Brasil

São Paulo traça plano para dupla de joias e blinda promessas de assédio da Europa

Atacantes do sub-20 Henrique e William Gomes já receberam sondagens de 9 milhões de euros

Entra ano, sai ano, e o São Paulo estipula a venda de atletas como pilar importante de suas receitas para a temporada. O clube depende das negociações de seus jogadores mais promissores para fechar as contas — e em 2024 não é diferente. Mas a diretoria também trabalha em paralelo para blindar dois garotos que integram o elenco de Luis Zubeldía do assédio de clubes da Europa.

O Tricolor tem um plano definido para William Gomes e Henrique e afasta o interesse de outras equipes na contratação dos dois atacantes do time sub-20. O clube já recebeu sondagens de até 9 milhões de euros pelos atletas. Mas fecha a porta para saídas neste momento.

A ideia é que os dois jogadores tenham tempo para evoluir e ganhar minutos dentro de campo, de olho em uma valorização antes de ser negociados. Exatamente como ocorreu, por exemplo, com Lucas Beraldo.

A avaliação interna é de que tanto William quanto Henrique têm potencial para entregar rendimento à equipe e também aumentar o valor de suas transferências. Os dois são muito elogiados por suas participações nos treinamentos.

— A gente teve sondagens, e posso citar valores de 7, 8 e 9 milhões de euros, para atletas como William (Gomes) e Henrique. Foram propostas muito semelhantes. A gente acha que precisamos tê-los e campo e vê-los jogando primeiro para entender o quanto eles podem ter de valorização. Os meninos encantam a todos no dia a dia e nos treinamentos, eles têm futuro brilhante.

—  Temos muita calma neste momento. Não estávamos como estávamos em 2021. No fim de 2022, em 2023 e agora agora, a situação financeira é muito melhor, então dá para ter um pouco mais de calma — Carlos Belmonte, diretor de futebol, ao canal de Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi

Quem são os garotos?

Henrique está na mira do Bayern

Henrique ainda não teve a chance de estrear na equipe principal do São Paulo. Mas não é de hoje que ele fura a fila nas categorias de base do clube. Ainda no ano passado, o garoto de 17 anos já saltava etapas para ser observado por Dorival Júnior no CT da Barra Funda.

Desde então, o jovem alterna partidas pelas equipes inferiores e treinamentos com o elenco principal. Em 2024, o atacante foi titular na disputa da Copa São Paulo.

O Bayern de Munique enviou olheiros para observar o atacante de perto e o monitora desde a metade do ano passado. A informação é de que outros grandes clubes do futebol europeu também têm o jovem em seu radar.

Por isso, O São Paulo estipulou multa rescisória de 50 milhões de euros na assinatura do primeiro contrato profissional do jovem.

William gomes furou fila com Dorival Júnior

William é outro jogador que furou a fila, mas a ponto de já ganhar minutos em campo desde o ano passado. William mostrou personalidade ao fazer a sua estreia pelo São Paulo na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, em partida atrasada da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ele foi tão bem, que iniciou 2024 já integrado ao elenco profissional — só depois, ele desceu para atuar na copinha. As chances minguaram com Thiago Carpini. Mas com a chegada de Zubeldía o garoto voltou a ganhar oportunidades. Já são cinco partidas na temporada.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo