Copa do Mundo

À frente dos EUA, Pochettino reencontrará amigo de Premier League em ‘missão’ Copa 2026

Após passagens por clubes como Chelsea, PSG e Tottenham, técnico argentino fará primeiro trabalho em uma seleção nacional

Chegou a hora de um novo desafio para a carreira de Mauricio Pochettino, que está prestes a assumir o comando de uma seleção nacional pela primeira vez. A missão do argentino não é nada modesta: reformular a seleção dos EUA, um dos países que sediarão a Copa do Mundo em 2026.

Após passagem por clubes europeus, nos quais construiu uma reputação com mais de 290 jogos no comando do Tottenham, o treinador argentino de 52 anos terá a oportunidade de experimentar o futebol de seleções.

Mauricio Pochettino será técnico dos Estados Unidos, afirma jornal

Segundo informa o Athletic nesta quinta-feira (15), Mauricio Pochettino já tem um acerto com a seleção dos EUA e será técnico da equipe que foi comandada por Gregg Berhalter na Copa América de 2024.

Mauricio Pochettino. Foto: Icon Sport
Mauricio Pochettino. Foto: Icon Sport

Na competição, que foi disputada em solo norte-americano, os EUA decepcionaram ao cair na fase de grupos, com derrotas para o Panamá e para o Uruguai.

De olho na Copa do Mundo de 2026, a federação estadunidense de futebol já estava de olho em nomes de peso, incluindo Jurgen Klopp, que deixou o Liverpool após oito temporadas e mantém o futuro incerto sobre a carreira.

Embora o trabalho nos EUA seja o primeiro desafio de Pochettino à frente de uma seleção nacional, o técnico argentino chega com uma bagagem conquistada ao longo dos últimos 16 anos na beira do campo.

Técnico argentino acumula passagens pela Inglaterra, França e Espanha

Desde 2019, Pochettino construiu sua carreira em clubes europeus: Espanyol, Southampton, Tottenham, Paris Saint-Germain e, mais recentemente, o Chelsea.

Após se destacar no Southampton em 2013, o argentino chegou aos Spurs – e por lá ficou durante cinco temporadas, tornando-se um dos grandes nomes recentes do clube do norte de Londres.

Pochettino esteve no comando do Tottenham durante cinco temporadas. Foto: Icon Sport
Pochettino esteve no comando do Tottenham durante cinco temporadas. Foto: Icon Sport

Aliás, o reencontro com Matt Crocker, atual diretor esportivo da federação estadunidense de futebol e ex-colega dos tempos de Southampton, pode ter sido um dos fatores decisivos para a escolha do técnico argentino.

Na última temporada, Pochettino esteve nos Blues, mas o trabalho não atendia às expectativas da diretoria e dos torcedores no Stamford Bridge.

Após a temporada 2023/2024, o técnico chegou a um comum acordo com o clube e rescindiu o contrato com o Chelsea, apesar de ter assinado até junho de 2025.

Mauricio Pochettino no Chelsea durante a temporada 2023/2024. Foto: Icon Sport
Mauricio Pochettino no Chelsea durante a temporada 2023/2024. Foto: Icon Sport

Durante sua breve passagem pelo clube inglês, ele enfrentou meses turbulentos, mas garantiu a sexta colocação da Premier League graças a uma série de cinco vitórias consecutivas no final do campeonato.

Agora, ele terá a responsabilidade de liderar uma seleção com grandes ambições, especialmente com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, torneio que será organizado por Estados Unidos, México e Canadá.

Quando Pochettino estreia pelos EUA?

A era Pochettino nos EUA deve começar em setembro de 2024, quando a seleção terá dois amistosos que acontecerão nos dias 7, contra o Canadá em Kansas City; e 10, contra a Nova Zelândia em Cincinnati.

Com a chegada aos EUA, Pochettino irá se tornar o treinador mais renomado a assumir o comando da seleção americana desde a passagem de Jurgen Klinsmann, que ficou no comando entre julho de 2011 e novembro de 2016.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo