Contraditório, Renato quer provar que estava certo desde o início sobre formação no Grêmio
Treinador gremista adiantou que jogo contra o Criciúma foi o último com Monsalve e Cristaldo juntos
A grande discussão tática no time do Grêmio neste segundo semestre de 2024 envolve a utilização dos meias Miguel Monsalve e Franco Cristaldo juntos.
Desde que estreou, em julho, o colombiano de 20 anos deixou claro que tem nível não só para ser titular, mas também uma das referências técnicas do Tricolor Gaúcho. O problema é que joga na mesma posição do argentino, que é o artilheiro do Grêmio na temporada.
Por entender que Monsalve e Cristaldo não têm capacidade de recompor pelos lados, o técnico Renato Portaluppi insistia que só poderia utilizar um dos dois. Inclusive, abriu mão de ambos no primeiro tempo do jogo contra o Fluminense, que culminou na eliminação na Libertadores e, naturalmente, gerou muitas críticas.
Renato cedeu à pressão popular e escalou Monsalve e Cristaldo juntos em cinco jogos
Depois da queda para o Tricolor Carioca, que sucedeu a desclassificação na Copa do Brasil, para o Corinthians, Renato finalmente se rendeu à pressão popular e escalou Monsalve e Cristaldo juntos no jogo contra o Criciúma, no Heriberto Hülse. Curiosamente, o colombiano anotou o gol da vitória gremista, por 1 a 0.
Porém, em meio à recente sequência de maus desempenhos do Grêmio, que culminaram na derrota por 2 a 1 para o mesmo Criciúma, na última quarta-feira (25), em Porto Alegre, Renato voltou atrás. O treinador atribuiu as dificuldades defensivas de seu time à suposta incapacidade de Monsalve e Cristaldo para marcar.
— Eu tentei, botei o talento junto. Porque quando estava jogando só com o Franco [Cristaldo], muita gente achava que o Miguel [Monsalve] também teria que jogar. Eu também achava. Mas os dois juntos não dá para jogar, com mais dois atacantes — cravou Renato, dando a entender que o jogo contra o Criciúma foi último com essa formação.
— O talento também precisa marcar. Hoje em dia o futebol não te proporciona jogar somente com a bola nos pés. E eles não são culpados, é a característica deles. Eu não vou desperdiçar um Franco ou um Miguel para marcar o lateral adversário. No momento em que a gente recupera a bola vai faltar força, vai faltar perna para eles. Eles não estão acostumados a jogar ali, a correr, 50, 60, 70 metros atrás do lateral adversário — explicou.
Grêmio com Monsalve e Cristaldo juntos como titulares
- Cinco jogos, com duas vitórias, um empate e duas derrotas
- 46% de aproveitamento
- Nove gols feitos e nove gols sofridos
As contradições de Renato
Renato se contradiz, à medida que utilizou, por cinco jogos, uma formação que ele mesmo disse que não funciona. Mas a contradição vai além quando se lembra do seu Flamengo de 2021, no qual Everton Ribeiro e Arrascaeta atuavam juntos, atrás da dupla de ataque Bruno Henrique e Gabigol.
O treinador do Grêmio, que sempre ressalta que é pago para pensar, e que se diz ‘muito bom' no que faz, parece querer provar para a torcida e, principalmente, para a imprensa, que está certo em sua visão acerca de Cristaldo e Monsalve.
A tendência é que, com a saída de um deles — Cristaldo foi substituído no segundo tempo contra o Criciúma, enquanto Monsalve permaneceu até o final –, Edenílson faça o corredor direito no jogo contra o Botafogo, neste sábado (28), às 21h, no Mané Garrincha, em Brasília/DF.
Resta ver se isso será suficiente para sanar os problemas defensivos do Grêmio. Não é a lógica, já que desde o ano passado, quando teve a quarta defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro, mesmo sendo vice-campeão, o Tricolor Gaúcho sofre muitos gols. Naquela época, Renato dizia que era consequência de seu time jogar de forma ofensiva.
Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024
- 14º colocado, com 31 pontos em 26 jogos
- Nove vitórias, quatro empates e 13 derrotas
- 39% de aproveitamento
- 29 gols feitos e 34 gols sofridos
Próximos jogos do Grêmio
- Botafogo x Grêmio — Campeonato Brasileiro — sábado, 28 de setembro de 2024, às 21h (horário de Brasília);
- Grêmio x Fortaleza — Campeonato Brasileiro — sexta-feira, 4 de outubro de 2024, às 21h30min (horário de Brasília).