Brasil

Como Zubeldía ajudou São Paulo a destravar negócio e avançar por renovação com Welington

Após ter duas propostas recusadas, clube consegue se aproximar de acerto com o estafe do lateral-esquerdo

O São Paulo tentou uma vez. Depois tentou de novo, mas não obteve sucesso. Welington recusou as duas primeiras propostas apresentadas pelo clube para renovar seu contrato, prestes a acabar no final da temporada. A negociação estagnou e parecia destinada a um desfecho negativo… Até a chegada do técnico Luis Zubeldía mudar o rumo das conversas e fazer as tratativas enfim avançarem.

O argentino se encantou com o futebol do lateral-esquerdo de imediato, logo nos primeiros dias de trabalho no CT da Barra Funda, e resolveu interceder na negociação. O treinador teve conversas com o jogador e também com a diretoria para expressar a sua admiração por Welington.

Zubeldía afirmou que o jovem é um atleta com características raras para a posição e convenceu os dirigentes a subirem os valores oferecidos ao estafe. Por outro lado, o técnico também ressaltou para o lateral o quão importante seria para a sua carreira ganhar uma valorização dentro do São Paulo. As palavras ajudaram — e muito.

Conforme apurado pela Trivela, o Tricolor conseguiu destravar as tratativas e agora avança rumo a um acerto para a renovação contratual. A negociação ainda não está fechada, mas agora há otimismo com um desfecho positivo. Uma fonte consultada pela reportagem que antes havia dito que a saída estava próxima, inclusive, mudou o discurso e afirma que as coisas parecem caminhar na direção da renovação.

“Não há muitos laterais das características do Welington nem aqui, nem no exterior. Mas eu não sou Welington. Eu posso sugerir que fique, posso sugerir que o São Paulo é uma das equipes mais importantes do mundo, mas no final não posso me colocar no bolso do jogador. A parte econômica quem pode dizer é o jogador. Eu conversei já com a diretoria e como jogador. Tomara que cheguem a um acordo”. (Luis Zubeldía)

São Paulo prioriza renovação

A renovação com Welington é tratada como prioridade pela diretoria desde a saída de Caio Paulista para o Palmeiras, no início do ano. O jogador virou titular absoluto da equipe, a ponto de ser utilizado em 16 dos 18 jogos sob o comando do antigo treinador, Thiago Carpini.

Não à toa, as dificuldades para acertar a renovação geravam — e ainda geram — preocupação à diretoria, especialmente após Inter e Corinthians manifestarem interesse na contratação do lateral-esquerdo. Por isso, o São Paulo intensificou a busca por um novo lateral-esquerdo no mercado e fez uma investida por Alex Sandro, da Juventus.

Mas hoje, o cenário é de mais tranquilidade. Além do avanço nas negociações, Zubeldía passou a dar oportunidades ao garoto Patryck na lateral esquerda e reduziu a dependência de Welington no São Paulo.

> As negociações entre São Paulo e Welington:

  • São Paulo tenta a renovação contratual desde o início do ano;
  • clube apresentou duas propostas, ambas recusadas pelo estafe do atleta;
  • negócio travou, e a saída parecia o desfecho mais provável;
  • Inter e Corinthians chegaram a manifestar interesse pelo atleta;
  • chegada de Luis Zubeldía, porém, mudou o cenário;
  • técnico teve conversas com Welington e com a diretoria;
  • desde então, as negociações têm avançado
  • Alex Sandro deixará a Juventus no fim desta temporada e está na mira do São Paulo (Icon Sport)

Welington quase deixou o São Paulo em 2023

Muito antes do imbróglio atual sobre a sua renovação, Welington quase deixou o São Paulo na metade do ano passado. Quase, mesmo. O jogador estava prestes a ser negociado pelo clube com o CSKA, da Rússia. O negócio estava acertado e restava apenas a troca de documentação para concluir a tratativa.

Mas a negociação caiu literalmente nos últimos instantes por não haver tempo hábil para concluir os trâmites necessários para a transferência internacional e garantir a inscrição na Rússia antes do fechamento da janela. O lateral ficou, mas ainda segue com cartaz na Europa.

> Os próximos três jogos do São Paulo:

  • São Paulo x Talleres — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Paramount + (Streaming);
  • São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão — domingo, 2 de junho, às 18h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura).
  • Inter x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira, 13 de junho, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo