Titular tem permanência cada vez mais distante no São Paulo
Welington é o jogador que mais atuou pelo São Paulo em 2024, mas sua renovação é conduzida com pessimismo pelo clube

Thiago Carpini usou 13 escalações diferentes em 13 jogos pelo São Paulo até agora. Mas mesmo com tantas mudanças a cada partida, sempre é possível ter uma certeza quase absoluta quando os 11 iniciais são divulgados: Welington estará entre os titulares. O lateral-esquerdo é disparado o jogador que mais soma minutos em campo pelo Tricolor em 2024.
Após a saída de Caio Paulista para o Palmeiras, Welington simplesmente virou dono absoluto da posição. O lateral iniciou como titular em 12 dos 13 jogos da temporada. Atuou em todas – até quando não começou jogando, entrou no decorrer da partida. Ele soma um total de 1075 minutos em campo. O segundo colocado e minutagem é Rafael, com 970 minutos (confira o ranking abaixo).
Todos esses números apenas comprovam como hoje Welington sequer tem sombra em sua posição. E mostram também o tamanho do problema que o São Paulo tem ao não conseguir um acerto na renovação de contrato com o jogador. Hoje, o futuro do lateral-esquerdo é incerto e parece cada vez mais distante do MorumBIS.
> Os jogadores mais utilizados por Carpini:*
- Welington – 13 jogos – 1075 minutos
- Rafael – 11 jogos – 990 minutos
- Calleri – 11 jogos – 930 minutos
- Pablo Maia – 11 jogos – 908 minutos
- Alisson – 12 jogos – 879 minutos
- Arboleda – 9 jogos – 795 minutos
- Luciano – 13 jogos – 766 minutos
- Diego Costa – 10 jogos – 733 minutos
- Ferreira – 13 jogos – 605 minutos
- Ferraresi – 6 jogos – 510 minutos
*Em ordem por minutos em campo, sem contar os acréscimos
⏳ Decisão cada vez mais próxima!
?️ Garanta seu ingresso para o duelo com o Novorizontino, no MorumBIS, pelas quartas de final do @Paulistao > https://t.co/9H3EP1ZRNA#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/XbllvsOIIs
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 14, 2024
Lateral esquerda vira grande problema do São Paulo
As conversas para a renovação de contrato do jogador estão estagnadas. O São Paulo já fez duas propostas ao estafe do atleta e ambas foram recusadas até o momento. Hoje, as duas partes estão bem distantes de um acerto para renovar o vínculo, válido apenas até o final desta temporada. Uma mesma fonte consultada pela Trivela que antes havia dito que o negócio deveria avançar, não adota o mesmo tom e chega a cogitar uma saída precoce do lateral. Welington já recebeu contatos de outras equipes sinalizando interesse em sua contratação tanto do Brasil, quando do futebol europeu.
A lateral esquerda virou problema para o São Paulo com a saída inesperada de Caio Paulista. O plano do clube era negociar Welington e ter Caio e Patryck como opções da posição. Tudo ruiu a partir do chapéu recebido do arquirrival e agora ganha contornos dramáticos.

Mesmo após a saída de Caio, a diretoria tratava a posição como bem suprida no início do ano. A avaliação era de que Patryck poderia dar conta do recado como alternativa a Welington. A realidade mostrou que não é bem assim. O garoto atuou apenas duas vezes no ano, com apenas 75 minutos em campo. Prova disso é que Thiago Carpini já pediu a contratação de um lateral-esquerdo em mais de uma oportunidade em suas entrevistas coletivas. Inclusive, o técnico admitiu que precisava de um atleta para a função já em sua apresentação.
O grande problema é que o São Paulo enfrenta dificuldades no mercado para resolver esta carência. Um dos nomes no radar é o de Marlon, do Cruzeiro. Mas a pedida da Raposa é alta, na casa dos 3 milhões de euros, e o lateral, inclusive, já negocia a renovação contratual com o clube mineiro.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Welington quase deixou o São Paulo em 2023
O curioso de tudo isso é que Welington quase deixou o São Paulo na metade do ano passado. Quase, mesmo. O jogador estava prestes a ser negociado pelo clube com o CSKA, da Rússia. O negócio estava acertado e restava a penas a troca de documentação para concluir a tratativa. Mas a negociação caiu literalmente nos últimos instantes por não haver tempo hábil para concluir os trâmites necessários para a transferência internacional e garantir a inscrição na Rússia antes do fechamento da janela. O lateral-esquerdo ficou. Mas ele segue com (muito) cartaz na Europa.