Quem é Dodô, convocado por Dorival, que brilha na Itália e chama atenção de gigantes europeus
Além do jogador revelado pelo Coritiba, Alex Telles também foi chamado para ocupar as vagas de Vanderson e Arana
O cartão amarelo levado pelo lateral Vanderson, do Mônaco, ainda no primeiro tempo do empate da Seleção Brasileira por 1 a 1 contra a Venezuela, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo, e a lesão de Guilherme Arana, do Galo, durante a semana, obrigou o técnico Dorival Júnior a fazer uma nova convocatória.
As duas vagas que abriram serão ocupadas por Alex Telles, do Botafogo, e Dodô, da Fiorentina. O próximo – e último – desafio da Seleção Brasileira é contra o Uruguai, na próxima terça-feira (19), na Arena Fonte Nova, também pelas eliminatórias.
Alex Telles já é um velho conhecido da Seleção e, inclusive, do próprio Dorival Júnior. O jogador vem sendo chamado pelo técnico canarinho desde as primeiras convocações, mas acabou ficando fora da última lista.
Dodô, por sua vez, terá a sua primeira oportunidade com a Seleção Brasileira.
Quem é Dodô, lateral convocado por Dorival Júnior
Domilson Cordeiro dos Santos. À primeira vista, o nome pode lhe fugir a memória, mas no que depender do jogador, você deverá ouvi-lo muitas vezes com a camisa da Seleção Brasileira.
Nascido em Taubaté, interior paulista, Dodô é pouco conhecido no futebol brasileiro, já que fez a maior parte da sua carreira fora do Brasil.
O lateral foi revelado pelo Coritiba, em 2016, mas foi vendido logo na temporada seguinte para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. No time ucraniano, ficou outras quatro temporadas.
As boas temporadas do lateral no Shakhtar chamaram a atenção de times como o Bayern de Munique e o Tottenham, mas o brasileiro acabou indo para a Fiorentina, no início da temporada 2022-23.
A negociação do brasileiro para o time italiano, inclusive, foi considerada excelente pelo valor pago pela Viola. A Fiorentina pagou 14,5 milhões de euros pelo lateral.
À época, o valor pago foi considerando baixo, dado o potencial do brasileiro, que precisou deixar a Ucrânia após o conflito contra a Rússia.
Dodô ganha primeira oportunidade na Seleção Brasileira
Na Viola, o brasileiro manteve seu bom desempenho desde o primeiro jogo. Já em sua temporada de estreia, ele esteve em campo em 50 dos 60 jogos da equipe, a maioria esmagadora das vezes como titular.
Na temporada passada, na vitória da Fiorentina por 2 a 0 contra a Udinese, pela Serie A, o lateral sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, que o fez perder boa parte dos jogos.
Em 2024-25, Dodô esteve em campo em 16 dos 17 jogos da Fiorentina na temporada, e é um dos responsáveis pela excelente campanha da equipe no Campeonato Italiano, ocupando a terceira colocação com 25 pontos.