Brasil

Convite de Guardiola e bastidores de título da Libertadores mostram que Neymar sabia seu patamar

Em entrevista ao "Podpah", craque do Santos revelou situações inusitadas da carreira

Em entrevista ao podcast “Podpah” nesta quinta-feira (27), Neymar fez revelações inusitadas sobre a carreira. Uma das que mais chamou atenção foi o quase acerto com o Bayern de Munique em 2013. O craque do Santos contou que, quando estava pronto para deixar o Peixe rumo ao futebol europeu, Pep Guardiola o procurou.

Sem clube na época, o técnico espanhol estava prestes a assumir o Gigante da Baviera e entrou na disputa com Barcelona Real Madrid pela contratação do atacante brasileiro. Guardiola, inclusive, chegou a se reunir com Neymar e seu pai na Suíça.

— Eu quase fui para o Bayern, devido ao Guardiola. Vou receber o Puskás, estou no meu quarto na Suíça e meu pai me ligando muito, era umas 2h da manhã. Quando atendi, ele disse: ‘estou indo para o seu quarto, agora, abre a porta aí. Eu de cueca, camiseta, abro a porta e está meu pai e o Guardiola.

— Estava meu pai, o Guardiola e um tradutor. E aí, o Guardiola começa a falar comigo: ‘quero te levar para o time que eu vou, quero que você venha jogar comigo, vou te fazer o melhor'. Só que ele estava sem clube nessa época. Ele já tinha assinado com o time (Bayern), só que não podia falar. Aquilo me fez balançar. Cogitei ir para o Bayern. 

Neymar e Guardiola durante um Barcelona x Bayern, no Camp Nou
Neymar e Guardiola durante um Barcelona x Bayern, no Camp Nou (Foto: Imago)

‘Real Madrid me ofereceu um cheque em branco'

Além do Bayern e do Barcelona, o Real Madrid tentou a contratação de Neymar. Segundo o camisa 10 do Santos, o clube merengue lhe ofereceu um cheque em branco e estava disposto a qualquer loucura financeira para fechar o negócio. 

O Barcelona me ofereceu um valor. Real Madrid foi um cheque em branco, tudo que eu quisesse eles iriam dar, até três vezes mais. O Florentino (presidente do Real Madrid) me amava, mas preferi jogar com o Messi.

Neymar escolheu o Barcelona e marcou época na Catalunha. Ao lado de Messi e Luis Suárez, formou um dos trios de ataque mais temidos do futebol mundial. Com a camisa blaugrana, marcou 105 gols, concedeu 62 assistências e conquistou oito títulos, incluindo uma Champions League e um Mundial de Clubes

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Elogios a Ganso e bastidores da final da Libertadores 2011

Neymar e Ganso jogaram juntos no Santos de 2009 a 2012
Neymar e Ganso jogaram juntos no Santos de 2009 a 2012 (Foto: Imago)

Principal parceiro de Neymar na primeira passagem do craque pelo Santos, Paulo Henrique Ganso também foi assunto durante a entrevista. O atacante chamou o meio-campista de “gênio” e relembrou um episódio com o atual jogador do Fluminense no dia da final da Libertadores de 2011. 

Eu boto o Ganso na prateleira dos gênios. Ele é muito diferente, sempre foi muito bom tecnicamente. Ele era apontado como até mais preparado que eu para ir para Copa do Mundo de 2010. Assistimos aquela, queríamos ter ido, todo mundo pedia a gente na seleção disse, antes de falar sobre a Libertadores. 

No dia da final da Libertadores, o quarto era eu e o Ganso, e a gente ficou até 6h da manhã jogando vídeo game.

Com um gol de Neymar e outro de Danilo (atualmente no Flamengo), o Santos venceu o Peñarol por 2 a 1 no Pacaembu e se sagrou campeão da Libertadores no dia 22 de junho de 2011. Um título que o Peixe não conquistava desde 1963, na era Pelé

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo