‘Perfil do Barcelona’: quem são os cinco jovens da Copinha monitorados na Europa
Promessas que disputam a Copa São Paulo em 2025 estão na lista de observações do Barça

Entra ano, sai ano, e o calendário do futebol brasileiro inicia com olhares atentos para as promessas que disputam a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
De Falcão a Estêvão, passando por Djalminha, Dener e Neymar, a Copinha é tradicional por receber jogadores geracionais nos gramados espalhados pelo interior paulista.
E o Barcelona sabe muito bem disso. O clube culé acompanha de perto os destaques da competição sub-20.
Tanto que o portal catalão Sport elencou cinco promessas da Copinha que têm o “perfil do Barça”.
🚨 ESPECIAL
A Trivela visitou o Nacional-SP, tradicionalíssimo clube paulistano que é também fundador do futebol no Brasil, para entender as dificuldades vividas pelo Ferrinho na 'era da modernidade' do futebol.
📲 Leia a reportagem de @ocarlosvini: https://t.co/la86c6JUXG pic.twitter.com/yw7B5ui250
— Trivela (@trivela) January 3, 2025
> Os cinco jovens da Copinha na Lista do Barça:
Matheus Alves — São Paulo
Camisa 10 do São Paulo no título da Copa do Brasil sub-20 no ano passado, Matheus Alves viralizou nas redes sociais pelos dribles que costuma aplicar nos adversários.
O meia de 19 anos, inclusive, está na mira do Atlético de Madrid, clube que o monitora há algum tempo.
De acordo com o Sport, Matheus é um camisa 10 “que resgata as virtudes do jogador brasileiro tradicional da posição”. A publicação destaca tabém seu improviso e sua capacidade técnica.
GABRIEL MEC ATÉ 2️⃣0️⃣2️⃣7️⃣! 🇪🇪 Nesta tarde, o atacante de 16 anos assinou seu primeiro contrato profissional com o Tricolor. Que seja um ciclo de sucesso, craque! 👏🏾 pic.twitter.com/IEU7TWDRnH
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 24, 2024
Gabriel Mec — Grêmio
Primeiro nome na lista, Gabriel Mec quase foi negociado pelo Grêmio com o Chelsea por 24 milhões de euros na metade de 2024.
O meia é a principal promessa da base gremista e tem Neymar Pai como seu representante. Por isso, o garoto de apenas 16 anos tem bastante cartaz no futebol europeu.
O jovem renovou seu contrato com o Grêmio até o final de 2027 em outubro passado.
Luighi — Palmeiras
Autor de dois gols e três assistências nesta edição da Copinha, Luighi segue a linhagem recente de Endrick e Estêvão nas categorias de base do Palmeiras.
O centroavante de 1,82 m chama a atenção do Barcelona por seu faro de gol, além da mobilidade e de boa técnica.
Ele, inclusive, tem espaço aberto para conquistar ainda mais espaço com Abel Ferreira em 2025.
Recém-contratados, Facundo Torres e Paulinho são vistos pelo técnico muito mais como atacantes de lado do que como centroavantes.

Denner — Corinthians
Denner é um dos destaques do Corinthians, atual campeão da Copinha. Tanto que, mesmo aos 16 anos, ele já chegou a completar treino no profissional com o técnico Ramón Díaz.
O garoto é um lateral ofensivo, que pode jogar tanto por dentro, quanto por fora. Um dos atletas mais técnicos do elenco corintiano na Copinha.
Não à toa, o Sport o considera um “típico produto da escola canarinha”, justamente por sua velocidade e pela vocação ofensiva.

Phillipe Gabriel — Vasco
Titular da seleção brasileira sub-17 no Mundial da categoria, Phillipe Gabriel é o único goleiro da lista do jornal Sport.
De acordo com a publicação, o jovem chama a atenção de clubes europeus por sua altura avantajada (1,96 m) e também por sua agilidade, além da personalidade. O portal destaca ainda o seu talento para jogar com os pés.