Brasileirão Série B

Quem é o atacante belga ex-Leicester que fechou com o Amazonas

Josh Eppiah se formou na base do campeão da Premier League de 2016 e não joga há um ano

O mercado do futebol brasileiro tem se mostrado interessante a jogadores europeus e rendido algumas contratações “aleatórias”. A mais nova vem do norte do país: o Amazonas contratou um atacante belga!

Trata-se do atacante Josh Eppiah, nascido em Bruxelas e de origem nigeriana, anunciado nesta quinta-feira (25) como reforço da Onça Pintada para o restante da Série B do Campeonato Brasileiro.

— É a primeira vez que venho para o Brasil, é um país muito quente. Minhas expectativas são de poder vir aqui e ajudar a equipe o máximo que eu puder e, obviamente, me ajudar também, ter a chance de poder voltar a atuar e mostrar ao mundo aquilo que eu sei fazer. — celebrou o jogador.

O centroavante canhoto de 25 anos, que também pode atuar como ponta, tem uma trajetória interessante, com passagem até por campeão da Premier League.

Eppiah, o belga do Amazonas, se formou para o futebol no Leicester

Ainda garoto jogando em clubes locais em Bruxelas, se mudou para os Foxes com apenas 10 anos, em 2008, e permaneceu por lá mais de uma década.

Josh passou por toda a categoria de base do clube, inclusive na época que o time principal conquistou o título inglês na temporada 2015/16. Ele deve ter acompanhado todo o entorno desse momento histórico.

No período, foi convocado duas vezes para a seleção belga sub-21 durante as Eliminatórias para a Euro da categoria, mas não chegou a entrar em campo.

Segundo o Transfermarkt, Eppiah fez 43 jogos pelo time sub-21 do Leicester, quase todos pela Premier League 2, marcando cinco gols e distribuindo oito assistências.

A partir de 2020, sem espaço para subir ao time principal, passou a acumular empréstimos. No primeiro, de nove meses, voltou a sua terra natal para defender o Oud-Heverlee Leuven.

Foram 12 jogos no clube da primeira divisão belga e apenas um gol e uma assistência.

Entre o início de 2022 e o meio de 2023, atuou emprestado pelo Northampton Town, da quarta divisão inglesa, onde participou de cinco gols em 35 partidas no período.

Deixou o Leicester sem atuar pelo profissional em julho do ano passado e desde então ficou sem clube, até o acerto com o Amazonas.

As temporadas profissionais de Eppiah:

  • 2020/21 (OH Leuven): 12 jogos, 1 gol e 1 assistência
  • 2021/22 (Northampton): 16 jogos, 2 gols e 2 assistências
  • 2022/23 (Northampton): 19 jogos e 1 assistência

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Após dois acessos seguidos, Amazonas estaciona e luta para não cair na Série B

Fundado em 2019, o clube amazonense tem uma rápida história de ascensão.

Com ajuda do poder público nas receitas e na administração da Arena da Amazônia, ganhou o apoio do público local para acumular dois acessos consecutivos em 2022 e 2023.

Subindo na Série D como um dos quatro melhores, o Amazonas, além de outro acesso, venceu o primeiro título nacional no ano passado com a conquista da terceira divisão em cima do Brusque.

Também em 2023, levou pela primeira vez o Campeonato Amazonense.

Neste ano, porém, perdeu a final estadual para o Manaus e não tem feito boa Série B.

Após 17 rodadas, venceu só cinco, empatou seis e perdeu outras seis. É o 14º, apenas três pontos dos dois primeiros times dentro da zona de rebaixamento.

Já foram três técnicos diferentes na temporada, agora sob comando de Rafael Lacerda, que ganhou, além de Josh Eppiah, os reforços de Fabian Volpi, Tiago Cametá, Erick Varão, Jonny Uchuari, Robson Duarte, Johnny Robert e Luan Santos – este, retornando de empréstimo.

A Onça Pintada volta aos gramados apenas no outro sábado (3/8), quando recebe o Ituano, adversário direto na luta pela parte de baixo da tabela.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo