Campeão do mundo não acredita que Neymar jogaria no Bayern: ‘Pensa muito em si mesmo’
Craque brasileiro revelou que quase atuou pelo gigante de Munique ainda em 2013

Um grande “e se” do futebol seria Neymar ter atuado pelo Bayern de Munique, ainda em 2013, antes de ir ao Barcelona. O brasileiro revelou que Pep Guardiola o procurou para atuar na equipe alemã, mas ele preferiu defender os catalães, como contou ao podcast “PodPah”, em fevereiro deste ano. A ida do genial jogador, no entanto, parece que não seria tão bem aceita assim.
Pelo menos é o que pensa a lenda Lothar Matthäus, ídolo dos Bávaros, campeão do mundo com a Alemanha em 1990 e vencedor da Bola de Ouro. Em entrevista ao canal “TNT Sports”, o ex-meio-campista detalhou que o pensamento do craque do Santos é muito individualista, enquanto o clube alemão é uma “família”.
— Neymar pensa muito em si mesmo. Essa é minha opinião estando de longe, mas eu vi muitas vezes. Um dos melhores jogadores do mundo, por isso ele jogou nos clubes onde jogou, fez dinheiro… Está tudo bem, mas o Bayern de Munique é uma família. Nós andamos uns pelos outros. Eu tenho a sensação anda mais por ele mesmo do que pelo time. Por isso acho que é ok a maneira com que ele está levando — disse.

Matthäus, porém, não acredita que seria impossível de Neymar atuar pelo Bayern e afirma que teria sido bom se ele tivesse se transferido para o time há mais de uma década. Só que, para isso, o meia precisaria mudar seu estilo de jogo.
— Por outro lado, se alguma vez ele jogasse pelo Bayern de Munique, ele mudaria um pouco a sua maneira de jogar. Nós não precisamos de alguém que prioriza a si mesmo, nós precisamos de alguém que ande junto com o time e conquiste resultados com o time. Onze anos atrás, seria ótimo para o Bayern de Munique e para o futebol alemão ter um jogador como Neymar atuando na Bundesliga, mas de uma maneira diferente da que jogamos nos últimos dez anos — completou.
A OPINIÃO DE UMA LENDA DO BAYERN SOBRE O NEYMAR! 😳🎙️ O nosso @arthurquezada conversou com exclusividade com Lothar Matthäus, ídolo histórico do gigante alemão. Concorda com ele? 🤔🇩🇪 #CasaDaChampions pic.twitter.com/4MPJYft20A
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) April 8, 2025
Guardiola prometeu até 60 gols para Neymar se fosse ao Bayern de Munique
À época, alvo de Real Madrid e Barça, Neymar soube do interesse de Guardiola com uma visita do próprio quando o jogador do Santos estava na Suíça para o prêmio Puskás. Na ocasião, o técnico catalão tentou convencer o craque e até fez uma promessa de que o brasileiro marcaria pelo menos 60 gols em uma temporada.
— Eu quase fui para o Bayern, devido ao Guardiola. Vou receber o Puskás, estou no meu quarto na Suíça e meu pai me ligando muito, era umas 2h da manhã. Quando atendi, ele disse: ‘estou indo para o seu quarto, agora, abre a porta aí. Eu de cueca, camiseta, abro a porta e está meu pai, Guardiola e um tradutor. E aí, o Guardiola começa a falar comigo: ‘quero te levar para o time que eu vou, quero que você venha jogar comigo, vou te fazer o melhor'. Só que ele estava sem clube nessa época. Ele já tinha assinado com o time (Bayern), só que não podia falar — disse.
— Ele pega um papel e fala: ‘Tu vai jogar aqui, vai fazer isso e isso. Se tu não fizer 60 gols no ano, eu mudo de nome‘. Começou a balançar, o Guardiola falar isso para mim. Eu perguntei que time que ele ia. Ele falou que não podia falar ainda. Eu insisti e ele falou que era o Bayern: ‘Sei que é uma cidade fria, não tem comparação com Barcelona ou Madri, mas prometo que vou cuidar de você'. Mas eu acabei decidindo Barcelona — completou.
Na mesma entrevista, Ney ainda detalhou que recebeu um “cheque em branco” do Real, só que, novamente, escolheu os catalães para poder atuar com Lionel Messi. O brasileiro ficou no Barcelona entre 2013 e 2017 e venceu tudo que pôde com um trio de ataque histórico ao lado de Luis Suárez e do craque argentino.