Eliminatórias da Copa

Seleção encerrará Eliminatórias sem vencer a Venezuela pela primeira vez na história

Brasil cede 1 a 1 em Maturín e soma dois empates em dois jogos com a Vinotinto

A seleção  brasileira encerrará as Eliminatórias sem ter conseguido vencer um jogo sequer sobre a Venezuela pela primeira vez na história.

Uma marca negativa que nem mesmo a (muito provável) vaga na Copa do Mundo de 2026 conseguirá apagar.

O Brasil soma, ao todo, 17 vitórias e três empates contra a Vinotinto em 20 duelos válidos pelas Eliminatórias.

Dois desses empates ocorreram em 2024.

O último deles veio nesta quinta-feira (14), em Maturín. O Brasil saiu na frente, com Raphinha, mas cedeu o 1 a 1 à Venezuela com gol de Segovia na segunda etapa.

Antes, em 2023, a Seleção já havia frustrado o torcedor com um empate em 1 a 1 diante da seleção venezuelana na Arena Pantanal. Na ocasião, Neymar foi acertado por um pote de pipoca ao deixar o campo.

Raphinha valoriza ponto somado fora de casa

Autor do gol que abriu o placar em uma bela cobrança de falta, Raphinha concedeu entrevista na saída de campo para falar sobre o resultado.

O camisa 10, grande protagonista atual da Seleção, citou as dificuldades de enfrentar a Venezuela em Maturín e valorizou o ponto somado fora de casa — apesar de todo o histórico decepcionante contra a Vinotinto.

— É um ponto importante, sabemos das dificuldades de jogar fora de casa. Estamos trabalhando duro para ganhar a próxima partida — disse Raphinha em espanhol na entrevista na saída de campo.

Raphinha vibra com gol sobre a Venezuela
Raphinha marcou o gol do Brasil contra a Venezuela em belíssima cobrança de falta (Rafael Ribeiro/CBF)

A situação da Seleção nas Eliminatórias

Com o empate, o Brasil chega a 17 pontos e dorme na terceira colocação das Eliminatórias. Mas a Seleção pode ser ultrapassada caso o Uruguai ao menos empate com a Colômbia nesta sexta-feira (15), no Estádio Centenário, em Montevidéu.

O próximo jogo da Seleção Brasileira

  • Brasil x Uruguai — terça-feira, 19 de novembro, às 21h45 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo