Mundial de Clubes: Palmeiras pega Messi, mas é favorito a avançar em grupo acessível
Verdão foi o primeiro time a ser sorteado e é o cabeça-de-chave do Grupo A
Dependendo do prisma, o Palmeiras teve boa ou má-sorte no sorteio dos grupos do Mundial de Clubes da Fifa de 2025, nos Estados Unidos. Porque o Alviverde terá nada menos que Lionel Messi pela frente.
Primeiro a ser sorteado nesta quinta-feira (5), o Verdão é o cabeça-de-chave do Grupo A, no qual, de antemão, já estava o Inter Miami do astro argentino. O Inter foi apontado como clube do país-sede para participar da competição.
Com esse sorteio, o Palmeiras vai jogar em Miami, no Estado da Flórida, onde reside um grande contingente de brasileiros e descendentes.
Tal questão geográfica, somada à presença de Messi, deve tornar mais fácil que os estádios encham em jogos da equipe alviverde.
Palmeiras evitou gigantes europeus
Se, por um lado, vai enfrentar um dos maiores jogadores da história, terá pela frente também o Porto, um clube europeu mais acessível na comparação com gigantes como Real Madrid, Manchester City e Bayern de Munique.
O Palmeiras vai estrear no torneio contra o clube português. O Porto é velho conhecido do técnico Abel Ferreira, historicamente ligado ao Sporting, um dos seus maiores rivais.
Como técnico, porém, Abel nunca enfrentou o Porto, apenas o Porto B. Foram seis partidas, quatro no comando do Braga B, duas com o Sporting B. Conseguiu três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
O Palmeiras também vai ter pela frente os egípcios do Al Ahly, rivais nos Mundiais de 2020 e 2021. Em 2020, o Verdão perdeu a disputa de terceiro lugar para o Ahly, após um 0 a 0. Mas, na semifinal de 21, o Palmeiras eliminou os egípcios com uma vitória por 2 a 1.
Caso se classifique à segunda fase, o Verdão pode ter PSG, Atlético de Madrid e Botafogo pela frente.