Kannemann passará por nova cirurgia no Grêmio e tem prazo de retorno pessimista
Após alegar desconforto muscular e virose para justificar ausência, Tricolor Gaúcho confirmou que o zagueiro voltou a sentir problema crônico, mas do outro lado
Sem jogar há mais de um mês, Kannemann não atuará mais pelo Grêmio em 2024. Em nota oficial, o Tricolor Gaúcho informou que o zagueiro argentino de 33 anos passará por procedimento no quadril nesta quinta-feira (7), e o tempo estimado de retorno aos gramados é de cinco meses.
O procedimento, que será realizado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, pela equipe do especialista Anthony Yepes e com acompanhamento de um profissional do Grêmio, consiste em uma ”videoartroscopia no quadril direito, para tratamento de uma síndrome do impacto femoro-acetabular”.
Kannemann passou por procedimento idêntico, mas do outro lado, em 2021
Kannemann passou pelo mesmo procedimento em dezembro de 2021, após o rebaixamento do Grêmio para a Série B do Campeonato Brasileiro, mas para tratar da síndrome no quadril esquerdo.
Ele voltou a atuar em abril de 2022, na conquista da Recopa Gaúcha sobre o Glória, em Vacaria.
Desde então, Kannemann foi acompanhado de perto pelos médicos e fisioterapeutas do Grêmio e trabalhou constantemente o fortalecimento do quadril.
Entretanto, de acordo com o clube, por se tratar de uma síndrome de origem genética, havia consciência do risco do zagueiro sentir dores no lado oposto ao do procedimento realizado há quase três anos.
Zagueiro do Grêmio não joga há mais de um mês
O desconforto apareceu mesmo que Kannemann tenha atuado em praticamente metade — 31 de 61 — dos jogos do Grêmio nesta temporada.
Após a vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, no dia 4 de outubro, o zagueiro foi desfalque nas últimas quatro partidas do Tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro.
Porém, apenas nesta quarta-feira (6) o Grêmio admitiu publicamente que o problema de Kannemann é no quadril. Inicialmente, a alegação oficial era de dores musculares.
Por essa razão o zagueiro teria ficado de fora das derrotas por 2 a 1 para o Atlético-MG, no dia 9 de outubro, e por 1 a 0 no clássico Gre-Nal, no dia 19.
Segundo Renato, Kannemann teve virose após o Gre-Nal
Mas Kannemann voltou a desfalcar o Grêmio na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no dia 26. Questionado sobre isso, o técnico Renato Portaluppi revelou que, além do problema muscular, o zagueiro e sua família tiveram um quadro de virose.
— No dia seguinte ao Gre-Nal tive uma conversa com ele. E no dia seguinte, de manhã cedo, ele ligou para o médico, foi para o hospital junto com a família para fazer exames. Não sei o que aconteceu. Gripe, febre, diarreia. Está em casa. Não só ele, a família dele. Não treinou. Por isso não está à disposição. No momento em que ele melhorar, com certeza ele volta a treinar — garantiu Renato.
Renato desconversou sobre novas dores no quadril
Antes do empate em 2 a 2 com o Fluminense, na última sexta-feira (1º), surgiu a informação — inicialmente divulgada pela Rádio Gaúcha, e confirmada pela Trivela — de que, mais do que os problemas musculares e a virose, Kannemann voltou a sentir o quadril. Renato, porém, desconversou.
— O Kannemann ficou fora da viagem porque tem uma virose, falei para vocês no último jogo. Se ele está com problema de quadril, aí já não é comigo, é com o departamento médico. Vamos aguardar o retorno da nossa viagem para saber realmente o que ele tem. Porque no momento em que a gente estava saindo para viajar, vi ele treinando — disse o treinador.
Kannemann na temporada 2024
- 31 jogos (31 como titular)
- 3 assistências