Uma das maiores grifes do futebol mundial, Santos está de volta à Série A
A vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, nesta segunda-feira (11), garante o Peixe na elite de 2025
O episódio mais triste da rica história do Santos chegou ao fim. Após 36 rodadas de Série B, o Peixe está matematicamente garantido na elite do Campeonato Brasileiro.
A confirmação veio após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, nesta segunda-feira (11), com direito a um golaço de falta de Otero.
Dono de uma das maiores grifes do futebol mundial, o Alvinegro de Zito, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé, Pepe, Neymar e outras lendas do esporte, reacende o brilho do seu mítico uniforme branco, bicampeão do mundo e retorna ao seu lugar de direito.
Afinal, ver o clube responsável por transformar o Brasil no país do futebol – por meio de suas excursões na década de 60 – em qualquer divisão que não seja a primeira, não é e não pode ser interessante nem para os seus maiores rivais.
A grandeza e o charme que o escudo defendido pelo maior jogador de todos os tempos trazem para qualquer competição é imensurável.
Da mesma maneira, a sua ausência torna grandes campeonatos menos atrativos, competitivos e alegres – além da Série A, o Alvinegro não disputou a Copa do Brasil deste ano-, pois estamos falando do clube que está em vias de atingir a marca de 13 mil gols marcados desde a sua fundação – atualmente tem 12.987.
Retorno veio na contramão das suas raízes
A volta à elite não foi brilhante. Longe disso, aliás.
Deslocado da sua realidade e com o seu torcedor assustado em razão da pancada recebida em 2023, o Alvinegro fez uma Série B engessada.
Sob o comando do técnico Fábio Carille, a equipe adotou um futebol triste, feio e covarde.
Peculiaridades que vão na mais profunda contramão daquilo que está enraizado no imóvel da Rua Princesa Isabel, s/n, no bairro da Vila Belmiro.
Ainda assim, o peso da sua camisa e o amor da sua torcida, agora sob os cuidados divinos do Rei Pelé, reconduziram o clube ao principal objetivo da temporada.
Pesadelo vivido em 2024 não pode ser esquecido
A partir deste exato momento, é obrigação da atual diretoria santista tirar lições de tudo que aconteceu nos últimos anos – independentemente de quem estava no comando – e também dos diversos erros cometidos em 2024 para evitar que o pesadelo vivido nesta temporada volte a assombrar a instituição.
Seja num futuro próximo ou distante.
Últimas notícias do Santos:
O fato de ter devolvido o Santos à Série A do Brasileiro não dá direito a ninguém de achar que uma estrada pavimentada está construída para a chegada de novos e importantes títulos no Memorial das Conquistas.
O atual momento vivido pelo Peixe continua bem distante da nova realidade do futebol.
E só com muito trabalho, transparência, organização e seriedade o Santos conseguirá se recolocar em condições de igualdade aos seus semelhantes, que são e sempre serão os gigantes do Brasil e do continente.
Santos sobe com vitória tranquila sobre o Coritiba
Apresentando um futebol mais leve do que o demonstrado na maior parte da Série B, o Santos não teve dificuldades para superar o Coritiba.
Decidido a garantir o acesso matematicamente nesta segunda-feira, o Peixe iniciou o confronto com uma postura ofensiva e aproveitou o primeiro tempo para construir a quarta vitória consecutiva na competição.
O primeiro gol da noite foi marcado por Wendel Silva, aos 20 minutos, e o segundo, aos 41, por Otero, em uma linda cobrança de falta de longa distância.
Com o resultado parcial, o Alvinegro usou a segunda etapa para segurar a vitória, explorar os contra-ataques e comemorar o retorno à Série A do Brasileirão de 2025.
A partir de agora, os comandados de Fábio Carille se concentram na conquista do título, que, além de render a maior premiação entre os quatro times do G4, permitirá ao Santos entrar na terceira fase da próxima edição da Copa do Brasil.
O próximo compromisso do Peixe será disputado no domingo (17), às 16 horas (horário de Brasília), na Vila Viva Sorte, diante do CRB, possivelmente sob os olhares de Neymar.