Xavi demitido: quem é Hansi Flick, novo técnico, e o que deve mudar no Barcelona
Técnico alemão é conhecido por ser uma das maiores referências em organização ofensiva no futebol mundial
Xavi Hernández não é mais técnico do Barcelona. O clube Blaugrana anunciou nesta manhã que o ex-jogador será substituído pelo alemão Hansi Flick a partir da próxima temporada.
O espanhol foi comunicado pelo presidente do clube, Joan Laporta em reunião ocorrida nesta sexta-feira (24).
Anteriormente, as partes haviam acordado a renovação de vínculo até junho de 2025, mas as falas do ex-jogador e treinador da equipe após a vitória contra o Almería abalaram drasticamente a relação de Xavi com o dirigente.
Laporta fez um acordo prévio com Hansi Flick, realizando seu antigo desejo de contar com o alemão no comando do Barcelona.
Quando Xavi anunciou que não treinaria mais a equipe em janeiro deste ano, o presidente do clube catalão tentou fazer contatos por Nagelsmann, Tuchel, Klopp, e até mesmo Flick, único dos quatro que estava sem trabalho desde que saiu da seleção alemã.
Novo treinador combina com o Barcelona?
O DNA do Barcelona é de ser um time propositivo, que valoriza a posse de bola, domina seus adversários nas diferentes fases do jogo.
A maneira de trabalhar de Hansi Flick parece ir ao encontro desta filosofia, trabalhada desde as Canteras, como são chamadas as categorias de base do clube.
??? BREAKING: Xavi has been sacked, also directly informed today by Barcelona president Joan Laporta.
Hansi Flick, set to become new Barça head coach soon. ?? pic.twitter.com/srnzInY9JO
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) May 24, 2024
Como Hansi Flick deve aplicar sua filosofia
Flick é conhecido por ser um treinador ultra ofensivo, e por conseguir organizar equipes que criam muitas chances de gols e amassam seus adversários com placares elásticos.
Bayern de Munique de 2020/2021 é um grande exemplo dessa filosofia. Naquela temporada, os bávaros massacraram o próprio Barcelona pelo placar de 8 a 2 nas quartas de final da Champions League.
O estilo de jogo ofensivo de Hansi Flick dominou a Bundesliga entre 2019 e 2021. O técnico faturou o bi-campeonato seguido da competição.
Seu Bayern marcou 199 gols em 68 jogos, somando os dois ciclos, média de quase três gols por partida. Considerando apenas a temporada 2019/2020, o time marcou 99 gols. Em 2020/2021, fechou a competição com 100.
Ou seja, no que diz respeito a parte ofensiva, o alemão terá muito a entregar ao Barcelona, e pode fazer o/ time catalão jogar mais.
Uma das principais críticas ao trabalho de Xavi era justamente a falta de criatividade da equipe, e a dificuldade do time em criar situações de gol. Hansi Flick costuma montar suas equipes no 4-2-3-1, foi assim durante toda a sua passagem no Bayern de Munique, e na seleção alemã.
É possível que o treinador faça alguns testes utilizando sua formação favorita, e alterne entre este esquema, e o 4-3-3 tradicional, utilizado em praticamente todas as categorias de base do Barcelona.
Outro ponto a ser observado neste ‘novo' Barça é a busca incessante pela retomada da bola, além da velocidade nas transições.
O ponto fraco do sistema de jogo do mais novo técnico do Barcelona
Por gostar de marcar em bloco alto, tirando a paz dos zagueiros e demais adversários para recuperar a bola ainda em seu campo de ataque, os times de Hansi Flick costumam sofrer um pouco na parte defensiva.
Foi assim que a Alemanha acabou eliminada ainda na fase de grupos da última Copa do Mundo, disputada no Catar.
A seleção foi uma das que mais criou oportunidades no Mundial, mas pecou nas finalizações. Sem um nome de peso para comandar o ataque, a equipe, que cedeu muitos espaços nas costas dos defensores, acabou sendo eliminada na primeira fase da competição pela segunda vez consecutiva.
Será necessário muito treino, e talvez até a contratação de reforços para que a zaga do Barcelona consiga o equilíbrio entre marcar alto e não sofrer na parte defensiva, principalmente contra adversários mais fortes. Contudo, o torcedor do clube catalão pode esperar um time muito agressivo, e letal quando tiver a posse de bola a partir de junho.
Será interessante observar como este estilo mais direto e rápido será assimilado pelos jogadores do Barça, que até aqui, estavam mais acostumados a jogar de forma mais pausada e pragmática.