Brasil

Como foi o 2023 do Botafogo? A Trivela te mostra e analisa em detalhes

Botafogo viveu foi do céu ao inferno e, em meio muita polêmicas fora de campo, o clube teve o seu 2023 marcado por um vexame histórico no Brasileirão

O Botafogo viveu uma montanha-russa em 2023. Depois de um começo decepcionante de ano, com campanha ruim no Carioca, o time de Luís Castro chegou ao ápice com uma campanha histórica no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. No entanto, as muitas trocas de treinador, a queda de produção de destaques do time e diversas polêmicas extracampo fizeram o Botafogo dar um vexame no Brasileirão, frutando o torcedor que havia, de forma compreensível, criado expectativas com um sonho que há muito tempo o clube não proporcionava. Agora, a Trivela analisa em detalhes tudo o que aconteceu no 2023 do Botafogo.

Como foi a defesa do Botafogo em 2023?

Assim como a temporada do Botafogo, a defesa do clube também terminou o ano de forma decepcionante depois de um bom começo de 2023. Antes ponto forte do time, inclusive fazendo Lucas Perri e Adryelson serem convocados para a seleção brasileira, o sistema defensivo do Glorioso sofreu com as mudanças de treinadores, terminou o Campeonato Brasileiro em baixa e mesmo os atletas antes elogiados passaram a ser criticados e questionados.

Depois de grande começo de temporada no Botafogo, Lucas Perri terminou 2023 vaiado pela torcida (Foto: Icon sport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como foi o meio-campo do Botafogo em 2023?

O meio-campo do Botafogo também foi do céu ao inferno durante 2023. Mas, antes de chegar no alto, este setor do time passou por muitos testes para formar o “trio” que atuou com mais frequência, com Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo, e foi responsável pelo grande começo de Campeonato Brasileiro e, em parte, também pela queda de produção da equipe na reta final, que, além de fazer o Botafogo perder o título, também deixou o clube fora do G4 do Brasileirão.

Como foi o ataque do Botafogo em 2023?

Nem mesmo o grande ano de Tiquinho Soares, artilheiro da equipe na temporada, foi suficiente para fazer o Botafogo voltar aos tempos de glória. Sem tantos companheiros que o ajudassem na missão de fazer gols e sem reposição para nomes importantes, como ele próprio, o camisa 9 caiu de produção na reta final do Campeonato Brasileiro, assim como todo o time, e também ficou marcado pelo fracasso do time na temporada.

Como foram os treinadores do Botafogo em 2023?

O Botafogo vivia a sua melhor fase da temporada – e dos últimos anos – quando a saída de Luís Castro, enquanto o time liderava, com folga, o Brasileirão, mexeu com o torcedor, jogadores e direção. E, desde então, o Botafogo não se encontrou mais. Foram, no total e contando com Castro, cinco treinadores no comando do clube, entre efetivados e interinos. E o resultado não poderia ser diferente: um 2023 frustrante e de vexame no Brasileirão.

Luís Castro deixou o clube na liderança do Campeonato Brasileiro para assumir o time de Cristiano Ronaldo (Foto: Icon sport)

Como foi o Botafogo fora dos gramados em 2023?

O extracampo do Botafogo em 2023 ficou marcado por polêmicas que aparentavam tentar esconder o vexame do time na temporada. Com acusações, sem provas, de corrupção, insinuações e discursos inflamados, John Textor, dono da SAF alvinegra, parece ter tentado encontrar um outro culpado que não fosse ele mesmo o seu time para explicar a derrocada do Botafogo em 2023.

Em meio a polêmicas fora de campo, Botafogo de Textor terminou o Brasileirão de forma melancólica e fora do G4 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Como o Botafogo utilizou as categorias de base em 2023?

Como de costume, os jogadores revelados pelo Botafogo não tiveram tanto espaço no elenco profissional em 2023. O clube passa por uma reestruturação nas categorias inferiores desde a transformação em SAF, no começo de 2022, mas os efeitos ainda não foram sentidos no futebol profissional do clube.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo