Após ‘fico’, São Paulo prepara James Rodríguez para mata-matas do Campeonato Paulista
São Paulo conta com Rodrigo Nestor ainda no Paulistão e descarta inscrever James no lugar de lesionados
A história de James Rodríguez pelo São Paulo estava com os dias contados, até ganhar novos capítulos graças a ele próprio: o jogador voltou atrás em seu desejo de rescindir o contrato e pediu uma nova chance no clube. O colombiano se desculpou com companheiros, com o técnico Thiago Carpini e até mesmo com a diretoria, em uma amostra de que realmente quer fazer por merecer a nova oportunidade. Mas o meia terá de esperar o Tricolor se classificar aos mata-matas do Campeonato Paulista para enfim estrear em 2024.
O regulamento da competição até permite que um jogador seja inscrito na primeira fase mesmo após o prazo – que encerrou na última sexta-feira (16) –, caso ele substitua outro atleta lesionado que não possa mais atuar no estadual. Conforme apurado pela Trivela, esta possibilidade está descartada pelo clube. O São Paulo espera contar com todos os jogadores que atualmente estão lesionados ainda durante o Campeonato Paulista. O plano inclui até mesmo Rodrigo Nestor, que se recupera de uma cirurgia no joelho e atualmente faz tratamento com a fisioterapia.
O São Paulo prepara James para estar 100% fisicamente para a disputa das fases de mata-mata, quando ele poderá ser inscrito. A expectativa é de que ele possa começar a fazer diferença para a equipe nos jogos decisivos. Um integrante que acompanha o dia a dia de trabalhos no CT da Barra Funda chegou a brincar que o colombiano será o craque do Paulistão atuando apenas nos duelos eliminatórios.
Algo bueno está llegando. pic.twitter.com/arcI4BXOMs
— James Rodríguez (@jamesdrodriguez) February 20, 2024
A condição física de James
Mesmo antes de pedir para rescindir o contrato, James não havia sido inscrito na primeira fase do Campeonato Paulista por conta de sua condição física. O meia iniciou a pré-temporada em uma rotina de trabalhos à parte dos companheiros. O colombiano fazia exercícios sob controle de carga física para tentar se equiparar aos níveis físicos do restante do elenco. Durante este período, o jogador também sofreu com uma lesão na panturrilha, como relatou o técnico Thiago Carpini em entrevista após a vitória sobre o Água Santa.
– O nosso período de convívio foi curto. Não tenho o que falar do atleta e do ser humano. O que atrapalhou um pouquinho foi um incômodo de panturrilha. Foi recorrente, ele já havia tido uma lesão na panturrilha. A gente começou a dar um cuidado especial para tê-lo um pouco antes. Agora, não é da parte técnica, e não é da parte do clube o interesse de não contar com o atleta. É do interesse do próprio atleta. É um assunto da diretoria, institucional. Não técnico. Agora, vamos entender quais serão os processos. Não foi uma decisão técnica, foi uma decisão do clube. Uma decisão do próprio atleta – disse o técnico Thiago Carpini.
O treinador falou isso um dia depois do pedido de rescisão. Desde então, James seguiu treinando normalmente pelo clube. O jogador participava de todos os trabalhos técnicos e físicos com o restante do elenco e só ficava fora das atividades táticas, em preparação para as partidas. A expectativa do São Paulo é que o meia esteja 100% para participar das fases decisivas do Campeonato Paulista.
São Paulo ainda precisa chegar aos mata-matas para ter James
Mas para ter James Rodríguez, o São Paulo ainda precisa garantir a vaga na próxima fase. Atualmente, aliás, o Tricolor está fora da zona de classificação para as quartas de final. A equipe ocupa a terceira colocação no Grupo D, com 14 pontos. Tem um a menos que Novorizontino e São Bernardo, líder e vice-líder da chave, com 15 pontos.
Vale lembrar que o São Paulo tem um jogo a menos que os demais adversários, por conta da Supercopa do Brasil. A partida da quinta rodada contra a Inter de Limeira foi atrasada e será disputada na próxima quarta-feira (28), às 21h35 (horário de Brasília), no Mané Garrincha.
A “novela” James Rodríguez
Descontente com a falta de oportunidades e ainda sem estrear em 2024,James Rodríguez pediu à diretoria para rescindir o contrato de forma amigável cerca de duas semanas atrás. Conforme apurado pela Trivela, ele estava disposto a abrir mão de todos os vencimentos mensais que tem a receber até o final do contrato, em 31 de dezembro de 2024. O valor total fica próximo dos R$ 16 milhões. Mas ele exigia o pagamento de cerca de R$ 10 milhões de direitos de imagem e luvas por sua contratação. Este impasse nunca foi resolvido por dirigentes e estafe do atleta e contribuiu para a permanência.
No pedido à diretoria, James afirmou que gostaria de passar mais tempo com a sua família, mas apontou as poucas oportunidades recebidas no clube como principal motivo para a sua saída. O meia sequer atuou nesta temporada devido à questão física – que sempre foi um problema desde sua chegada ao São Paulo. O colombiano abriu a pré-temporada em trabalhos com carga física controlada e nunca igualou os companheiros em termos de intensidade. Até por isso, ele não foi inscrito no Campeonato Paulista.
Neste meio-tempo, James seguiu treinando normalmente pelo São Paulo, enquanto esperava que a situação fosse resolvida. Mesmo fora dos planos, o meia recebia elogios por seu comprometimento nos treinamentos. Em paralelo às negociações entre seu estafe e a diretoria, o colombiano aguardava propostas de clubes do exterior (especialmente da MLS), mas elas não apareceram já próximo ao fim da janela de transferências.
Com tudo isso, James se desculpou com os companheiros e com o técnico Thiago Carpini por não ter integrado a delegação em Belo Horizonte e pediu para ser reintegrado ao elenco. Após uma reunião com a diretoria e o treinador na última terça-feira, o pedido foi atendido.
Os próximos jogos do São Paulo:
- 25/02/2024 – Guarani x São Paulo, às 18h (horário de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa;
- 28/02/2024 – Inter de Limeira x São Paulo, às 21h35 (horário de Brasília), no Mané Garrincha;
- 03/03/2024 – São Paulo x Palmeiras, às 20h (horário de Brasília), no MorumBIS.