São Paulo dá valorização que Arboleda merece e encaminha acerto para renovação; agora, só falta Welington
São Paulo pretende assinar renovações com Arboleda e Diego Costa até o fim desta semana

A vitória histórica por 2 a 1 sobre o Corinthians, na última terça-feira (31) que encerrou o tabu de nunca ter vencido na Neo Química Arena serviu também para consolidar Arboleda e Diego Costa como a dupla de zaga titular no São Paulo de Thiago Carpini. Uma parceria que deve seguir nos próximos compromissos da temporada e também nos anos que estão por vir.
Isso, porque o Tricolor tem acordos encaminhados para renovar os contratos dos dois zagueiros. Conforme apuração da Trivela, a assinaturas das renovações devem ocorrer nos próximos dias. Os vínculos atuais da dupla de defensores vão apenas até o final do ano.
Os dois jogadores receberão valorização salarial. Os acordos, porém, foram acertados em termos diferentes. Arboleda assinará novo vínculo por mais dois anos, até o final de 2026. Diego Costa, por sua vez, firmará contrato por mais quatro temporadas, até o final de 2028.
– (As renovações estão) Caminhando muito bem, Arboleda está na fase final. Estou muito confiante. Welington também, são várias propostas. Estou otimista com o Arboleda e com o Welington também, as conversas continuam. Mas sempre com muita tranquilidade, responsabilidade financeira e nosso limite orçamentário. Assim como outros profissional como Lucas, Alisson, Rato, vai acontecer com o Diego, Arboleda e, esperamos, com o Welington também – afirmou o presidente Julio Casares após a vitória no clássico em Itaquera.
Negociação foi difícil, mas Arboleda terá valorização que merece
O São Paulo se permite comemorar o acerto encaminhado com Arboleda pela complexidade que envolveu a negociação. O clube teve a sua primeira oferta recusada pelo estafe do atleta, e seu empresário, Pepe Chamorro, teve de vir ao Brasil para conseguir avançar nas conversas. Enquanto isso, o Al-Nassr, clube de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, apareceu como interessado na contratação de Arboleda – um movimento que causou certa estranheza nos bastidores do Tricolor, justamente por surgir em meio às tratativas.
Mas tudo isso foi superado. Aos 32 anos e com sete anos de casa, Arboleda pretendia uma valorização à altura de seu status no clube, até por ser também um dos últimos contratos que fará como protagonista na carreira. O equatoriano é o jogador mais longevo do elenco, titular absoluto e grande pilar do sistema defensivo (especialmente após a saída de Lucas Beraldo). Além disso, acaba de ser campeão da Copa do Brasil. Um combo que fez o São Paulo abrir o bolso para definir a renovação.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Diego Costa assinará contrato para o futuro
A negociação com Diego Costa sempre foi considerada a mais simples. O zagueiro, inclusive, já tinha encaminhado um acerto para renovar o seu contrato com o clube até o final de 2028 na última semana. Inicialmente, o defensor recusou a primeira proposta apresentada pelo São Paulo, mas a contraproposta chegou aos patamares pretendidos pelo atleta. Ele receberá uma valorização salarial para seguir no clube.
O acerto alinhado é uma excelente notícia para quem inicia a temporada como provável titular da zaga ao lado de Arboleda. Após a saída de Lucas Beraldo para o PSG naquela que é a maior venda de um zagueiro na história do futebol brasileiro, Diego Costa deve assumir o posto e fazer parceria com o equatoriano em 2024.
Meu zagueiro é MAJESTOSO! ?
Diego Costa nunca perdeu para o Corinthians:
9️⃣ jogos
7️⃣ vitórias
2️⃣ empates#MadeInCotia#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/pJm258seWv— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 31, 2024
Agora falta renovar com Welington
Apesar do discurso otimista de Julio Casares na Neo Química Arena, o São Paulo tem pela frente uma negociação mais complexa para renovar o contrato com Welington. A situação é a que mais preocupa (ou ao menos deveria preocupar) o Tricolor. O clube apresentou uma primeira proposta de renovação ao lateral-esquerdo na semana passada, mas com valores e formatos de pagamento bem abaixo do esperado pelo jogador. Especialmente após o desfecho negativo na negociação com o CSKA Moscou, da Rússia, no ano passado. A equipe do Leste Europeu havia oferecido salário digno de “resolver a vida” do atleta – os números apresentados pelo São Paulo estão bem distantes disso.
Enquanto a situação não se resolve, o otimismo sobre o acerto diminui. Uma mesma fonte consultada pela Trivela que antes havia dito que o negócio deveria avançar, não adota o mesmo tom e chega a cogitar uma saída precoce do jogador. Welington já recebeu contatos de outras equipes sinalizando interesse em sua contratação tanto do Brasil, quando do futebol europeu. A expectativa do clube é chegar a um acordo nos próximos dias.