Brasil

‘Neymar está longe de ser um jogador capaz de comandar qualquer time’

Camisa 10 do Santos voltou ao Brasil há menos de três meses, porém, suas ações dentro e fora de campo dividem opiniões

Contratado no final de janeiro com status de um dos maiores reforços da história do futebol brasileiro, Neymar ainda não engrenou no Santos. Seja dentro, ou fora de campo, o camisa 10 do Peixe tem dividido opiniões.

O jornal espanhol “Mundo Deportivo” publicou uma matéria intitulada “O calvário de Neymar em sua volta ao Brasil não tem fim”, listando os motivos por trás da decepção do craque em seu retorno à Vila Belmiro.

Os espanhóis argumentam que o meia-atacante está pagando o preço pelo tempo de inatividade causado por uma grave lesão. Em outubro de 2023, Neymar rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que o tirou da ação por mais de um ano.

Após se recuperar da cirurgia, o astro brasileiro não conseguiu engrenar uma sequência no Al-Hilal, incentivando uma rescisão de contrato para recuperar os bons tempos no Santos, que o revelou para o futebol.

Entretanto, até aqui, Neymar fez apenas oito jogos pelo Peixe, com atuações muito abaixo de sua verdadeira capacidade técnica. O início ruim do camisa 10 do Peixe levantou dúvidas no “Mundo Deportivo” sobre uma possível volta para o futebol europeu.

— Suas atuações no Brasil estão longe de ser as de um jogador capaz de comandar qualquer time. Não é uma questão de talento, que sempre foi dele, mas de físico.

Por que Neymar não está bem no Santos?

Neymar, do Santos (Foto: Gazeta Press)
Neymar tem contrato com o Santos até o dia 30 de junho deste ano (Foto: Gazeta Press)

Neymar assinou um contrato com o Santos até junho sob grandes expectativas, porém, ainda sem muito sucesso. A segunda passagem do meia-atacante pelo Peixe tem sido marcada por polêmicas extracampo e novos problemas físicos.

As sete partidas consecutivas no Campeonato Paulista mostraram que Neymar estava recuperando o ritmo de jogo e tinha tudo para ser o protagonista do Santos. O craque de 32 anos chegou até mesmo ser convocado pela seleção brasileira para a Data Fifa de março.

O problema é que Neymar foi diagnosticado com um edema na parte posterior da coxa esquerda, cuja contusão o impediu de disputar a semifinal do estadual contra o Corinthians — que não só eliminou o Peixe, como também foi campeão.

Por não estar 100% fisicamente, o camisa 10 acabou cortado da lista de Dorival Júnior, demitido depois da goleada para a Argentina por 4 a 1, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.

Para piorar, Neymar foi criticado por parte da torcida alvinegra por ter aproveitado o carnaval dias antes do fatídico clássico contra o Timão, além de comparecer frequentemente em jogos da Kings League, mas não assistir todos às partidas do Santos na Vila.

O astro voltou a jogar no último domingo (13), mas sua volta não foi suficiente para evitar a derrota do Peixe para o Fluminense por 1 a 0, no Maracanã, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Aliás, o Santos está na zona de rebaixamento para a Série B, já que ainda não venceu na competição. Com a demissão de Pedro Caixinha, o Peixe procura por um novo técnico. Neymar, por sua vez, segue em busca de uma sequência de bom futebol.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo