Início > Copa do Mundo > À frente dos EUA, Pochettino reencontrará amigo de Premier League em ‘missão’ Copa 2026
À frente dos EUA, Pochettino reencontrará amigo de Premier League em ‘missão’ Copa 2026
Após passagens por clubes como Chelsea, PSG e Tottenham, técnico argentino fará primeiro trabalho em uma seleção nacional
Chegou a hora de um novo desafio para a carreira de Mauricio Pochettino, que está prestes a assumir o comando de uma seleção nacional pela primeira vez. A missão do argentino não é nada modesta: reformular a seleção dos EUA, um dos países que sediarão a Copa do Mundo em 2026.
Após passagem por clubes europeus, nos quais construiu uma reputação com mais de 290 jogos no comando do Tottenham, o treinador argentino de 52 anos terá a oportunidade de experimentar o futebol de seleções.
Mauricio Pochettino será técnico dos Estados Unidos, afirma jornal
Segundo informa o Athletic nesta quinta-feira (15), Mauricio Pochettino já tem um acerto com a seleção dos EUA e será técnico da equipe que foi comandada por Gregg Berhalter na Copa América de 2024.
Na competição, que foi disputada em solo norte-americano, os EUA decepcionaram ao cair na fase de grupos, com derrotas para o Panamá e para o Uruguai.
🚨🇺🇸 Mauricio Pochettino becomes the new USMNT manager, leading the US to World Cup 2026.
After contacts with several managers, former Chelsea and Spurs head coach says yes to proposal and project, as per reports in US overnight.
Poch’s back. 🤝🏻 pic.twitter.com/e6JmmU2AGz
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 15, 2024
De olho na Copa do Mundo de 2026, a federação estadunidense de futebol já estava de olho em nomes de peso, incluindo Jurgen Klopp, que deixou o Liverpool após oito temporadas e mantém o futuro incerto sobre a carreira.
Embora o trabalho nos EUA seja o primeiro desafio de Pochettino à frente de uma seleção nacional, o técnico argentino chega com uma bagagem conquistada ao longo dos últimos 16 anos na beira do campo.
Técnico argentino acumula passagens pela Inglaterra, França e Espanha
Desde 2019, Pochettino construiu sua carreira em clubes europeus: Espanyol, Southampton, Tottenham, Paris Saint-Germain e, mais recentemente, o Chelsea.
Após se destacar no Southampton em 2013, o argentino chegou aos Spurs – e por lá ficou durante cinco temporadas, tornando-se um dos grandes nomes recentes do clube do norte de Londres.
Aliás, o reencontro com Matt Crocker, atual diretor esportivo da federação estadunidense de futebol e ex-colega dos tempos de Southampton, pode ter sido um dos fatores decisivos para a escolha do técnico argentino.
Na última temporada, Pochettino esteve nos Blues, mas o trabalho não atendia às expectativas da diretoria e dos torcedores no Stamford Bridge.
Após a temporada 2023/2024, o técnico chegou a um comum acordo com o clube e rescindiu o contrato com o Chelsea, apesar de ter assinado até junho de 2025.
Durante sua breve passagem pelo clube inglês, ele enfrentou meses turbulentos, mas garantiu a sexta colocação da Premier League graças a uma série de cinco vitórias consecutivas no final do campeonato.
Agora, ele terá a responsabilidade de liderar uma seleção com grandes ambições, especialmente com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, torneio que será organizado por Estados Unidos, México e Canadá.
Quando Pochettino estreia pelos EUA?
A era Pochettino nos EUA deve começar em setembro de 2024, quando a seleção terá dois amistosos que acontecerão nos dias 7, contra o Canadá em Kansas City; e 10, contra a Nova Zelândia em Cincinnati.
Com a chegada aos EUA, Pochettino irá se tornar o treinador mais renomado a assumir o comando da seleção americana desde a passagem de Jurgen Klinsmann, que ficou no comando entre julho de 2011 e novembro de 2016.