Santos de Carille termina a Série B como o ‘pior’ campeão da história da competição
Peixe conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro junto com Mirassol, Sport e Ceará
Maior pesadelo da história do torcedor do Santos, a Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Apesar de ter alcançado os seus objetivos, o desempenho do Peixe na competição deixou muito a desejar.
Dono do título com 68 pontos conquistados em 38 rodadas, a equipe que teve o técnico Fábio Carille no comando em 37 partidas entrou para a história como o campeão com a menor pontuação da história, desde que a Série B passou a ser disputada por 20 times.
O Santos tinha a oportunidade de evitar a marca indesejada, mas foi derrotado pelo Sport neste domingo (24), pela última rodada do torneio. Antes, essa o “feito” pertencia ao Coritiba, que, em 2007, conquistou a Série B com 69 pontos.
Os ‘piores' campeões da história da Série B
- 2007 – Coritiba – 69 pontos – 21 vitórias – 6 empates – 11 derrotas
- 2024 – Santos – 68 pontos – 20 vitórias – 8 empates – 10 derrotas
Final de jogo. pic.twitter.com/1xH2ujOHUk
— Santos FC (@SantosFC) November 24, 2024
A título de comparação, a melhor campanha de um campeão da Série B foi realizada pelo Corinthians, em 2008.
À época, o time que tinha Mano Menezes como treinador ergueu o título com 85 pontos conquistados ao longo das 38 rodadas.
Desempenho pesou para a queda de Carille
Mesmo fazendo o Santos frequentar o G4 da Série B regularmente, Carille raramente teve paz com o torcedor do Peixe ao longo do campeonato.
O futebol engessado que, por vezes, fez o Alvinegro perder pontos importantes dentro de casa e ter imensas dificuldades contra adversários claramente inferiores, criaram uma forte rejeição da torcida para com o treinador.
Várias foram os jogos em que Carille foi vaiado e xingado antes, durante e após as partidas.
Esse conjunto de fatores, somado a algumas entrevistas desastrosas, pesaram para que a diretoria santista, logo após a conquista do título, demitisse o treinador.
Últimas notícias do Santos:
Santos segue de olho no mercado de técnicos
Com a decisão de colocar fim no trabalho de Carille, o Santos tem analisado o mercado de treinadores em busca de um substituto.
Até o momento, nomes como os dos portugueses Luís Castro e Pedro Caixinha, assim como o de Cuca, já foram especulados na Vila Belmiro.
Mas, por enquanto, nenhuma das especulações avançaram.
Resolver isso, agora com o elenco de férias, é a prioridade da direção pensando no planejamento para 2025.