Fim dos duelos de titãs? Cristiano Ronaldo fica fora de amistoso contra equipe de Messi
Com problemas musculares, Cristiano Ronaldo não vai participar de amistoso entre Al-Nassr e Inter Miami; possível último jogo contra Lionel Messi pode não acontecer

O estadunidense Inter Miami tem tentado aproveitar ao máximo a repentina fama mundial com as chegadas dos renomados Jordi Alba, Sergio Busquets, Luis Suárez e, claro, Lionel Messi. Enquanto a nova temporada da Major League Soccer não começa, a equipe da Flórida faz uma turnê de preparação digna de astros da música, viajando mais de 37 mil km em 20 dias para realizar seis amistoso. O mais esperado deles é nesta quinta-feira diante do Al-Nassr, equipe de Cristiano Ronaldo, em Riade. Acontece que o craque português se recupera de uma lesão e ficará de fora do confronto.
Quem confirmou a ausência foi o técnico Luís Castro, ex-Botafogo, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (31). O treinador informou que o atacante está em fase final do tratamento e por isso será preservado, tendo em vista que a temporada do time saudita será retomada no dia 14 de fevereiro, após o término da Copa da Ásia, em duelo contra o compatriota Al-Fayha pelas oitavas de final da Champions League Asiática.
— Cristiano Ronaldo está na parte final da sua recuperação para integrar o grupo. Veremos nos próximos dias se pode começar o trabalho com o time. Estará ausente do jogo — afirmou o Luís Castro.
Al Nassr manager Luís Castro has confirmed that Cristiano Ronaldo will not feature in their highly-anticipated match against Inter Miami, due to injury ?
The Ronaldo vs Messi ‘last dance’ is off ?? pic.twitter.com/YGYXfVzeqS
— SPORTbible (@sportbible) January 31, 2024
Há pouco mais de uma semana, Cristiano Ronaldo relatou estar com problemas musculares após o cancelamento de dois amistosos de intertemporada do Al-Nassr na China. O clube anunciou no dia 23, um dia depois de desembarcar no país, que não enfrentaria mais o Shanghai Shenhua e o Zhejiang por “razões além do controle do clube”. O astro português fez um comunicado à imprensa chinesa lamentado o “problema que é parte do futebol” e garantiu que retornará no futuro. Os ingressos para ambas as partidas estavam esgotados e os torcedores serão ressarcidos.
O Inter Miami, por outro lado, já realizou três amistosos em 2024, mas ainda não conseguiu fazer seu quarteto que fez sucesso pelo Barcelona há anos atrás brilhar. Depois de empatar sem gols com El Salvador, a equipe comandada por Tata Martino foi derrotada pelo Dallas por 1 a 0 e pelo Al-Hilal, líder isolado do Campeonato Saudita, por 4 a 3. Após enfrentar o Al-Nassr, ainda terá pela frente o japonês Vissel Kobe na próxima quarta-feira (7) e o argentino Newell's Old Boys, clube de infância de Messi, no dia 15 de fevereiro.
Fim do duelos entre CR7 e Messi?
A ausência de Cristiano Ronaldo no amistoso desta quinta-feira foi muita lamentada por fãs de futebol ao redor do mundo. Afinal, seria mais um duelo entre ele e Lionel Messi, que protagonizaram uma gigantesca rivalidade nos últimos anos ao empilharem troféus coletivos por Real Madrid e Barcelona ou individuais, além de muitas artilharias. Com os dois craques no fim de suas carreiras, fica a dúvida se eles se enfrentarão novamente — por mais que já seja quase unanimidade que uma partida oficial e valendo alguma coisa de verdade com os dois no gramado não acontecerá mais.
O último encontro entre Messi e Cristiano Ronaldo em um campo de futebol foi em janeiro de 2023, também em um amistoso. Na ocasião, o argentino ainda estava no Paris Saint-Germain junto de Kylian Mbappé e Neymar, enquanto o português havia acabado de chegar ao Al-Nassr. Mesmo em Riade, o clube francês provou sua superioridade e venceu por 5 a 4, com gols de Marquinhos, Sergio Ramos, Mbappé, Hugo Ekitiké e, claro, Messi. Pelo lado do combinado saudita, Jang Soo, Anderson Talisca e Cristiano, duas vezes, balançaram as redes.
Considerando apenas jogos oficiais, Messi e Cristiano Ronaldo se enfrentaram 36 vezes na carreira. O camisa 10 do Inter Miami leva vantagem: são 16 vitórias, nove empates e 11 triunfos do número 7 do Al-Nassr. O argentino também leva a melhor em gols marcados, mas por muito pouco: 22 contra 21. O último dos embates que realmente teve algo em disputa foi pela fase de grupos da Champions League 2020/21, quando a Juventus bateu o Barcelona por 3 a 0 em pleno Camp Nou. Na ocasião, o português marcou duas vezes de pênalti.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
As críticas de CR7 aos recentes prêmios de Messi
Além da quebra de expectativa do reencontro dos craques, a ausência de Cristiano Ronaldo no amistoso entre Al-Nassr e Inter Miami também deixa no ar qual seriam as reações de ambos ao se cumprimentarem. Afinal de contas, o atacante português criticou e até ironizou os recentes prêmios individuais recebidos por Lionel Messi.
Primeiro, em outubro do ano passado, Cristiano comentou com emojis de risada em uma publicação do jornal espanhol As que analisava a oitava Bola de Ouro, da revista France Football, entregue ao camisa 10 da seleção argentina. Já neste mês, ele questionou a credibilidade do The Best, prêmio da Fifa entregue ao eleito melhor do jogador do mundo que também parou nas mãos de Messi, mesmo com o período levado em consideração na premiação sendo após a Copa do Mundo de 2022.
— Acho que, de certa forma, esses prêmios estão perdendo a credibilidade. Você tem que analisar toda a temporada. Não quero dizer que Messi não merecia, nem Haaland ou mesmo Mbappé. Só não acredito mais nesses prêmios. São fatos, são números e os números não mentem — disse Cristiano Ronaldo ao jornal português Record.
— Se você voltar e ver o que aconteceu no Manchester United e na seleção (de Portugal), as pessoas realmente me consideram acabado. Mas a verdade é que me concentrei e tive um ótimo período no Al-Nassr, marcando 54 gols — completou.
Em entrevista exclusiva a Record, o craque português mostrou-se “muito feliz” pelos troféus conquistados nos Globe Soccer Awards https://t.co/rOZtglNkoD pic.twitter.com/eGL9KSGu7a
— Record (@Record_Portugal) January 21, 2024
Cristiano Ronaldo venceu a Bola de Ouro em cinco ocasiões, além de ter recebido o prêmio de melhor do mundo da Fifa em três. Lionel Messi, por sua vez, tem oito dos troféus da revista France Football e quatro da principal entidade do futebol mundial.