Brasil

Vasco atinge pior aproveitamento entre todos os clubes da Série A em 2024; veja o ranking

Em crise no Campeonato Brasileiro e sem técnico, o Vasco tem números que ajudam a explicar a má fase do time

O Vasco vive o seu pior momento na temporada. Sem vencer há quatro jogos, o que culminou com a demissão do recém-contratado técnico Álvaro Pacheco, o Cruz-Maltino tem, agora, o pior aproveitamento entre os clubes da Série A na temporada.

A derrota para o Juventude, na última quarta-feira (19), pelo Campeonato Brasileiro, jogou o Cruz-Maltino na lanterna do ranking com o desempenho de todos os clubes em 2024.

Mesmo com uma temporada ruim, o Vasco vinha conseguindo escapar da lanterna deste ranking com o aproveitamento dos clubes da Série A em 2024.

No entanto, o Cruz-Maltino foi ultrapassado pelo próprio Juventude, que o venceu na última quarta-feira, e agora é clube com o prior aproveitamento na temporada. O Cruz-Maltino somou apenas 44,4% dos pontos disputados em 2024. Já o clube gaúcho agora tem um aproveitamento de 46,9%.

 

Corinthians e Fluminense, que, assim como o Vasco, também estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, completam o Z-4 deste ranking com o aproveitamento dos clubes da Série A em 2024. Para comparação, o rival Flamengo é líder, com um aproveitamento de 74,7%.

Desempenho do Vasco no ano

O Vasco disputou 27 jogos na temporada e tem apenas nove vitórias. O Cruz-Maltino é, ao lado do Juventude, o clube que menos venceu jogos em 2024.

Coincidentemente, o Cruz-Maltino também tem nove empates e nove derrotas. Além disso, também chama a atenção o baixo número de gols feitos na temporada. Foram apenas 37 gols marcados no ano, o que deixa o clube com o segundo pior ataque em 2024.

Estatística Número Ranking no Brasil
Aproveitamento 44,40% Último
Vitórias 9 Último (empatado com Juventude)
Gols pró 37 19º
Média de gols pró 1,37 17º
Gols sofridos 40 19º
Média de gols sofridos 1,48 Último
Saldo de gols -3 Último

O Vasco começou a temporada com um desempenho ruim no Campeonato Carioca e acabou eliminado para o Nova Iguaçu na semifinal da competição.

Já na Copa do Brasil, o clube está nas oitavas de final, mas sofreu para passar pelo Água Santa, na segunda fase, e pelo Fortaleza, na terceira fase.

No Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino é o 17º colocado, com sete pontos conquistados em 10 partidas. O Vasco entrou na zona de rebaixamento após a derrota para o Juventude, na última rodada.

Vasco está sem técnico e sem diretor de futebol

Neste momento de crise, o Vasco se encontra sem técnico, após a saída de Álvaro Pacheco. Na última quinta-feira (20), o clube também anunciou a saída do diretor de futebol Pedro Martins, que ainda fará a transição para o novo profissional que vai assumir o clube.

Além disso, a SAF, que comanda o futebol do Vasco, também está sem CEO desde a saída de Lúcio Barbosa, que entregou em cargo há duas semanas.

Atualmente, quem controla o futebol do clube é Pedrinho, presidente da Associação, que virou sócia majoritária da empresa após uma liminar judicial afastar a 777 Partners da SAF.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Foto de Júlio César Cardoso

Júlio César CardosoColaborador

Especialista da Trivela em números e estatísticas. Trabalha com levantamento de dados desde 2012. Criador do site FutDados.com com contribuições para UOL, ESPN Brasil e Globoesporte.com.
Botão Voltar ao topo