Eliminatórias da Copa

Dorival vê evolução, mas campo mostra um Brasil que só consegue vencer rivais frágeis

Seleção soma cinco vitórias nas Eliminatórias, mas nunca bateu os líderes na briga para ir à Copa

Dorival Júnior deixou Maturín com um gosto agridoce pelo empate em 1 a 1 do Brasil com a Venezuela, na última quinta-feira (14), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

O técnico não escondeu a sua frustração com o resultado por entender que a Seleção produziu para vencer.

Mas ao mesmo tempo, ele ficou feliz com o nível de atuação, suficiente para fazê-lo sustentar em sua entrevista coletiva que o Brasil demonstra evolução em campo.

— Eu volto a afirmar que o resultado deixou a desejar pelo volume que colocamos ao longo dos 90 minutos. Tivemos um pequeno erro que nos custou muito caro.

— Precisamos melhorar a todo momento. A equipe vem em crescente, começando a adquirir uma confiança importante e tenho certeza que teremos jogos ainda melhores pela frente — Dorival Júnior.

Dorival vê evolução, mas Brasil só vence rivais frágeis

A evolução defendida por Dorival até é verdadeira. Após uma severa turbulência, o Brasil dá amostras de reação e hoje vive uma situação confortável para ir à Copa de 2026.

Depois de acumular frustrações, a Seleção soma agora duas vitórias (2 a 1 sobre o Chile e 4 a 0 sobre o Peru), além do empate com a Venezuela. A melhora no nível de atuações também é visível.

A grande questão é que o Brasil ainda está abaixo dos principais rivais do continente nestas Eliminatórias. E o retrospecto é prova disso.

Até agora, a Seleção soma cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas em 11 jogos disputados nestas Eliminatórias.

Quatro das vitórias foram conquistadas diante de rivais que hoje estão fora da zona de classificação para a Copa do Mundo.

E o único resultado positivo sobre uma equipe que atualmente garantiria vaga no Mundial foi o 1 a 0 sobre o Equador, sob vaias e péssima atuação no Couto Pereira.

Mas vale lembrar que o Brasil também venceu a Inglaterra em amistoso na estreia de Dorival.

> As vitórias do Brasil nas Eliminatórias

  • Brasil 5 x 1 Bolívia
  • Peru 0 x 1 Brasil
  • Brasil 1 x 0 Equador
  • Chile 1 x 2 Brasil
  • Brasil 4 x 0 Peru
Vinicius Júnior decepciona (de novo) a Seleção contra a Venezuela
Vinicius Júnior decepciona (de novo) a Seleção contra a Venezuela (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Contra os líderes, são só derrotas

Além disso, o Brasil perdeu os três jogos que disputou contra as outras equipes que hoje ocupam as quatro primeiras colocações — Argentina, Colômbia e Uruguai.

O retrospecto negativo não para por aí. A Seleção deve ir à Copa sem sofrimento, neste modelo com seis vagas diretas e outra de repescagem.

Mas o Brasil encerrará as Eliminatórias sem conseguir vencer um jogo sequer sobre a Venezuela pela primeira vez na história.

Menos mal que a equipe de Dorival Júnior tem a chance de mudar este retrospecto na partida contra o Uruguai, na próxima terça-feira (19), na Arena Fonte Nova.

A situação da Seleção nas Eliminatórias

Com o empate, o Brasil chega a 17 pontos e dorme na terceira colocação das Eliminatórias. Mas a Seleção pode ser ultrapassada caso o Uruguai ao menos empate com a Colômbia nesta sexta-feira (15), no Estádio Centenário, em Montevidéu.

O próximo jogo da Seleção Brasileira

  • Brasil x Uruguai — terça-feira, 19 de novembro, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo