Brasil

Santos anuncia Giuliano e espera contar com o destaque de 2022 e dos meses finais de 2023 no Corinthians

Vantagem na adaptção do meia ao Peixe pode ser o trabalho feito com o técnico Mano Menezes no Corinthians, já que Fabio Carille segue praticamente a mesma linha de trabalho

Aos poucos o Santos começa a anunciar suas contratações para a temporada de 2024. Oficialmente, até agora apenas dois nomes foram confirmados, além do treinador Fábio Carille. Outros jogadores já assinaram um pré-contrato com o clube, mas devem fechar somente depois do dia 2 de janeiro, quando Marcelo Teixeira, presidente eleito do Santos, assumirá definitivamente o comando do clube.

Entre as possíveis chegadas e as confirmadas partidas, o Peixe tem tentado reduzir o máximo que pode sua folha salarial, negociando redução de valores. Três importantes jogadores do elenco já aceitaram o acordo: Tomas Rincón, João Paulo e Julio Furch. Alcançando aos poucos o objetivo, nesta terça-feira (27), o clube anunciou oficialmente o meia Giuliano.

Giuliano defendeu o Corinthians por duas temporadas, e deixou o rival após a diretoria optar por não renovar com o jogador. O contrato com Peixe é válido por um ano, com opção de renovação por mais 12 meses. A chegada do meia teve aprovação da comissão técnica de Fábio Carille.

– Feliz e honrado por anunciar minha chegada ao Santos. Vamos juntos em busca de novas vitórias, representando com muita dedicação e empenho um dos clubes mais importantes da história do futebol – declarou Giuliano em suas redes sociais.

Giuliano dos últimos meses é o que o Santos precisa para 2024

O meia chegou ao Corinthians em 2021 para atuar ao lado de Renato Augusto e Maycon. No entanto, foi na temporada seguinte, com a camisa do rival alvinegro, em que Giuliano teve seu melhor desempenho: foram 63 jogos disputados, sete gols e sete assistências. O auge veio na Copa do Brasil, quando terminou na artilharia do torneio, com cinco gols, ao lado de Cano. O meia, inclusive, foi às redes na grande final contra o Flamengo, mas o alvinegro saiu derrotado nas penalidades máximas no Maracanã.

Agora, em 2023, as coisas não foram tão boas, muito por conta das dificuldades enfrentadas pelo clube. Giuliano entrou em campo em 59 oportunidades e balançou as redes apenas duas vezes. Apesar disso, ele foi um dos jogadores que mais deram passes para gols no Timão.

O melhor momento no ano do meia foi nos últimos meses do ano, já sob o comando de Mano Menezes, Giuliano teve mais espaço na equipe titular e conseguiu ter uma boa sequência, sendo bastante efetivo nos resultados que a ex-equipe precisava e é esse meia que o Santos espera ter para 2024.

Com apenas dois campeonatos a serem disputados, o Brasileiro e o Paulista, o desempenho do meia será fundamental, tanto pela sua experiência quanto pelo posicionamento dentro do campo, que já foi utilizado como meia central (4-2-3-1), meia avançado (4-1-4-1) e como um falso-ponta (4-2-3-1).

O principal trunfo no Peixe pode ser o fato dele ser um meia que recebe a bola e coloca o ataque para correr. Ou seja, ele pensa o jogo para os atacantes, dando preferencia pelo lado direito. Outro ponto que pode favorecer a adaptação de Giuliano no Santos é o fato de Fábio Carille ser o treinador, isso porque a metodologia aplicada pelo treinador não foge muito do que Mano Menezes faz, já que os dois trabalharam juntos por muito tempo no Corinthians, com isso o meia não deve ter tanta dificuldade em entender as propostas táticas do treinador do Peixe.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo