Brasileirão Série B

Uma das maiores grifes do futebol mundial, Santos está de volta à Série A

A vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, nesta segunda-feira (11), garante o Peixe na elite de 2025

O episódio mais triste da rica história do Santos chegou ao fim. Após 36 rodadas de Série B, o Peixe está matematicamente garantido na elite do Campeonato Brasileiro.

A confirmação veio após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, nesta segunda-feira (11), com direito a um golaço de falta de Otero.

Dono de uma das maiores grifes do futebol mundial, o Alvinegro de Zito, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé, Pepe, Neymar e outras lendas do esporte, reacende o brilho do seu mítico uniforme branco, bicampeão do mundo e retorna ao seu lugar de direito.

Afinal, ver o clube responsável por transformar o Brasil no país do futebol – por meio de suas excursões na década de 60 – em qualquer divisão que não seja a primeira, não é e não pode ser interessante nem para os seus maiores rivais.

A grandeza e o charme que o escudo defendido pelo maior jogador de todos os tempos trazem para qualquer competição é imensurável.

Da mesma maneira, a sua ausência torna grandes campeonatos menos atrativos, competitivos e alegres – além da Série A, o Alvinegro não disputou a Copa do Brasil deste ano-, pois estamos falando do clube que está em vias de atingir a marca de 13 mil gols marcados desde a sua fundação – atualmente tem 12.987.

Retorno veio na contramão das suas raízes

A volta à elite não foi brilhante. Longe disso, aliás.

Deslocado da sua realidade e com o seu torcedor assustado em razão da pancada recebida em 2023, o Alvinegro fez uma Série B engessada.

Sob o comando do técnico Fábio Carille, a equipe adotou um futebol triste, feio e covarde.

Peculiaridades que vão na mais profunda contramão daquilo que está enraizado no imóvel da Rua Princesa Isabel, s/n, no bairro da Vila Belmiro.

Ainda assim, o peso da sua camisa e o amor da sua torcida, agora sob os cuidados divinos do Rei Pelé, reconduziram o clube ao principal objetivo da temporada.

Torcedor na porta da Vila Belmiro
Torcida do Santos espera que o clube se reencontre com as conquistas a partir deste acesso (Foto: Bruno Lima/Trivela)

Pesadelo vivido em 2024 não pode ser esquecido

A partir deste exato momento, é obrigação da atual diretoria santista tirar lições de tudo que aconteceu nos últimos anos – independentemente de quem estava no comando – e também dos diversos erros cometidos em 2024 para evitar que o pesadelo vivido nesta temporada volte a assombrar a instituição.

Seja num futuro próximo ou distante.

Últimas notícias do Santos:

O fato de ter devolvido o Santos à Série A do Brasileiro não dá direito a ninguém de achar que uma estrada pavimentada está construída para a chegada de novos e importantes títulos no Memorial das Conquistas.

O atual momento vivido pelo Peixe continua bem distante da nova realidade do futebol.

E só com muito trabalho, transparência, organização e seriedade o Santos conseguirá se recolocar em condições de igualdade aos seus semelhantes, que são e sempre serão os gigantes do Brasil e do continente.

Santos sobe com vitória tranquila sobre o Coritiba

Apresentando um futebol mais leve do que o demonstrado na maior parte da Série B, o Santos não teve dificuldades para superar o Coritiba.

Decidido a garantir o acesso matematicamente nesta segunda-feira, o Peixe iniciou o confronto com uma postura ofensiva e aproveitou o primeiro tempo para construir a quarta vitória consecutiva na competição.

O primeiro gol da noite foi marcado por Wendel Silva, aos 20 minutos, e o segundo, aos 41, por Otero, em uma linda cobrança de falta de longa distância.

Com o resultado parcial, o Alvinegro usou a segunda etapa para segurar a vitória, explorar os contra-ataques e comemorar o retorno à Série A do Brasileirão de 2025.

A partir de agora, os comandados de Fábio Carille se concentram na conquista do título, que, além de render a maior premiação entre os quatro times do G4, permitirá ao Santos entrar na terceira fase da próxima edição da Copa do Brasil.

O próximo compromisso do Peixe será disputado no domingo (17), às 16 horas (horário de Brasília), na Vila Viva Sorte, diante do CRB, possivelmente sob os olhares de Neymar.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo