BrasilBrasileirão Série A

São Paulo e James Rodríguez prometem ‘coisas incríveis’ em anúncio

Clube faz investimento para 'mudar de patamar' e confirma chegada de colombiano de 32 anos

Após uma negociação de forma quase silenciosa por 30 dias, o São Paulo anunciou a chegada de James Rodríguez neste sábado (29).

Durante a última semana, rumores de que o atleta de 32 anos assinaria com o Tricolor começaram a surgir na redes sociais, mas o acordo parecia ainda distante, pelo menos para quem olhava de fora.

A expectativa do clube

Desde o início das negociações, James foi visto pelo Tricolor como um reforço para mudar o patamar da equipe. A contratação atende a um pedido de Dorival Júnior, que não tem cobrado reforços publicamente, mas em conversas particulares com a diretoria pedia um “camisa 10”, afirmando que era uma lacuna do elenco.

James foi um dos jogadores analisados pelo departamento de mercado do clube paulista, que chegou a abrir conversas para contar com uruguaio Rodrigo Zalazar, mas o atleta acabou acertando com o Braga, de Portugal.

A contratação é vista como fundamental para alterar o ano do São Paulo e ajudar na briga por títulos no segundo semestre. Ele deve ser regularizado a tempo de atuar no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, no dia 16 de agosto. No entanto, ainda não existe um planejamento pensando na estreia do colombiano.

Como o São Paulo vai pagar James

Conforme apurado pela Trivela e confirmado pelo clube, o contrato de James com o Tricolor será válido por dois anos. O colombiano estava livre no mercado após rescindir com o Olympiacos, da Grécia, em abril deste ano.

O São Paulo conduzia a negociação sem o aporte de investidor. A diretoria pretende usar recursos próprios para fechar a contratação do meia, mesmo em situação delicada em suas finanças.

O que favoreceu o clube neste contexto é que James está livre no mercado. Assim, o Tricolor negociou diretamente com o atleta valores de vencimentos mensais e luvas, sem necessidade de compensação financeira a outra equipe.

Recentemente, o Botafogo chegou a negociar com o colombiano. A SAF do clube apresentou uma proposta com valor fixo e bônus mensais, mas o meia recusou os valores apresentados.

As primeiras palavras de James no Tricolor

O meia-atacante narrou o vídeo do anúncio de sua chegada ao clube, mostrando um carinho especial com o Brasil após ter ganhado mais relevância no futebol mundial após a Copa do Mundo realizada no país, além de citar um apreço pela camisa do Tricolor.

O futebol já me levou para muitos lugares, mas tem um lugar que deixou uma marca diferente no coração. Foi no Brasil, em 2014, que eu fui definitivamente apresentado para o mundo. durante a Copa, com a minha Seleção, vivi uma das melhores sensações que um jogador pode viver. Foi como um sonho, uma magia.

Passei por diferentes continentes e joguei ao lado de craques históricos, grandes equipes do planeta, incluindo o clube mais vencedor do futebol europeu. Mas não poderia deixar de experimentar a sensação de vestir a camisa mais pesada desse lugar mágico. A camisa do clube brasileiro com mais conquistas internacionais. Coisas incríveis acontecem aqui, no Brasil. Forças incríveis acontecem aqui, no São Paulo. Estou pronto para viver. Sou James Rodríguez, sou Tricolor.

James após Copa de 2014

O colombiano ganhou o mundo com as excelentes atuações na Copa do Mundo de 2014, quando levou os colombianos até as quartas de final, caindo para o Brasil.

O boom fez com que ele fosse negociado do Mônaco para o Real Madrid na oportunidade. O primeiro ano pelos merengues foi bastante promissor, com 34 participações diretas em gol durante 46 jogos, mas tudo caiu a partir daí.

Desde então, o momento de mais brilho aconteceu na única temporada em que atuou pelo Everton. Em 26 jogos durante a temporada 2020/21, o meia colombiano fez seis gols e oito assistências, sendo o principal ponto de referência da equipe quando estava em campo.

  • 2014/15 – Real Madrid: 17 gols e 17 assistências em 46 jogos
  • 2015/16 – Real Madrid: 8 gols e 9 assistências em 32 jogos
  • 2016/17 – Real Madrid: 11 gols e 11 assistências em 33 jogos
  • 2017/18 – Bayern de Munique: 8 gols e 14 assistências em 39 jogos
  • 2018/19 – Bayern de Munique: 7 gols e 5 assistências em 28 jogos
  • 2019/20 – Real Madrid: 1 gol e 2 assistências em 14 jogos
  • 2020/21 – Everton: 6 gols e 8 assistências em 26 jogos
  • 2020/21 – Al-Rayyan: 1 jogo
  • 2021/22 – Al-Rayyan: 5 gols e 8 assistências em 14 jogos
  • 2022/23 – Al-Rayyan: 1 jogo
  • 2022/23 – Olympiacos: 5 gols e 6 assistências em 23 jogos
Foto de Matheus Rocha

Matheus RochaSubcoordenador de conteúdo

Matheus Rocha é natural de Uberlândia, onde se formou em Jornalismo na Unitri em 2014. Começou a carreira no jornalismo na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Botão Voltar ao topo