Enner Valencia recebe carinho equatoriano para tentar espantar má fase
Reserva e há nove jogos sem marcar gol pelo Internacional, atacante muda de ambiente para defender o Equador na Data Fifa
O momento de Enner Valencia no Internacional não é nada bom. Há nove jogos sem marcar gol, com pênalti e outras oportunidades desperdiçadas no período, o atacante de 34 anos está claramente sem confiança, e amarga o banco de reservas neste momento da temporada.
— Ele trabalha, tem os trabalhos específicos, de chute a gol… Tem tudo quanto é trabalho. Agora, eu não sei o tempo que dura uma fase dessas. Esse tempo todo trabalhando com futebol, tem jogador que demora um pouco. Mas tentar dizer número de dias, eu não sou adivinho. Eu só sei que vários jogadores saíram dela — afirmou o preparador físico do Inter, Paulo Paixão, na última terça-feira (3), em entrevista à Rádio Gaúcha.
Enner Valencia tem a oportunidade, nesta Data Fifa, de espantar a má fase a partir de uma mudança de ambiente. O atacante está com a Seleção Equatoriana que, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, enfrenta o Brasil, nesta sexta-feira (6), às 22h, no Couto Pereira, em Curitiba (PR), e o Peru, na terça-feira (10), às 18h, em Quito.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Mesmo em má fase, Enner Valencia conta com apoio dos equatorianos
É verdade que a última imagem de Enner Valencia pelo Equador também é negativa. O atacante errou pênalti no tempo normal do empate em 1 a 1 com a Argentina, pelas quartas de final da Copa América. Na decisão por penalidades, a albiceleste venceu por 4 a 2, e arrancou para a conquista do bicampeonato.
Porém, diferentemente do que acontece com os colorados, Enner Valencia ainda goza de prestígio com os torcedores equatorianos. Ao menos é o que garante, à Trivela, o jornalista Ariel Suárez, da DirecTV do Equador.
— A torcida está o apoiando em todas situações, embora não se esqueça do pênalti errado contra a Argentina, que nos custou a desclassificação na Copa América. Apesar de existir um descontentamento por isso, e com a situação que não é nada boa para Enner Valencia no Brasil, [a torcida] está o apoiando, porque ele é um jogador representativo, é um jogador histórico que La Tri tem — conta Suárez.
Maior artilheiro e capitão, Enner Valencia ainda é referência na Seleção
Enner Valencia é o maior artilheiro da história da Seleção Equatoriana, com 41 gols (seis deles em Copas do Mundo) em 89 jogos. Também por conta desse histórico, é o capitão da La Tri.
— Apesar de ter nomes na seleção como Moisés Caicedo, Piero Incapié, William Pacho, Pervis Estupiñan, o Enner Valencia é uma das referências desta seleção — frisa Suárez.
Apesar de tudo, os equatorianos demonstram carinho e depositam esperança em Enner Valencia. A expectativa é que a ‘virada de chave' do camisa 13 aconteça já no jogo contra uma Seleção Brasileira, que ainda está em busca de rumo sob o comando de Dorival Jr.
— Nas redes sociais se observam muitas mensagens de apoio em relação ao momento que vive Enner Valencia. Não está passando um grande momento no Brasil, mas na Seleção ele quase sempre respondeu de uma maneira muito boa. Também os anos de trajetória acho que protegem este grande jogador e o fazem ter uma casca para estar na Seleção Equatoriana de Futebol — opina Suárez.
— Esperamos que Enner Valencia se redima depois de não ter um bom episódio contra a Argentina na Copa América. Acho que ele quer fazer as coisas bem, demonstrou isso no Mundial do Catar e agora tem outra nova oportunidade contra o Brasil — conclui o jornalista.