Rodrigo Nestor avança em recuperação e deve virar reforço do São Paulo ainda no Campeonato Paulista
Em fase final de recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo, Nestor deve iniciar transição na próxima semana

Rodrigo Nestor abriu mão de parte de suas férias para acelerar o tratamento da lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo e da desinserção do menisco, dois problemas sofridos durante um treinamento em novembro, e ele colherá os frutos por seu comprometimento. O São Paulo tem expectativa de que o meia volte a ficar à disposição ainda durante a disputa do Campeonato Paulista.
Atualmente, Nestor trabalha sob cuidados do departamento médico do São Paulo. O meia cumpre rotina de exercícios de fisioterapia e inclusive já apareceu no gramado para os primeiros trabalhos com bola e de corridas em maior intensidade. Ele deve iniciar a transição física para atividades com mais contato físico e menos restrições na próxima semana.
A previsão de recuperação para a lesão de Nestor era de quatro meses. Como o meia passou por cirurgia ainda em novembro, há tempo hábil até para que ele retorne ainda antes aos gramados e comece a readquirir ritmo de jogo durante o estadual. O clube trata o retorno do jogador com cautela e evita dar um prazo para que ele volte a atuar. Mas o plano inicial era que ele estivesse à disposição já para a disputa da Libertadores – a volta deve ocorrer ainda antes.
A expectativa pelo retorno de Nestor é tamanha, que o São Paulo decidiu não tirá-lo da lista de inscritos no Paulistão, mesmo após o “fico” de James Rodríguez. O colombiano terá de esperar que o clube avance para a fase de mata-matas para ser inscrito na competição.
Nestor treinando forte nos tiros no gramado
Recuperação avançada dentro do que estava planejado pic.twitter.com/a2cSCXecIR
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) January 26, 2024
Como foi a lesão de Nestor
Nestor machucou o joelho esquerdo durante um treino às vésperas da vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, em 8 de novembro. Três dias antes, no domingo (5), o volante sofreu uma entorse no local. Mais tarde, um exame médico confirmou a lesão no ligamento medial colateral do joelho esquerdo, além de uma desinserção do menisco. Ele passou por cirurgia no local no dia 8 de novembro e logo iniciou a recuperação nas dependências do clube.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Lesão foi ponto baixo de temporada em que Nestor virou herói
A lesão no joelho veio justamente na reta final de uma temporada em que Nestor se eternizou na história do São Paulo. Antes alvo de críticas e até de ameaças por parte da torcida, o meia soterrou tudo isso ao marcar o gol do título inédito da Copa do Brasil para o São Paulo, no empate em 1 a 1 com o Flamengo, no Morumbi, em um domingo, 24 de setembro eterno para os são-paulinos. Virou o herói da conquista também por ter dado assistência para Calleri marcar o gol da vitória por 1 a 0 no duelo de ida, no Maracanã.
– A história era para ele. Que ele merece mais do que qualquer pessoa fazer o gol. Depois de tudo que ele passou aqui. Para coroar com o gol do empate para a gente ser campeão – disse o zagueiro e companheiro desde os tempos de Cotia Lucas Beraldo, em entrevista dentro do gramado do Morumbi após a conquista.
Não só eu, mas a equipe do São Paulo, a gente merecia demais. Hoje, eu só vou gastar energia para comemorar. Eu estou muito feliz. É disparado o dia mais feliz da minha vida”. (Rodrigo Nestor, após o título da Copa do Brasil)
O meia mudou de patamar. Tanto, que o São Paulo esperava faturar com uma possível venda na próxima janela de transferências. Além do protagonismo pelo título, o clube vê a versatilidade de Nestor como trunfo no mercado de transferências. O jogador costuma atuar aberto pela esquerda com Dorival Júnior, mas pode fazer todas as funções do meio-campo. O que pesa “contra” o atleta é a idade, já um pouco mais avançada dentro dos parâmetros do que as equipes europeias prospectam no Brasil. O jogador tem 23 anos de idade.
A Trivela ouviu que o São Paulo pediria entre 10 e 12 milhões de euros por Rodrigo Nestor. A cifra gira em torno de R$ 53,3 milhões e R$ 63,96 milhões. Com a lesão, as possibilidades de saída esfriaram. O meia atuou em 54 jogos em 2023, com dois gols marcados e sete assistências.
Os próximos jogos do São Paulo:
- 25/02/2024 – Guarani x São Paulo, às 18h (horário de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa;
- 28/02/2024 – Inter de Limeira x São Paulo, às 21h35 (horário de Brasília), no Mané Garrincha;
- 03/03/2024 – São Paulo x Palmeiras, às 20h (horário de Brasília), no MorumBIS.