Brasil

‘Não corria nem no Bayern’: Rafinha revela briga com James Rodríguez no São Paulo

Lateral e elenco fizeram cobranças a meia colombiano que hoje defende o Rayo Vallecano

Amigo de longa data de James Rodríguez, Rafinha fez questão de interceder e pegar o telefone para dar um “empurrãozinho” na contratação do meia pelo São Paulo em 2023.

Mas nem tudo foram flores na relação de amizade entre os ex-colegas de Bayern de Munique durante a passagem do colombiano pelo Tricolor.

Rafinha revelou que teve uma briga com James nos tempos de São Paulo.

Rafinha, em ação pelo São Paulo contra o Atlético-MG
Rafinha revela discussão com James (Foto: IconSport)

A briga entre James e Rafinha

Em entrevista ao podcast Denílson Show, o lateral deu detalhes do episódio.

De acordo com Rafinha, o colombiano que hoje defende o Rayo Vallecano ficou “zangado” quando ele chamou atenção para que o meia se dedicasse mais nos treinamentos.

— Meu parceiro, irmão, mas brigamos aqui. No dia que a gente chamou (James) para conversar, ele ficou zangado comigo porque eu fui chamar a atenção dele. Eu falei: “Não sou treinador, sou jogador igual a você, se quiser que eu fale alguma coisa para ajudar, vamos falar”. Aí ele baixou um pouco a guarda — disse Rafinha.

Na análise de Rafinha, James não conseguiu se encaixar no estilo de jogo proposto por Dorival Júnior.

O meia achou que chegaria direto para ser titular do São Paulo. Mas ele nunca conquistou a confiança seja de Dorival Júnior, Thiago Carpini ou Luis Zubeldía.

— O James é o Ronaldo da Colômbia, camisa 10, capitão, estrela maior dos caras. É craque, um fenômeno jogando. Só que, no São Paulo, eram um monte de ‘soldadinhos'. Ele chegou e achou que tinha que chegar jogando.

— E aí a gente foi dando uns toques nele, para treinar um pouco mais, fazer um trabalho mais fora para entrar em forma logo, e aí ele reclamava: “Mas não é meu estilo”. E realmente… Ele não corria nem no Bayern, como é que vai correr aqui? — Rafinha

Apesar das críticas, o lateral também defendeu o seu amigo e negou que ele tenha feito corpo mole enquanto vestiu a camisa do Tricolor.

De acordo com Rafinha, James foi 100% profissional durante a sua passagem de um ano pelo São Paulo.

— Tem que ser sincero. (O James) Foi profissional. Nunca faltou com respeito, nunca chegou atrasado. É bom falar também, porque o torcedor só vê a gente no sábado ou domingo. Às vezes tem imagem do James preguiçoso, mas é diferente. No nosso time, não tinha como tirar ninguém — Rafinha.

James Rodríguez em ação pelo Rayo Vallecano (Foto: IMAGO Images)

A saída de James do São Paulo

James Rodríguez assinou sua rescisão com o São Paulo após um ano de clube, tendo atuado em apenas 22 partidas, com dois gols marcados.

O São Paulo economizou R$ 20 milhões com o acordo para a rescisão de James. O valor é referente a salários e a luvas.

Ele desembarcou na capital paulista nos braços da torcida, cercado de expectativa. Mas sua realidade foi de ostracismo seja com Dorival Júnior, Thiago Carpini ou Luis Zubeldía.

No ano passado, James viu o São Paulo ser campeão inédito da Copa do Brasil sem sequer entrar em campo na competição. Já em 2024, ele viu de casa o São Paulo vencer o Palmeiras nos pênaltis na Supercopa do Brasil.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo