Brasil

Antes de pensar em contratar, São Paulo precisa resolver renovações de Arboleda e mais dois jogadores

Arboleda e Welington tem negociações travadas para renovação, enquanto Diego Costa se aproxima de acerto

O São Paulo busca três reforços para fechar o elenco de Thiago Carpini neste início de temporada. Um zagueiro canhoto, um lateral-esquerdo e um centroavante para suprir as carências do grupo. Mas muito antes de olhar o mercado e fazer investidas por novos jogadores, a diretoria precisa resolver três renovações de contrato que ainda estão pendentes. E com certa urgência: são três titulares que podem até deixar o clube de graça, caso as situações não sejam resolvidas em breve.

Falamos dos zagueiros Arboleda e Diego Costa e do lateral-esquerdo Welington. Os três têm vínculo com o São Paulo apenas até 31 de dezembro de 2024. Caso o Tricolor não chegue a um acordo para as prorrogações contratuais, eles já podem assinar um pré-contrato com outros clubes a partir de 1º de julho.

A diretoria são-paulina já abriu as negociações com o trio há alguns dias e apresentou as primeiras propostas com valorizações salariais e luvas aos três jogadores. Cada um vive uma situação negocial diferente, mas o otimismo impera nos bastidores do clube para resolver as renovações.

 

Welington é o caso mais “travado”

A situação de Welington é a que mais preocupa (ou ao menos deveria preocupar) o São Paulo. O clube apresentou uma primeira proposta de renovação ao lateral-esquerdo na semana passada, mas com valores e formatos de pagamento bem abaixo do esperado pelo jogador. Especialmente após o desfecho negativo na negociação com o CSKA Moscou, da Rússia, no ano passado. A equipe do Leste Europeu havia oferecido salário digno de “resolver a vida” do atleta – os números apresentados pelo São Paulo estão bem distantes disso.

Enquanto a situação não se resolve, o otimismo sobre o acerto diminui. Uma mesma fonte consultada pela Trievla que antes havia dito que o negócio deveria avançar, não adota o mesmo tom e chega a cogitar uma saída precoce do jogador. Welington já recebeu contatos de outras equipes sinalizando interesse em sua contratação tanto do Brasil, quando do futebol europeu. A expectativa do clube é chegar a um acordo nos próximos dias.

Welington recusou a primeira proposta de renovação apresentada pelo São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Na mira de clube de CR7, Arboleda recusou primeira proposta

Arboleda e São Paulo ainda conversam para chegar a um denominador comum no que é, até agora, uma complicada negociação de renovação de contrato. O empresário do jogador, Pepe Chamorro, já veio ao Brasil justamente para tentar resolver a pendência, mas as duas partes ainda não encontraram uma solução.

O agente desembarcou no país logo após a recusa à primeira proposta apresentada pelo São Paulo para a renovação do contrato até o fim de 2026, no início do mês. A negativa já era esperada pelo clube pelo histórico de negociações com o atleta. Agora, as partes tentam chegar a um denominador comum. Com um concorrente no horizonte.

O Al-Nassr, clube de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, tem interesse na contratação de Arboleda. O clube saudita monitora a situação do equatoriano e cogita fazer uma investida para tentar sua contratação. Mas isso não preocupa de forma alguma a diretoria são-paulina em meio à indefinição nas conversas com os representantes do jogador no Brasil.

Conforme apurado pela Trivela, o São Paulo não recebeu contato algum do clube saudita sobre Arboleda. Nos bastidores, dirigentes chegam a ironizar a notícia do interesse do Al-Nassr justo em um momento de negociação com os agentes de Arboleda para a renovação de contrato. Toda esta situação não tira a calma da diretoria são-paulina para concluir as negociações. O Tricolor trabalha com tranquilidade e confiança para resolver a prorrogação do vínculo, que vai apenas até o final do ano.

Diego Costa tem renovação encaminhada

Diego Costa vibra com gol marcado na vitória sobre o Santo André (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Dos três, Diego Costa é quem tem a negociação mais avançada e que traz tranquilidade neste momento. O zagueiro, inclusive, já encaminhou um acerto para renovar o seu contrato com o clube até o final de 2028. Inicialmente, o defensor recusou a primeira proposta apresentada pelo São Paulo, mas a contraproposta chegou aos patamares pretendidos pelo atleta. Ele receberá uma valorização salarial para seguir no clube.

O acerto alinhado é uma excelente notícia para quem inicia a temporada como provável titular da zaga ao lado de Arboleda. Após a saída de Lucas Beraldo para o PSG naquela que é a maior venda de um zagueiro na história do futebol brasileiro, Diego Costa deve assumir o posto e fazer parceria com o equatoriano em 2024.

Ele, inclusive, foi titular nos dois jogos até agora. Na estreia, Diego marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre o Santo André, no MorumBIS. Depois, na última terça-feira (23), ele atuou como lateral-direito no empate em 1 a 1 com o Mirassol.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo