São Paulo pode inscrever James na primeira fase do Campeonato Paulista? Veja o que diz o regulamento
James volta atrás em pedido para rescindir contrato com o São Paulo e volta a fazer parte dos planos do técnico Thiago Carpini
A história de James Rodríguez parecia ter chegado ao fim, após um pedido do próprio atleta para rescindir seu contrato, há duas semanas. Mas enquanto diretoria e estafe discutiam os termos da rescisão sem chegar a um acordo, o colombiano voltou atrás em sua decisão, se desculpou com o grupo e com o técnico Thiago Carpini e pediu para ficar no clube.
O (novo) pedido do colombiano foi aceito, e agora ele volta a fazer parte dos planos do São Paulo para esta temporada, já com uma nova dúvida no horizonte: quando o meia poderá voltar a atuar pelo Tricolor? O prazo de inscrições no Campeonato Paulista já encerrou, mas James Rodríguez pode ser inscrito ainda na primeira fase, como a Trivela explica abaixo.
Algo bueno está llegando. pic.twitter.com/arcI4BXOMs
— James Rodríguez (@jamesdrodriguez) February 20, 2024
O que diz o regulamento do Campeonato Paulista?
James pode jogar a primeira fase do Campeonato Paulista porque o regulamento da competição tem uma brecha que permite a sua inscrição imediata pelo São Paulo. Conforme o texto do documento disponível no site da Federação Paulista de Futebol (FPF), os clubes tinham até o dia 16 de fevereiro para fazer alterações na lista de 26 jogadores para a disputa da fase de grupos da competição. Mas uma especificidade prevista no inciso 10 do artigo “Condição de Jogo” abre a possibilidade de o colombiano ser inscrito ainda durante esta semana na competição.
Este artigo permite que um novo jogador seja inscrito mesmo depois do prazo caso ele substituta um jogador lesionado que não terá mais condições de atuar na competição. Para isto, o clube deve submeter um laudo médico que comprove a gravidade da lesão ao Comitê Médico da FPF.
Ou seja: James pode entrar no lugar de algum jogador que não tenha condições físicas de atuar no Paulistão e esteja inscrito. Poderia ser o caso de Rodrigo Nestor. O meia se recupera de uma cirurgia no joelho e só deve ficar à disposição na reta final da competição, conforme uma estimativa otimista.
O São Paulo também pode esperar as fases de mata-mata para inscrever o colombiano. Mas para isso, claro, é preciso garantir a vaga na próxima fase. Atualmente, o Tricolor ocupa a terceira colocação do Grupo D, fora da zona de classificação, mas com um jogo a menos.
Confira o texto do regulamento:
“O atleta lesionado poderá ser substituído pelo Clube, somente até o término da primeira fase da Competição, através da remessa de laudo médico comprobatório da lesão que o afaste do restante da competição e após a devida aprovação do Comitê Médico da FPF, que terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para emitir o parecer, quando o DCO promoverá a substituição do atleta lesionado por novo atleta a ser inscrito pelo Clube. Independentemente do prazo constante deste REC para registro de atletas para a disputa da Competição.
A “novela” James Rodríguez
Descontente com a falta de oportunidades e ainda sem estrear em 2024,James Rodríguez pediu à diretoria para rescindir o contrato de forma amigável cerca de duas semanas atrás. Conforme apurado pela Trivela, ele estava disposto a abrir mão de todos os vencimentos mensais que tem a receber até o final do contrato, em 31 de dezembro de 2024. O valor total fica próximo dos R$ 16 milhões. Mas ele exigia o pagamento de cerca de R$ 10 milhões de direitos de imagem e luvas por sua contratação. Este impasse nunca foi resolvido por dirigentes e estafe do atleta e contribuiu para a permanência.
No pedido à diretoria, James afirmou que gostaria de passar mais tempo com a sua família, mas apontou as poucas oportunidades recebidas no clube como principal motivo para a sua saída. O meia sequer atuou nesta temporada devido à questão física – que sempre foi um problema desde sua chegada ao São Paulo. O colombiano abriu a pré-temporada em trabalhos com carga física controlada e nunca igualou os companheiros em termos de intensidade. Até por isso, ele não foi inscrito no Campeonato Paulista.
Neste meio-tempo, James seguiu treinando normalmente pelo São Paulo, enquanto esperava que a situação fosse resolvida. Mesmo fora dos planos, o meia recebia elogios por seu comprometimento nos treinamentos. Em paralelo às negociações entre seu estafe e a diretoria, o colombiano aguardava propostas de clubes do exterior (especialmente da MLS), mas elas não apareceram já próximo ao fim da janela de transferências.
Com tudo isso, James se desculpou com os companheiros e com o técnico Thiago Carpini por não ter integrado a delegação em Belo Horizonte e pediu para ser reintegrado ao elenco. Após uma reunião com a diretoria e o treinador na última terça-feira, o pedido foi atendido.
Os próximos jogos do São Paulo:
- 25/02/2024 – Guarani x São Paulo, às 18h (horário de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa;
- 28/02/2024 – Inter de Limeira x São Paulo, às 21h35 (horário de Brasília), no Mané Garrincha;
- 03/03/2024 – São Paulo x Palmeiras, às 20h (horário de Brasília), no MorumBIS.