Brasileirão Série B

Santos defenderá a liderança da Série B com novidades e dupla que nunca atuou junto

Nesta sexta-feira (9), o Peixe visita o Paysandu, no Mangueirão, pela 20ª rodada da competição

O Santos está a caminho de Belém onde defenderá a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, nesta sexta-feira (9), às 20 horas (horário de Brasília), diante do Paysandu.

O confronto, válido pela 20ª rodada da competição, será disputado no estádio Mangueirão. E, para voltar da capital paraense com os três pontos, o Peixe terá que superar alguns obstáculos.

O primeiro deles está no sistema defensivo. Com a decisão da comissão técnica de preservar o zagueiro Gil, de 37 anos, que vinha atuando à base de medicamentos para amenizar dores musculares, o técnico Fábio Carille terá que colocar em campo uma dupla de zaga que nunca atuou junto: Jair e João Basso.

Substituição no Santos: sai João Basso, entra Jair

Promovido ao elenco profissional no ano passado, Jair fazia parte do elenco que foi rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2023.

À época, João Basso era um dos titulares da equipe ao lado de Joaquim, vendido recentemente ao Tigres, do México, ou Messias, emprestado ao Goiás.

Na reta final daquele Brasileirão, Basso sofreu com uma lesão e foi desfalque em algumas partidas, enquanto Jair acompanhava todo o drama santista do banco de reservas.

No decisivo confronto contra o Fortaleza, na Vila Belmiro, que decretou a inédita queda alvinegra, os dois estavam à disposição do técnico interino Marcelo Fernandes e chegaram a atuar naquela noite.

Porém, quis o destino que Jair, aos 16 minutos do segundo tempo, entrasse justamente no lugar de Basso, que atuava no sacrifício.

Apesar da vontade, o Menino da Vila não conseguiu impedir a derrota santista por 2 a 1 e, consequentemente, o rebaixamento à Série B.

Por que Basso e Jair não atuaram juntos em 2024?

Por conta da queda, o Santos iniciou a atual temporada promovendo uma profunda reformulação em seu elenco. E, logo na reapresentação dos atletas, nos primeiros dias de janeiro, Basso foi comunicado que não fazia mais parte dos planos e ficou bastante chateado com a situação.

Após algumas semanas, o Peixe recebeu um pedido de empréstimo e liberou o zagueiro de 27 anos ao Estoril, de Portugal.

Na equipe lusitana, Basso disputou 14 partidas, marcou um gol e distribuiu duas assistências.

Favorito para herdar a vaga deixada por Gil, o defensor fará o seu primeiro jogo desde o fim do Campeonato Português, em 18 de maio, quando retornou do empréstimo.

Jair: o novo dono da posição

Enquanto Basso ajudava o Estoril a se afastar das últimas posições em Portugal, Jair foi recebendo oportunidades e ganhando a confiança de Carille.

Com a venda de Joaquim, o garoto se tornou titular ao lado de Gil e tem correspondido às expectativas que sempre existiram em cima do seu futebol dentro da Vila Belmiro.

O garoto já acumula nove atuações no ano, sendo sete delas como titular nos últimos sete jogos do Santos.

JP Chermont também será desfalque em Belém

Com dores no tornozelo, o lateral-direito JP Chermont, que sonha em recolocar o Santos na elite do futebol nacional conquistando o título da Série B, também não viajou com a delegação santista a Belém.

De acordo com o apurado pela Trivela, Rodrigo Ferreira deve começar o confronto contra o Papão como titular.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo