Brasil

Rodrigo Nestor segue tratamento nas férias e deve voltar ao São Paulo a tempo para a Libertadores

Herói do título da Copa do Brasil, Nestor se recupera de uma lesão de ligamento no joelho esquerdo

O fim de ano é de corredores e vestiários praticamente vazios no CT da Barra Funda. Mas Rodrigo Nestor é presença frequente por lá. O meia abriu mão das férias para seguir o tratamento da lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo e da desinserção do menisco, dois problemas sofridos durante um treinamento em novembro. O jogador tem publicado algumas imagens de sua recuperação nas redes sociais. Recentemente, postou um vídeo de um trabalho na academia, em que apareceu com a perna esquerda ainda imobilizada.

A expectativa é de que o herói do título da Copa do Brasil esteja à disposição e já na ativa para a estreia na Libertadores. O calendário divulgado recentemente pela Conmebol prevê o início da fase de grupos para a primeira semana de abril. A presença dele na Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras, em 3 de fevereiro está descartada.

A previsão de recuperação para a lesão de Nestor é de quatro meses. Como o meia passou por cirurgia ainda em novembro, há tempo hábil até para que ele retorne ainda antes aos gramados e comece a readquirir ritmo de jogo. O clube, porém, trata o retorno do jogador com cautela e evita dar um prazo para que ele volte a atuar.

Confira as datas da Libertadores:

  • Fase prévia 1: 07/02 e 14/02
  • Fase prévia 2: 21/02 e 28/02
  • Fase prévia 3: 6/03 e 13/03
  • Rodada 1 da fase de grupos: 03/04
  • Rodada 2: 10/04
  • Rodada 3: 24/04
  • Rodada 4: 08/05
  • Rodada 5: 15/05
  • Rodada 6: 29/05
  • Oitavas: 14/08 e 21/08
  • Quartas: 18/09 e 25/09
  • Semifinal: 23/10 e 30/10
  • FINAL: 30/11

Como foi a lesão de Nestor

Nestor machucou o joelho esquerdo durante um treino às vésperas da vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, em 8 de novembro. Três dias antes, no domingo (5), o volante sofreu uma entorse no local. Mais tarde, um exame médico confirmou a lesão no ligamento medial colateral do joelho esquerdo, além de uma desinserção do menisco. Ele passou por cirurgia no local no dia 8 de novembro e logo iniciou a recuperação nas dependências do clube.

Lesão foi ponto baixo de temporada em que Nestor virou herói

A lesão no joelho veio justamente na reta final de uma temporada em que Nestor se eternizou na história do São Paulo. Antes alvo de críticas e até de ameaças por parte da torcida, o meia soterrou tudo isso ao marcar o gol do título inédito da Copa do Brasil para o São Paulo, no empate em 1 a 1 com o Flamengo, no Morumbi, em um domingo, 24 de setembro eterno para os são-paulinos. Virou o herói da conquista também por ter dado assistência para Calleri marcar o gol da vitória por 1 a 0 no duelo de ida, no Maracanã.

– A história era para ele. Que ele merece mais do que qualquer pessoa fazer o gol. Depois de tudo que ele passou aqui. Para coroar com o gol do empate para a gente ser campeão – disse o zagueiro e companheiro desde os tempos de Cotia Lucas Beraldo, em entrevista dentro do gramado do Morumbi após a conquista.

Não só eu, mas a equipe do São Paulo, a gente merecia demais. Hoje, eu só vou gastar energia para comemorar. Eu estou muito feliz. É disparado o dia mais feliz da minha vida”. (Rodrigo Nestor, após o título da Copa do Brasil)

O meia mudou de patamar. Tanto, que o São Paulo esperava faturar com uma possível venda na próxima janela de transferências. Além do protagonismo pelo título, o clube vê a versatilidade de Nestor como trunfo no mercado de transferências. O jogador costuma atuar aberto pela esquerda com Dorival Júnior, mas pode fazer todas as funções do meio-campo. O que pesa “contra” o atleta é a idade, já um pouco mais avançada dentro dos parâmetros do que as equipes europeias prospectam no Brasil. O jogador tem 23 anos de idade.

Trivela ouviu que o São Paulo pediria entre 10 e 12 milhões de euros por Rodrigo Nestor. A cifra gira em torno de R$ 53,3 milhões e R$ 63,96 milhões. Com a lesão, as possibilidades de saída esfriaram. O meia atuou em 54 jogos em 2023, com dois gols marcados e sete assistências.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo