Problemas musculares viram drama no Grêmio, e Pavón é a nova vítima
Grêmio confirmou a sétima lesão muscular em seu elenco nesta temporada, de Pavón

O departamento médico do Grêmio tem sido muito frequentado neste início de 2024, principalmente por conta de problemas musculares. A nova vítima é Pavón, que precisou ser substituído no segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, na última quarta-feira (17), e nesta sexta-feira (19) teve confirmada lesão de grau 2 no músculo bíceps femoral da coxa direita. A previsão de retorno nesse tipo de caso é de dois meses.
Pavón se soma a Diego Costa, Pepê e Mayk, que se recuperam de problemas musculares e têm ficado de fora das últimas partidas. Antes deles, jogadores como Cuiabano, Geromel e Soteldo também já haviam desfalcado o Grêmio em jogos desta temporada devido a lesões musculares. Ao todo, 12 lesões já acometeram o elenco gremista neste ano — sete musculares.
O problema, aparentemente, também se estende ao time sub-20. Artilheiro da última Copa São Paulo de Futebol Jr., o centroavante Jardiel sofreu lesão muscular no jogo contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro da categoria, no último dia 10. O técnico Renato Portaluppi, que pretendia utilizá-lo diante dos desfalques de Diego Costa e André (que se recupera de lesão multiligamentar no tornozelo), revelou que o jovem atacante da base gremista ficará dois meses de fora dos gramados.
Sequência intensa de jogos tem cobrado preço para o Grêmio
Ao menos dois aspectos podem ajudar a explicar esses muitos problemas musculares do Grêmio. Um deles, é claro, é a intensa sequência de jogos depois de uma pré-temporada curta, de apenas de dez dias. O preço tem sido pago, mesmo que Renato tenha preservado, por exemplo, nas duas partidas até aqui na Libertadores, nas derrotas para o The Strongest, na altitude de La Paz, na Bolívia, e para o Huachipato, na Arena do Grêmio.
— Caramba, é difícil vocês entenderem meu pensamento? Vocês preferem que eu coloque o time cansado? Quando levamos os reservas para a Bolívia, e ganhamos o estadual, todo mundo aplaudiu. Aí três dias depois, criticam. Por que eu colocaria todo mundo? Para daqui a pouco perder jogadores por lesão muscular, como perdemos um [Mayk]? Se tivesse que voltar atrás, eu faria tudo de novo. Eu sou pago para pensar, e eu entendo de futebol, e entendo de vestiário — justificou Renato após a derrota para o Huachipato.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Grêmio teve mudança na preparação física em fevereiro
Na metade de fevereiro, o Grêmio também perdeu seu preparador físico. Após três anos no clube, Reverson Pimentel se despediu e retornou à sua cidade natal, São Paulo, para trabalhar no Corinthians. Mesmo que a reposição tenha sido caseira, a mudança no organograma pode ter afetado.
Com 29 anos de experiência no Tricolor Gaúcho, Mário Pereira foi promovido de auxiliar para preparador físico principal. Gabriel Grindi e Marcel Cardozo, que também já estavam no clube, viraram os auxiliares. Para o sub-20, Rafael Dias, que trabalhou no profissional do Guarany de Bagé no Gauchão, foi contratado.
Lesões preocupam Grêmio principalmente para a Libertadores
Além de diagnosticar os motivos para tantas lesões musculares, e tentar minimizá-las o quanto antes, a preocupação imediata do Grêmio é se virar com tantos desfalques. Até porque na terça-feira (23), o Tricolor Gaúcho tem uma decisão pela Libertadores, contra o Estudiantes, em La Plata. Depois de duas derrotas em dois jogos, somente a vitória interessa para seguir sonhando com classificação para a próxima fase.
Diante disso, é provável que Renato preserve alguns titulares do jogo deste sábado (20), contra o Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro. Pepê e Diego Costa serão ausências certas, e o Grêmio tentará prepará-los para o jogo na Argentina. Isso significa, possivelmente, sequência para Dodi e João Pedro Galvão. Com a lesão de Pavón, Gustavo Nunes deve voltar ao time titular.