Brasileirão Série A

A estratégia de Renato que fez o Grêmio conquistar inédita e importante vitória contra o Fortaleza

Grêmio deu a bola ao time de menos posse no Brasileirão e venceu por 3 a 1

De seu hotel, já que cumpria o último jogo de suspensão, Renato Portaluppi viu sua estratégia funcionar na Arena do Grêmio, na noite desta sexta-feira (4).

O Grêmio praticamente deu a bola para o Fortaleza, time com menor média de posse de bola no Campeonato Brasileiro, e apostou principalmente nos contra-ataques para vencer por 3 a 1.

No primeiro tempo, Aravena abriu o placar para o Tricolor Gaúcho, que viu o Laion empatar com Hércules. Na segunda etapa, Braithwaite e Soteldo garantiram a vitória gremista.

O triunfo representou quebra de tabus. O Grêmio nunca havia vencido o Fortaleza na Arena, tampouco com Juan Pablo Vojvoda no comando do adversário.

Com o resultado, o Tricolor Gáucho respira aliviado na briga contra o rebaixamento. Sobe para a 11ª colocação, com 35 pontos — sete a mais do que o Vitória, primeiro time do Z4.

Já o Laion desperdiça a oportunidade de assumir a liderança, e permanece na 3ª colocação, com 55 pontos.

Renato Portaluppi em treinamento do Grêmio
Renato Portaluppi em treinamento do Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Braithwaite comanda a vitória do Grêmio

Entre vários destaques, o grande nome da vitória do Grêmio foi Martin Braithwaite. Sustentando a bola e escorando para os companheiros, o atacante dinamarquês fez com que a estratégia de apostar nos contra-ataques funcionasse.

Direta ou indiretamente, Braithwaite participou dos três gols gremistas. No primeiro, ajeitou para Cristaldo, que avançou pela direita e cruzou para Aravena abrir o placar.

O segundo foi marcado pelo próprio Braithwaite. Após receber passe de Dodi entre as linhas de marcação, o dinamarquês já dominou orientado, avançou e bateu de canhota, rasteiro e cruzado, contando com falha de João Ricardo para recolocar o Grêmio na frente.

Com o Tricolor Gaúcho com um jogador a mais após a expulsão de Mancuso, e Soteldo e Diego Costa ao seu lado, Braithwaite participou do terceiro gol ao acionar o venezuelano no lado esquerdo. Depois de acertar a trave, o camisa 7 concluiu cruzamento de Igor Serrote para fechar o placar.

Após anunciar aposentadoria, Geromel é requisitado

Outra atração na vitória do Grêmio foi Pedro Geromel. Em seu primeiro jogo após anunciar a aposentadoria ao final da temporada, o zagueiro de 39 anos foi requisitado.

Aos 29 minutos do primeiro tempo, Gustavo Martins sentiu problema muscular e precisou ser substituído. Com a eterna dupla de zaga Geromel e Kannemann em campo, o Grêmio não foi mais vazado pelo Fortaleza.

Grêmio enfrenta zica com goleiros

Marchesín, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, foi desfalque no Grêmio. Caíque, o substituto, viu a bola desviar em Kannemann e passar pelo meio de suas pernas no gol de empate do Fortaleza, em chute cruzado de Hércules, após falha sistêmica do lado esquerdo de defesa do Tricolor Gaúcho.

Caíque se redimiu na segunda etapa, quando o Grêmio já vencia por 2 a 1. Lucero cabeceou no canto, e o goleiro gremista se esticou todo, no canto direito, para fazer grande defesa e evitar o empate.

Porém, ao fazer a defesa, Caíque sentiu fortes câimbras, que persistiram e o fizeram ser substituído por Rafael Cabral.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo