mas ambos os negócios são difíceis.

Nesta segunda-feira (15), surgiu uma terceira alternativa, caso o negócio com os dois primeiros não aconteça.

Trata-se do brasileiro Wendel, cria da base do Fluminense e alvo do Flamengo há muito tempo, segundo informações do jornal catalão Sport.

Atualmente no Zenit com contrato até junho de 2027, o volante poderia ser negociado por 20 milhões de euros, conforme o que pede o clube russo.

O Galatasaray, interessado em Wendel, não conseguiria arcar com esse valor, que foi o mesmo que o Zenit pagou ao Sporting em 2020 para contratá-lo.

A gestão dos Culés, encabeçada pelo presidente Joan Laporta e pelo diretor-esportivo Deco, vê no meio-campista brasileiro um plano B melhor do que seria o volante Guido Rodríguez, ex-Betis e hoje sem contrato, antes ventilado na Catalunha.

Como um volante com ótima chegada ao campo de ataque, Wendel marcou 20 gols e distribuiu 25 assistências nos quase quatro anos pelo Zenit.

Por que as negociações por Kimmich e Merino são complexas ao Barcelona?

Sem poder disputar André Onana (Everton) e Martín Zubimendi (Sociedad), ambos cotados em 60 milhões de euros, pelas questões financeiras, o Barça vê dois jogadores como mais acessíveis, apesar de ainda complexos.

Kimmich, entrando no último ano de contrato nos Bávaros, poderia não ser tão caro tamanha a sua qualidade (acerca de 30-40 milhões), mas a pedida salarial é tão alta que o colocaria no patamar de Lewandowski, İlkay Gündoğan e De Jong no elenco do Barcelona.

Merino tem a mesma situação contratual no time basco e seria até mais barato aos Blaugranas, mas a Sociedad quer renovar o vínculo com o jogador, que continua indeciso, segundo o portal Goal.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Presidente do Barça nega busca por volante e diz que garoto da base será promovido

Questionado sobre a procura por Kimmich e Zubimendi, Laporta, como um bom político, negou qualquer busca na janela e reafirmou a promoção de uma joia da base ao time principal.

– Achamos que Marc Casadó será promovido ao primeiro time na próxima temporada, não pensamos em Kimmich ou Zubimendi agora. Há muitos jogadores em nosso segundo time que podem preencher as necessidades do primeiro time. – disse o presidente do Barcelona.

O jovem Casadó, de 20 anos, já jogou quatro vezes pelo profissional do Barça e é considerado uma grande promessa do meio-campo, sendo capitão do time B.

Ainda mais novo, com 17, Marc Bernal é outro nome do futuro catalão para o meio. Ele é da mesma geração de Lamine Yamal e Pau Cubarsí.

O outro alvo do Barcelona na janela de transferências

Além de um volante, Deco e Laporta querem muito dar a Flick um ponta esquerda. O principal nome, especulado há bons meses, é Nico Williams, joia do Athletic Bilbao e um dos heróis do título da Eurocopa da Espanha.

Pelo preço, também é difícil ao Barcelona, que sonha também com Luis Díaz, segundo o jornal The Athletic. O colombiano tem o apreço de Deco, enquanto o pai de Díaz é um fã do clube azul-grená.

Para pagar pelo atacante do Liverpool, eles precisariam compensar com uma venda forte, como a de Raphinha.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo