Brasil

Zubeldía aguarda ansioso por retorno que pode deixar o São Paulo ainda melhor

Wellington Rato avança em recuperação de lesão e está perto de voltar a jogar pelo São Paulo

Luis Zubeldía acaba de conduzir o São Paulo a uma classificação às oitavas de final da Libertadores como líder do Grupo B e desfruta de uma invencibilidade de nove jogos desde que assumiu o clube há pouco mais de um mês. Falando assim, parece até que não há como o momento do Tricolor ficar melhor… Mas o técnico está perto de receber um reforço com que ele conta (muito) para ampliar o leque de opções e o repertório de sua equipe.

Recuperado de uma lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo, Wellington Rato foi liberado pelo departamento médico e já participa dos treinos com bola ao lado dos companheiros no CT da Barra Funda. Conforme apurado pela Trivela, o meia-atacante ainda trabalha com algumas restrições de contato e atua como curinga nas atividades táticas em campo reduzido.

Sem entrar em campo há dois meses, o jogador ainda não ficará à disposição para a partida contra o Cruzeiro, neste domingo (2), às 18h30 (horário de Brasília), no MorumBIS, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Mas há expectativa de que Rato possa ficar ao menos no banco de reservas no duelo com o Internacional, na quinta-feira (13).

Zubeldía conta muito com Wellington Rato

Conforme apurado pela Trivela, Zubeldía conta muito com o retorno de Wellington Rato. Antes mesmo de assumir o clube, o treinador já havia estudado o elenco e identificou características importantes no meia-atacante.

Com ele, o técnico ganha um jogador para atuar pelo lado direito com o pé invertido. Assim, Rato pode tanto buscar a profundidade, quanto puxar para o meio e finalizar com o pé esquerdo — uma jogada que, aliás, os são-paulinos conhecem muito bem.

— Se tenho o Rato, o Rato é vertical. Ele vai puxar para o meio e também jogadas verticais — disse o treinador na entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Talleres.

Wellington Rato está prestes a voltar após dois meses em recuperação de lesão pelo São Paulo (Divulgação/Conmebol)

São Paulo se aproxima de esvaziar DM

Com o retorno de Wellington Rato, o São Paulo se aproxima de esvaziar de vez o seu departamento médico. Hoje, apenas dois jogadores estão em tratamento no clube e ainda não foram liberados para trabalhos de preparação física. Rafinha e Pablo Maia se recuperam de problemas mais graves e ainda levarão tempo para voltar a ficar à disposição.

O lateral-direito avança rumo à parte final da recuperação de uma fratura na fíbula da perna esquerda e precisará de ao menos mais um mês para voltar aos gramados.

O volante, por sua vez, passou por uma cirurgia para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda no início do mês de maio.

Pablo Maia precisará de pelo menos mais dois meses para ser liberado para trabalhos com a preparação física. A expectativa é de que ele fique à disposição no final de agosto ou início de maio.

A lesão de Rato

Wellington Rato sofreu uma lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo na derrota por 2 a 1 para o Talleres na estreia do São Paulo na Libertadores, em 4 de abril.

Além do meia-atacante, Lucas Moura e Rafinha deixaram o campo com problemas médicos na partida. Até agora, apenas o camisa 7 retornou aos gramados.

> Os próximos três jogos do São Paulo:

  • São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão — domingo, 2 de junho, às 18h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura);
  • Inter x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira, 13 de junho, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura);
  • Corinthians x São Paulo — Brasileirão — domingo, 16 de junho, às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (TV por assinatura).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo