Dorival vê evolução, mas campo mostra um Brasil que só consegue vencer rivais frágeis
Seleção soma cinco vitórias nas Eliminatórias, mas nunca bateu os líderes na briga para ir à Copa
Dorival Júnior deixou Maturín com um gosto agridoce pelo empate em 1 a 1 do Brasil com a Venezuela, na última quinta-feira (14), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O técnico não escondeu a sua frustração com o resultado por entender que a Seleção produziu para vencer.
Mas ao mesmo tempo, ele ficou feliz com o nível de atuação, suficiente para fazê-lo sustentar em sua entrevista coletiva que o Brasil demonstra evolução em campo.
— Eu volto a afirmar que o resultado deixou a desejar pelo volume que colocamos ao longo dos 90 minutos. Tivemos um pequeno erro que nos custou muito caro.
— Precisamos melhorar a todo momento. A equipe vem em crescente, começando a adquirir uma confiança importante e tenho certeza que teremos jogos ainda melhores pela frente — Dorival Júnior.
Dorival vê evolução, mas Brasil só vence rivais frágeis
A evolução defendida por Dorival até é verdadeira. Após uma severa turbulência, o Brasil dá amostras de reação e hoje vive uma situação confortável para ir à Copa de 2026.
Depois de acumular frustrações, a Seleção soma agora duas vitórias (2 a 1 sobre o Chile e 4 a 0 sobre o Peru), além do empate com a Venezuela. A melhora no nível de atuações também é visível.
A grande questão é que o Brasil ainda está abaixo dos principais rivais do continente nestas Eliminatórias. E o retrospecto é prova disso.
Até agora, a Seleção soma cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas em 11 jogos disputados nestas Eliminatórias.
Quatro das vitórias foram conquistadas diante de rivais que hoje estão fora da zona de classificação para a Copa do Mundo.
E o único resultado positivo sobre uma equipe que atualmente garantiria vaga no Mundial foi o 1 a 0 sobre o Equador, sob vaias e péssima atuação no Couto Pereira.
Mas vale lembrar que o Brasil também venceu a Inglaterra em amistoso na estreia de Dorival.
> As vitórias do Brasil nas Eliminatórias
- Brasil 5 x 1 Bolívia
- Peru 0 x 1 Brasil
- Brasil 1 x 0 Equador
- Chile 1 x 2 Brasil
- Brasil 4 x 0 Peru
Contra os líderes, são só derrotas
Além disso, o Brasil perdeu os três jogos que disputou contra as outras equipes que hoje ocupam as quatro primeiras colocações — Argentina, Colômbia e Uruguai.
O retrospecto negativo não para por aí. A Seleção deve ir à Copa sem sofrimento, neste modelo com seis vagas diretas e outra de repescagem.
Mas o Brasil encerrará as Eliminatórias sem conseguir vencer um jogo sequer sobre a Venezuela pela primeira vez na história.
Menos mal que a equipe de Dorival Júnior tem a chance de mudar este retrospecto na partida contra o Uruguai, na próxima terça-feira (19), na Arena Fonte Nova.
O Brasil vai pra Copa do Mundo de 2026 sem conseguir vencer a Venezuela UMA VEZ sequer nas Eliminatórias
é a primeira vez na história.
Sintomáticohttps://t.co/mj2EUbGW1u
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) November 14, 2024
A situação da Seleção nas Eliminatórias
Com o empate, o Brasil chega a 17 pontos e dorme na terceira colocação das Eliminatórias. Mas a Seleção pode ser ultrapassada caso o Uruguai ao menos empate com a Colômbia nesta sexta-feira (15), no Estádio Centenário, em Montevidéu.
O próximo jogo da Seleção Brasileira
- Brasil x Uruguai — terça-feira, 19 de novembro, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador