Brasil

Com ídolo Felipe, Vasco aposta em velha fórmula para mexer no futebol do clube

Por indicação do presidente Pedrinho, o ídolo Felipe vai assumir o cargo de diretor-técnico da SAF do Vasco

Depois da goleada histórica sofrida para o Flamengo, o Vasco apostou em uma velha fórmula para tentar mexer com o vestiário e o departamento de futebol. O clube acertou a contratação do ídolo Felipe “Maestro” para o cargo de diretor-técnico da SAF. A posição estava vaga desde o fim de 2023, quando Abel Braga deixou o Vasco após a demissão do então diretor de futebol Paulo Bracks.

Ídolo do Vasco, Felipe vai trabalhar ao lado do diretor de futebol Pedro Martins, que comanda o futebol do clube. O ex-jogador deve ter um papel importante próximo do vestiário, com os jogadores e comissão técnica. Além disso, também vai ajudar no mapeamento do mercado para contratações. A informação sobre a contratação de Felipe foi dada inicialmente pelo Uol.

Com Felipe, o Vasco apela para a velha fórmula de ter um profissional identificado com o clube e com a torcida no futebol. O “Maestro” conhece o clube, por mais que o Cruz-Maltino tenha passado pela transformação em SAF em 2022. Além disso, Felipe, que tem um perfil de “boleiro”, sem deixar de ser “estudioso”, também pode ser uma conexão entre a diretoria da SAF e os jogadores do elenco vascaíno.

Felipe foi indicado por Pedrinho

Felipe volta ao Vasco através do seu amigo pessoal Pedrinho, atual presidente do clube e que, em maio, assumiu o controle da SAF do clube após uma liminar judicial. Os dois foram revelados pelo Vasco na mesma época e também se aproximaram fora de campo. Na eleição de 2023, Felipe apoiou Pedrinho publicamente.

Além disso, Felipe passou a ser uma figura presente no Vasco após Pedrinho assumir a presidência, em janeiro. O novo diretor-técnico do clube costumava frequentar os eventos do clube e até mesmo as entrevistas coletivas de Pedrinho.

No começo da temporada, Pedrinho, já como presidente e sócio da SAF, chegou a indicar Felipe para um cargo na comissão técnica ou no futebol do Vasco, mas a diretoria da SAF não levou para frente a sugestão de Pedrinho.

Felipe é um dos maiores ídolos do Vasco

Revelado pelo Vasco, Felipe é um dos maiores ídolos do clube. Ele é o jogador que teve mais conquistas relevantes com a camisa do clube. Após fazer parte da geração que conquistou, entre 1997 e 2000, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa Libertadores, uma Copa Mercosul e um Torneio Rio-São Paulo, Felipe voltou ao clube e também levou a Copa do Brasil de 2011, último título nacional do Vasco. Além disso, o ídolo também venceu um Campeonato Carioca com a camisa do Vasco. Foram 373 jogos pelo clube.

Desde 2017, Felipe trabalha como técnico. Ele começou a carreira no Tigres do Brasil e também passou por Bangu e Confiança. No fim de 2023, o ídolo do Vasco assumiu o Volta Redonda, onde ficou até o começo da atual temporada. No último Campeonato Carioca, ele comandou a equipe em oito partidas, com duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Agora, no Vasco, Felipe vai ter a sua primeira experiência como diretor-técnico.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo