Brasil

Atacante que garante pontos: raio-x dos 10 gols do decisivo Rafa Silva pelo Cruzeiro

Apesar de pouco badalado, Rafa Silva costuma marcar em momentos importantes para o Cruzeiro

Jogador pouco badalado e contratado para ser opção a Juan Dinenno no ataque do Cruzeiro em 2024, o atacante Rafa Silva, de 32 anos, tem sido importantíssimo para o clube celeste em suas duas passagens na Raposa.

O camisa 8 foi um dos grandes nomes da vitória do Cruzeiro contra o Cuiabá, nessa quinta-feira (13), marcando o gol que garantiu o triunfo celeste, por 2 a 1, no Mineirão.

Rafa Silva está em sua segunda passagem pelo Cruzeiro — esteve no clube durante a disputa da Série B de 2022 e voltou na temporada atual.

Com a camisa azul, Rafa Silva disputou 33 jogos no total (14 como titular), marcando 10 gols e dando três assistências. Uma ótima média, de uma participação direta em bolas na rede a cada 2,5 partidas.

Isso porque ele saiu do banco de reservas na maior parte de seus jogos pela Raposa.

Mas, para além da boa média de participação em gols, Rafa Silva tem se mostrado iluminado e especialista em fazer gols decisivos, aqueles que rendem pontos e definem jogos.

E tem sido assim desde a sua primeira passagem pelo Cruzeiro.

Rafa Silva tradicionalmente comemora seus gols batendo continência para a torcida do Cruzeiro
Rafa Silva tradicionalmente comemora seus gols batendo continência para a torcida do Cruzeiro – Foto: Icon Sport

A Trivela fez um “raio-x” da importância dos gols do atacante com a camisa estrelada. Confira:

A importância dos gols de Rafa Silva para o Cruzeiro

Gol 1 – Cruzeiro 2 x 0 Sampaio Correia (2 pontos)

Seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro já foi decisivo.

Após entrar no intervalo, Rafa Silva marcou o primeiro gol da vitória celeste sobre o Sampaio Corrêa, no dia 22 de maio de 2022, pela oitava rodada do Brasileirão Série B.

Ele ainda daria a assistência para Edu fechar o placar. Dois pontos na conta do atacante.

Gol 2 – Cruzeiro 2 x 0 CRB (0 pontos)

Seu segundo gol pelo Cruzeiro saiu no dia 8 de junho de 2022, quando marcou na vitória de 2 a 0 sobre o CRB, pela 11ª rodada do Brasileirão Série B.

Apesar do gol ter conferido tranquilidade ao time, como Edu já havia aberto o placar, não contabilizaremos nenhum ponto.

Gol 3 – Cruzeiro 2 x 1 Grêmio Novorizontino (2 pontos)

Rafa Silva foi decisivo, também, na 18ª rodada da Série B de 2022, quando marcou o gol da vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Grêmio Novorizontino, em 17 de julho.

O Cruzeiro empatava o jogo quando ele apareceu, aos 37 do segundo tempo, para garantir o triunfo azul. Mais dois na conta.

Gol 4 – Grêmio 2 x 2 Cruzeiro (1 ponto)

O Cruzeiro perdia por 2 a 1 para o Grêmio pela Série B de 2022, fora de casa, em jogo válido pela 25ª rodada, no dia 21 de agosto, quando Rafa Silva surgiu.

O então camisa 17 aproveitou vacilo da zaga e marcou bonito gol, empatando o jogo em 2 a 2, e garantindo um ponto importante para a Raposa.

Rafa Silva comemora gol marcado sobre o Grêmio
Rafa Silva comemora gol marcado sobre o Grêmio – Foto: Marcelo Oliveira/Staff Images

Gols 5 e 6 – Ponte Preta 1 x 4 Cruzeiro (0 pontos)

Rafa Silva marcou duas vezes num mesmo jogo apenas uma vez pelo Cruzeiro.

Foi na vitória de 4 a 1 sobre a Ponte Preta, fora de casa, no dia 28 de setembro de 2022, pela 32ª rodada da Série B.

Apesar dos dois gols, o Cruzeiro já vencia por 2 a 1, por isso não contabilizaremos pontos.

Gol 7 – Cruzeiro 3 x 2 Botafogo (1 ponto)

Rafa Silva estreou a marcar em seu retorno ao Cruzeiro na estreia do Brasileirão 2024, na vitória de 3 a 2 sobre o Botafogo, no Mineirão, dia 14 de abril.

Seu gol foi importante porque a Raposa e Glorioso empatavam em 1 a 1, quando ele virouo placar.

A bola na rede já garantiria um ponto ao Cruzeiro, mas tudo ficou melhor quando Rafael Elias Papagaio garantiu a vitória.

Gol 8 – Cruzeiro 3 x 1 Vitória (2 pontos)

O segundo gol de Rafa pelo Cruzeiro em 2024 saiu no triunfo sobre o Vitória, por 3 a 1, no dia 28 de abril, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

O Cruzeiro estava empatado por 1 a 1, no Mineirão, quando Rafa Silva aproveitou cruzamento de Barreal e colocou a Raposa na frente.

Arthur Gomes ainda ampliaria o placar, mas o gol do camisa 8 já garantiria mais dois pontos.

Gol 9 – Cruzeiro 1 x 0 Universidad Católica (2 pontos)

Rafa Silva foi decisivo, também, na Copa Sul-Americana de 2024.

O Cruzeiro vinha empatando com a Universidad Católica, no dia 30 de maio, e ficando sem o primeiro lugar do grupo B, quando o camisa 8 apareceu para resolver.

Ele aproveitou falha do goleiro Rafael Romo e marcou o gol que deu a vitória para a Raposa, já aos 34 do segundo tempo, garantindo dois pontos e a importante classificação em primeiro da chave para o time celeste.

Gol 10 – Cruzeiro 2 x 1 Cuiabá (2 pontos)

O mais recente gol de Rafa Silva pelo Cruzeiro foi marcado no dia 13 de junho, na vitória de 2 a 1 sobre o Cuiabá, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.

O Cruzeiro vinha empatando o jogo — tendo acabado de sofrer o gol — e vivia momento ruim na partida, quando o camisa 8 apareceu.

Rafa Silva foi às redes aos 21 minutos da segunda etapa, aproveitando bom passe de Matheus Pereira, enganando seu marcador com belo drible de corpo, e finalizando com muita qualidade, um golaço.

Como o Cruzeiro vinha empatando a partida, podemos dizer que o gol garantiu dois pontos para o clube celeste.

Podemos notar que, sozinho, Rafa Silva garantiu nada menos que 12 pontos em seus 10 gols pelo Cruzeiro, influenciando diretamente no placar de sete dos nove jogos em que marcou pela Raposa.

Assistência decisiva

Podemos citar também as assistências. Além da dada para Edu, contra o Sampaio Corrêa, Rafa Silva presenteou o antigo camisa 99 em partida contra o Remo, pela terceira fase da Copa do Brasil de 2022, no dia 12 de maio, sua estrelia pelo Cruzeiro.

O gol de Edu deu a vitória ao Cruzeiro, por 1 a 0, e levou a partida para os pênaltis, onde a Raposa se classificou.

A outra assistência não teve tanto impacto. Foi na partida contra o CRB, pela 30ª rodada da Série B de 2022. Rafa Silva deu passe para gol de Bruno Rodrigues, que fechou a vitória por 2 a 0.

Rafa Silva comenta perfil decisivo

Rafa Silva conversou com a Trivela após a vitória sobre o Cuiabá. Ele celebrou a característica de marcar gols importantes, mas preferiu dividir os méritos com o time.

— É isso aí, centroavante tem que estar sempre buscando, lutando, acreditando em todas as bolas. Nesses momentos a gente tem que aparecer. Graças a Deus tenho tido essas oportunidades de aparecer e decidir jogos. Mas o grupo todo está de parabéns, porque sozinho você não consegue ganhar nada, então tenho que falar do grupo inteiro, que está de parabéns — comemorou o camisa 8.

Veja a declaração:

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo