Brasil

São Paulo abre conversas com Alex Sandro para resolver carência na lateral esquerda

Diretoria tricolor faz primeiros contatos com lateral-esquerdo que está de saída da Juventus

O São Paulo tenta a contratação de um lateral-esquerdo desde o início do ano. Uma busca (até agora) infrutífera e que leva a diretoria a pensar alto para reforçar o elenco com a reabertura da janela de transferências. O clube tem interesse e abriu conversas para negociar a chegada de Alex Sandro. O brasileiro tem contrato com a Juventus apenas até o final da temporada europeia e não terá seu vínculo renovado pela Vecchia Signora.

Conforme apurado pela Trivela, a diretoria são-paulina fez apenas um contato inicial com o estafe do atleta, ainda sem apresentar qualquer proposta oficial ao jogador. A intenção do Tricolor foi entender quais são os planos de Alex Sandro para a carreira, assim como as condições para um eventual negócio.

De saída da Juventus, o brasileiro está livre no mercado para negociar o próximo passo da carreira. O desejo inicial do lateral é permanecer na Europa, onde reside desde 2011, quando deixou o Santos para defender o Porto. Mas a sua decisão também passará pelo projeto que o São Paulo — e qualquer outra equipe, diga-se — apresentar.

A Trivela ouviu que a iminente saída de James Rodríguez pode ajudar o Tricolor em uma investida por Alex Sandro. Como o colombiano está disposto a abrir mão do restante que tem a receber de seu contrato, o São Paulo abre espaço em sua folha salarial para arcar com os vencimentos do lateral-esquerdo. Isso, mesmo que o clube deva 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 11 milhões) ao meia em luvas e outras cláusulas contratuais.

Lateral esquerda é prioridade no São Paulo

A contratação de um novo lateral-esquerdo é prioridade do São Paulo desde a saída de Caio Paulista para o Palmeiras. Tanto que o ex-técnico Thiago Carpini admitiu publicamente a necessidade de buscar mais um atleta da posição em mais de uma oportunidade. À época, Welington passou a ser titular e atuou em praticamente todos os jogos, enquanto o ex-treinador entendia que o reserva Patryck não estava pronto para ganhar minutos em campo.

A situação mudou com Zubeldía. O garoto passou a receber oportunidades e até mesmo uma defesa pública do argentino. Mas o São Paulo segue em busca de um novo lateral também por conta da situação contratual de Welington. O atual titular tem contrato apenas até o final do ano, e as negociações para a renovação estão emperradas. O jogador já recusou duas ofertas do clube e está na mira de outras equipes do exterior e até mesmo do Brasil — casos de Corinthians e Inter.

Welington ainda não acertou renovação com o São Paulo (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Por que Alex Sandro deixará a Juventus?

Na última temporada, a Juventus se viu obrigada a prorrogar o contrato de Alex Sandro com um bônus salarial após ele ter atingido a meta que garantia uma renovação contratual automática. O lateral-esquerdo era uma opção frequente do técnico Massimiliano Allegri, demitido do clube nos últimos dias. A saída do treinador selou praticamente a decisão do clube de não renovar o vínculo uma vez mais. Até porque hoje, o brasileiro é reserva na equipe.

Alex Sandro fará sua despedida da Juve no próximo domingo (26), na partida contra o Monza, pela última rodada da Série A do Campeonato Italiano. O duelo é especial não apenas por marcar seu adeus ao clube. O brasileiro chegará a 327 jogos pela Juventus e igualará o tcheco Pavel Nedved como estrangeiro com mais jogos pela Vecchia Signora.

Revelado pelo Athletico Paranaense, Alex Sandro se destacou no Santos, e foi vendido ao Porto já em 2011. Porém, foi na Juventus, a partir de 2015, que ele se transformou em um jogador seguro e nome constante na Seleção Brasileira. Mais experiente, o lateral-esquerdo pode ser uma opção para clubes brasileiros, mas também para clubes médios da Europa ou até de países como Arábia Saudita ou EUA.

Os próximos três jogos do São Paulo:

  • São Paulo x Águia de Marabá — Copa do Brasil — quinta-feira, 23 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Amazon Prime (Streaming);
  • São Paulo x Talleres — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Paramount + (Streaming);
  • Corinthians x São Paulo — Brasileirão — domingo, 2 de junho, às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (TV por assinatura).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.
Botão Voltar ao topo