Carille fora do Santos: a ‘pá de cal’ que deu fim à relação
Situação do treinador ficou insustentável após a derrota do Peixe para o CRB, por 2 a 0, neste domingo (17)
A segunda passagem do técnico Fábio Carille pelo Santos chegou ao fim. Na tarde desta segunda-feira (18), a diretoria conversou com o treinador e decidiu interromper o trabalho. A informação foi publicada inicialmente pelo Diário do Peixe e confirmada pela Trivela.
A situação de Carille ficou definitivamente insustentável após a derrota por 2 a 0 para o CRB, neste domingo (17), na Vila Viva Sorte, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e depois da entrevista coletiva em que comparou as pressões sofridas atualmente no Santos e, em 2011, no Corinthians.
À época, ele era auxiliar técnico de Tite e viu o arquirrival santista ser eliminado na fase preliminar da Copa Libertadores pelo Tolima, da Colômbia.
Em seu último compromisso na Série B diante do Sport, no próximo domingo (24), o Santos terá Leandro Zago, que comanda a equipe Sub-20 do Peixe, no banco de reservas.
O que Carille falou?
Questionado se via clima para permanecer no Santos após a ser duramente xingado e vaiado durante o recebimento da medalha de campeão da Série B, Carille respondeu:
— Tudo pode acontecer, já vi cada reviravolta. Pressão do Corinthians após a eliminação na Libertadores para o Tolima e a continuidade do Tite. Vocês não sabem o que é pressão, vocês não sabem. Que aconteça o melhor para o Santos em 2025 — falou o treinador.
Contrato de Carille com o Santos
O técnico Fábio Carille assinou contrato com o Santos com um ano de duração. O vínculo previa renovação automática e aumento salarial de 25% em caso de acesso à Série A.
Diante de uma demissão em 2024, o treinador teria direito a receber uma multa rescisória equivalente a seis salários mensais do profissional.
Como a continuidade ficou insustentável para ambas as partes, técnico e diretoria ajustam detalhes para um acordo financeiro.
Além de Carille, o auxiliar técnico Leandro da Silva, o preparador físico César Carvalho Mendes e o analista de desempenho Denis Faria Luup também deixam o clube.
Conforme revelado pela Trivela há pouco menos de dois meses, o acesso e o título da Série B renderam uma premiação de R$ 1,5 milhão ao treinador.
Desempenho de Carille no Santos
Contratado no início deste ano, Carille encerra essa segunda passagem pelo Santos com 53 jogos disputados, 30 vitórias conquistadas, 10 empates e 13 derrotas.
Ao todo, o Alvinegro, sob o seu comando, marcou 78 gols e sofreu 44.
Nas competições, o treinador levou o Peixe ao vice-campeonato Estadual, perdendo a final para o Palmeiras, e ao título da Série B, que recoloca o clube na elite do futebol nacional em 2025.