Brasil

Se preparando para 2024, Santos abre sequência de contratações com veteranos com passagens por rivais

Giuliano, Gil e Aderlan já foram anunciados oficialmente; Outros três atletas ainda devem ser oficializados na primeira semana de 2024

O Santos escancarou a porta dos anúncios de reforços para a temporada de 2024. Só nesta quarta-feira (27), foram anunciadas três contratações: o lateral direito Aderlan, que estava no Bragantino, o lateral esquerdo Jorge, que pertence ao Palmeiras, mas estava emprestado ao Fluminense e Gil, zagueiro que deixou o Corinthians ao final do Campeonato Brasileiro.

Quem também chegou ao Peixe foi o outro jogador ex-Timão: o meia Giuliano, anunciado na noite de terça (26).

Além dos três novos atletas, a diretoria do Peixe conseguiu negociar a redução salarial do atacante Julio Cesar Furch. O argentino, de 34 anos aceitou a nova política de valores do clube assim como o goleiro João Paulo e o volante Tomás Rincón. O Peixe mantém assim três nomes importantes que já estavam em seu elenco.

Aderlan chega ao Santos depois de ótima passagem no Red Bull Bragantino 

Nas últimas cinco temporadas, Aderlan defendeu o Red Bull Bragantino. O atleta esteve presente em toda a trajetória de evolução do clube do interior paulista, desde a Série B até a elite do futebol brasileiro, chegando até uma decisão continental (final da Sul-Americana perdida diante do Athletico-PR). Além do vice no torneio, Aderlan foi campeão da Série B com o clube em 2019.

Em 2023, Aderlan viveu altos e baixos na equipe de Bragança e terminou o ano com 38 jogos, um gol e duas assistências. Uma das qualidades que o lateral possui é a alta capacidade de desarme. Tal característica pode ajudar um Santos que precisará de um setor defensivo sólido, uma das bandeiras do técnico Fábio Carille. Aderlan também se destaca pelos bons cruzamentos e a qualidade nas cobranças de falta.

Após deixar o Santos, Jorge teve passagem discreta por Palmeiras e Flu

Jorge está de volta ao Santos. Em 2019, ele defendeu o clube em 35 jogos, sendo 32 como titular, também balançou as redes por duas oportunidades e deu três assistências. Na primeira passagem, Jorge também chegou ao Peixe por empréstimo, pois pertencia ao Mônaco.

Agora, o lateral está de volta ao alvinegro da Vila Belmiro cedido por empréstimo pelo rival Palmeiras, onde disputou 31 partidas. Inconstante em suas atuações, Jorge estava fora dos planos do técnico Abel Ferreira mesmo possuindo ainda mais dois anos de contrato.

Já é a segunda vez que o Palmeiras empresta Jorge. Em 2023, ele defendeu o Fluminense, ao menos oficialmente, já que o lateral não entra em campo desde fevereiro, quando sofreu grave lesão de ligamento e menisco no joelho direito durante um treinamento. No Santos, ele brigará por posição com Felipe Jonatan, Dodô e Kevyson.

Como o presidente eleito Marcelo Teixeira ainda não pode assinar documentos em nome do Santos, a contratação não está, de fato, oficializada. Jorge deve comparecer ao CT Rei Pelé no início de janeiro para realizar os exames médicos e assinar contrato com o Peixe.

Gil é a segurança que o Santos precisava na zaga para disputar o Brasileirão

Pode-se dizer que de todos os reforços contratados e anunciados pelo Santos, Gil é o melhor até o momento. Além da experiência, ele também alia boa estatura com ótima noção de posicionamento, o que o permite desempenhar bem jogadas de bola parada defensivas e ofensivas. Em algumas oportunidades durante o ano de 2023, num Corinthians que tinha muitos problemas criativos, o jogador apareceu bem para contribuir no ataque.

O contrato com o Peixe será de um ano com opção de renovação ao término de 2024. O zagueiro deixou o Corinthians logo depois no término do Campeonato Brasileiro, quando o clube da capital paulista optou por não renovar com o jogador.

A contratação foi um pedido do técnico Fábio Carille, que trabalhou com o defensor no Timão quando ainda era auxiliar de Tite no clube. Juntos conquistaram o Paulistão e a Recopa Sul-Americana em 2013, e também o Campeonato Brasileiro de 2015.

Quem ainda pode chegar ao Santos nos próximos dias

A movimentação do clube por novos anúncios deve continuar a todo vapor nos próximos dias. Isso porque o clube já tem acerto com outros dois atletas: Cazares – que estava livre no mercado depois de deixar o América-MG e assinou um pré-contrato para jogar pelo Peixe em 2024 – e Otero, meia venezuelano que deixou o Aucas, do Equador para fechar com o clube também por um ano.

Apesar da sequência de contratações, os contratos devem ser assinados somente depois da primeira semana de janeiro, período em que o presidente eleito Marcelo Teixeira assume de uma vez o comando do clube.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo