Brasileirão Série B

Cadê o Nonato? Carille quer conversar para entender como atleta pode render no Santos

Comprado em janeiro deste ano, Nonato tem apenas sete partidas pelo Santos na atual temporada

Comprado pelo Santos no início da atual temporada, após passar o último semestre emprestado pelo Ludogorets, da Bulgária, o meio-campista Nonato anda um pouco esquecido pelo técnico Fábio Carille. Vinculado ao Peixe até dezembro de 2026, o jogador de 26 anos participou de apenas sete partidas no ano, sendo somente duas como titular. Todas pelo Campeonato Paulista. Apesar das poucas oportunidades, o treinador alvinegro não considera o atleta fora dos planos e quer encontrar uma solução para ele por meio de uma conversa visando a sequência da Série B.

Em 2024, Nonato esteve em campo por 299 minutos. Isso representa pouco mais do que três partidas inteiras na temporada. A sua última atuação com a camisa santista foi na vitória por 3 a 2 sobre a Inter de Limeira, no dia 9 de março, válida pela última rodada da fase de grupos do Estadual.

Quais foram as partidas de Nonato em 2024?

  • Água Santa 0x1 Santos – Estádio 1º de Maio
  • Santos 1×0 Corinthians – Vila Belmiro
  • Mirassol 2×2 Santos – Estádio Municipal José Maria Campos de Maia
  • São Paulo 0x1 Santos – MorumBIS
  • Santos 1×2 Novorizontino – Vila Belmiro
  • Red Bull Bragantino 1×0 Santos – Nabi Abi Chedi
  • Santos 3×2 Inter de Limeira – Vila Belmiro

Destes confrontos, as únicas vezes em que Nonato começou entre os titulares foram diante de Corinthians e Mirassol. Mas, em ambas, foi substituído.

O que Carille pensa sobre Nonato?

Com o seu meio-campo claramente definido por meio das presenças de João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano, Carille quer ter uma conversa com Nonato para entender exatamente como o jogador pode contribuir ao time.

— Os meus planos são simples nessa questão de avaliação do dia a dia. Em relação ao Nonato, dá pra ver que tem muita qualidade, que é diferente e que vai nos ajudar. Quero sentar novamente para entender como ele se sente melhor em campo. O mesmo vou fazer com o Patrick. Quero que cada um treine na sua verdadeira função para quando estiverem dentro de campo não tenham dúvida nenhuma — disse o treinador em entrevista coletiva na última quinta-feira (2), depois de confirmar que não trocaria o Peixe pelo Vasco.

Quem concorre por oportunidade com Nonato?

Além dos titulares João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano, Nonato terá que superar uma forte concorrência para receber oportunidades ao longo da Série B.

Entre as opções para a posição, Carille tem Tómas Rincón, um dos líderes do elenco, o recém-chegado Patrick, e os Meninos da Vila Sandry, que está recuperado de uma grave lesão no joelho, e Vinícius Balieiro.

Caso a intenção de Nonato seja atuar de maneira mais avançada, a disputa por vaga será com Cazares e Serginho, que Carille quer usar como meia de criação antes de pensar nele como atacante de lado de campo.

Qual o próximo jogo do Santos na Série B?

Provavelmente com Nonato no banco de reservas, o Santos tem como próximo adversário o Guarani, pela 3ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada às 21 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro, com portões fechados à torcida por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Santos e Guarani vivem realidades opostas nessa competição. Com duas vitórias nas duas primeiras rodadas da competição, o Peixe lidera o campeonato, enquanto o Bugre, com duas derrotas, é o penúltimo colocado na classificação.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo