Série B: última rodada tem alta dose de emoção, acesso inédito e trauma renovado
Mirassol confirma vaga sem sustos enquanto Ceará conta com vacilo incrível do Novorizontino para confirmar retorno à elite
A 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro chegou com três vagas pelo acesso abertas e quatro times na disputa neste domingo (24) e cumpriu com toda emoção que prometia.
Com uma reta final de arrepiar, o Ceará abriu o placar contra o Guarani pouco antes dos 40 do segundo tempo. Com isso, a equipe cearense ia subindo e empurrava o Novorizontino para fora do G4. No entanto, o VAR anulou o gol por impedimento. Só que, ao mesmo tempo, o time paulista sofreu um gol do Goiás e novamente saiu da zona de acesso.
No fim, se confirmou vitória do Esmeraldino por 1 a 0, o Ceará agradeceu porque o empate o fez ultrapassar o Novorizontino nos critérios de desempate e confirmou o acesso para o Brasileirão 2025, frustrando o Tigre, que no ano passado também passou perto ao terminar na quinta posição a um ponto do quarto.
⬆️⬇️ Um resumo dos times que conquistaram o acesso e foram rebaixados nas Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro ?? pic.twitter.com/h7zvcfGgod
— Trivela (@trivela) November 24, 2024
O Mirassol era o outro time que lutava pelo acesso e venceu tranquilamente a Chapecoense, enquanto o Sport, que iniciou a rodada fora do G4, venceu o Santos para também subir e estar na elite no próximo ano.
Tabela final da Série B 2024:
- Santos — 68 pontos
- Mirassol — 67 pontos
- Sport — 66 pontos
- Ceará — 64 pontos
- Novorizontino — 64 pontos*
*com uma vitória a menos, 19 a 18
Mirassol 1 x 0 Chapecoense
Como um time que sabia de sua obrigação, o Mirassol começou com tudo contra a Chape. Abriu o placar cedo, aos 13 do primeiro tempo, com Iury Castillo aparecendo para concluir na área após cruzamento de Danielzinho e poderia ter terminado com mais, já que Dellatorre teve um gol anulado por impedimento.
Para os 45 minutos finais, o time paulista até que voltou com vontade, mas viu o adversário crescer aos poucos e a partida começou a virar um drama, já que um empate poderia deixar as coisas abertas a partir de outros resultados.
No fim, a apreensão virou festa dos mais de 11 mil torcedores no Maião, confirmando o primeiro acesso à Série A do Leão Caipira.
Goiás 1 x 0 Novorizontino
O Tigre do interior demorou para se encontrar na Serrinha. Após sofrer muito nos 45 minutos iniciais, com grandes defesas de Jordi, voltou melhor para etapa final e de forma inacreditável perdeu duas chances ainda com o 0 a 0 no placar.
Na primeira, Tadeu tirou em cima da linha o cabeceio de Neto Pessoa e o rebote não foi aproveitado. Depois, sozinho na área, o mesmo camisa 9 que cabeceou antes, completamente livre na pequena área, chutou para fora um cruzamento de Rodolfo.
E o “quem não faz, toma” se tornou realidade com o gol de Paulo Baya para o Goiás. Waguininho e Rafael Donato tentaram para o Novorizontino, Jordi até foi para a área, mas nada mudou a vitória do Esmeraldino.
Guarani 0 x 0 Ceará
Mesmo com o acesso, o torcedor do Vozão sofreu e muito pelo jogo no Brinco de Ouro. O time de Léo Condé começou mal, assustando apenas em bolas paradas, e quase tomando um golaço de falta de Heitor, que mandou cobrança passando rente a trave.
Ao fim da etapa inicial, o drama era a ausência no G4. Para a última parte, voltou pressionando e quase fez com Erick Pulga, Lucas Rian e Aylan até que Talisson marcou, impedido, aos 35.
Os gols na Ilha do Retiro doíam para o Ceará, que contou com o brilho de Baya em Goiânia para subir e voltar para elite do Brasil após duas temporadas longe.
Todos os resultados da última rodada do Brasileirão Série B 2024
- Coritiba 1 x 3 Botafogo-SP
- Avaí 2 x 1 Ponte Preta
- Ituano 0 x 1 Amazonas
- CRB 1 x 1 Operário-PR
- Paysandu 2 x 1 Vila Nova
- América-MG 3 x 0 Brusque
- Goiás 1 x 0 Novorizontino
- Guarani 0 x 0 Ceará
- Sport 2 x 0 Santos
- Mirassol 1 x 0 Chapecoense