Entenda por que o Palmeiras precisou correr para anunciar Paulinho no último dia de 2024
Atacante já estava acertado com o Verdão há mais de uma semana, mas alguns impasses impediram que oficialização acontecesse antes
Fechado com o Palmeiras há mais de uma semana, o atacante Paulinho foi anunciado pelo clube alviverde nesta terça-feira (31), último dia de 2024.
A ideia era que a oficialização por parte da equipe paulista acontecesse alguns dias antes, em 27 de dezembro. No entanto, um problema burocrático impediu que isso ocorresse.
Além dos 18 milhões de euros (R$ 115,8 milhões, na cotação atual) que serão pagos pelo Verdão ao Atlético-MG, time que Paulinho defendia, também foram envolvidos no negócio o meia Gabriel Menino e o volante Patrick, das categorias de base palmeirense. Ambos vão defender o Atlético de forma definitiva.
E foi justamente alguns entraves em relação ao segundo atleta que impediram que o Palmeiras de anunciar a contratação de Paulinho na data prevista inicialmente.
As informações foram publicadas pelo “Nosso Palestra” e confirmadas pela Trivela.
Palmeiras teve pressa para anunciar Paulinho ainda em 2024
O impedimento que Paulinho fosse anunciado pelo Palmeiras na última sexta-feira (27) ocasionou em uma “força-tarefa” para que a situação de Patrick fosse regularizada antes da virada do ano.
Isso porque Paulinho esteve em São Paulo antes do Natal para realizar exames médicos e aproveitou a oportunidade para gravar os materiais de divulgação da contratação.
O problema é que o jogador posou para fotos e gravou vídeos usando o uniforme palmeirense com os logos da Crefisa e FAM, patrocinadoras que tem contrato com o Verdão até o dia 31 de dezembro.
A partir de 1º de janeiro, as empresas deixam de anunciar na vestimenta do Palmeiras e a Sportsbet.io é quem assume a faixa principal da camisa alviverde.
De acordo com apuração da reportagem, Paulinho viajou para o Nordeste após o período em que esteve em São Paulo e não conseguiria regravar os materiais de divulgação.
Porém, as documentações que embargaram o acerto de Patrick com o Atlético-MG foram regularizadas. Isso sacramento não só a ida da cria palmeirense ao Galo, como também permitiu o anúncio de Paulinho pelo Palmeiras ainda em 2024.
Insistência do Palmeiras e Super Mundial pesaram na escolha de Paulinho pelo Palmeiras
Antes mesmo do anúncio palmeirense, o próprio Paulinho já havia se despedido do Atlético-MG através das redes sociais.
– Gratidão é a palavra que mais sinto quando penso na minha história com o Galo. Encontros e despedidas. No Galo eu me reencontrei e fui muito feliz durante esses 2 anos. Chegou o momento de despedir. Muito obrigado a todos que fizeram parte dessa caminhada, em especial a Massa Atleticana – escreveu o jogador.
Dono da SAF do Galo, Rubens Menin também já havia confirmado a conclusão da negociação com o Palmeiras.
– Achamos que tínhamos uma boa oportunidade com o Paulinho. Ele tem uma proposta muito boa do Palmeiras, excepcional. Vamos usar esse dinheiro para reforçar o plantel, não para pagar dívida. Vamos reforçar para dar um equilíbrio maior para o elenco do Atlético-MG – destacou o empresário em entrevista à Rede 98, de Minas Gerais.
Não é a primeira vez que o Palmeiras havia tentado a contratação de Paulinho. O próprio atleta admitiu isso em entrevista concedida aos canais oficiais do clube alviverde.
– A minha reação à proposta foi como da primeira vez, do primeiro convite do Palmeiras, há alguns anos. Se não me engano, essa foi a terceira ou quarta tentativa do clube. E eu sempre fui muito solícito e grato por esse reconhecimento. É um clube enorme do Brasil e do mundo e eu sei o quanto essa camisa pesa. Estou muito feliz de agora poder representar esse clube que tem tanta história – destacou o atacante.
Paulinho chega como o segundo reforço do Verdão em 2025, temporada que o clube disputa a primeira edição do Super Mundial de Clubes da Fifa – o primeiro havia sido o atacante uruguaio Facundo Torres.
O ex-atleticano garante que a presença palmeirense no torneio internacional pesou para a escolha dele em se transferir para o clube.
– Com certeza a disputa do Super Mundial pesou muito na minha decisão. O Palmeiras é um clube enorme e estar em uma competição que será a maior do mundo entre clubes, com o projeto maravilhoso que o Palmeiras tem, chamou a minha atenção e fico feliz de poder fazer parte disso. Aceitei, claro, não só pelo Mundial, mas também pela Libertadores, pelo Brasileiro, pela Copa do Brasil, pelo Paulista, por todos os campeonatos que o Palmeiras entra sempre para vencer – pontuou o atacante.
Paulinho assinou com o Palmeiras por cinco temporadas. O vínculo do jogador de 24 anos com o Verdão tem duração até o fim de 2029.