Brasil

Agora presidente do Vasco, Pedrinho cobra mais diálogo e expõe ruído com a SAF

Ídolo do Vasco, Pedrinho tomou posse como presidente do clube na última segunda-feira e reforçou desejo de participar do planejamento do futebol, que é comandado pela SAF

O Vasco começou uma nova era na última segunda-feira. Em sessão na Sede Náutica da Lagoa, o ídolo Pedrinho tomou posse como novo presidente do clube. O ex-jogador e ex-comentarista vai comandar o Cruz-Maltino pelo próximo triênio. Depois de um começo de relação conturbada entre Associação e SAF, Pedrinho assumiu o clube com a promessa de tentar melhorar o diálogo entre as partes. Mas, por enquanto, a situação ainda não parece ter andado como o novo presidente gostaria.

Vale ressaltar, é claro, que Pedrinho só assumiu o cargo na última noite. Assim, ele só passou a responder como presidente da Associação a partir de agora. Mas o novo mandatário foi eleito pelos sócios no começo de novembro, quando começou o processo de transição com a antiga gestão de Jorge Salgado.

Pedrinho nunca escondeu o seu desejo de ajudar no futebol do Vasco e fazer valer os 30% das ações que a Associação tem da SAF do Vasco – enquanto a 777 Partners tem os outros 70%. Mas, ao menos até a última segunda-feira, isso ainda não havia acontecido. E foi o próprio Pedrinho quem comentou sobre o fato.

– Estou completamente à disposição para que o diálogo (com a SAF) aconteça. Isso é muito claro. Eu só não posso botar uma arma na cabeça de ninguém para fazer parte de um planejamento. Eu não posso chegar lá e perguntar “por que vocês não me perguntaram sobre onde vai ser a pré-temporada?”, sobre contratações, qual avaliação técnica que eu faço, quem deve ficar, quem deve sair, qual investimento… Eu não fiz parte disso. Hoje estou empossado. Gostaria de ter tido uma conversa prévia para fazer parte de um planejamento esportivo – afirmou Pedrinho, antes de completar.

– Não existe sociedade onde você seja minoritário e não tenha voz. Não posso fazer um planejamento tendo um sócio que tem 30% e depois avisar “vou fazer isso”. Não. Tem que ser comunicado, participar, tem que ser ouvido. Mas a decisão é do maioritário, sempre. Vou estar à disposição sempre para colaborar. A minha luta é a do Vasco. Luto pelo torcedor, pela história do Vasco – completou o novo presidente do Vasco.

A Vasco SAF não se fez presente com representantes na cerimônia de posse de Pedrinho na Sede Náutica da Lagoa, na noite da última segunda-feira. Nas redes sociais, a SAF parabenizou o novo presidente do Vasco na manhã desta terça-feira.

– O Vasco da Gama SAF parabeniza e deseja sorte ao novo presidente Pedrinho e sua equipe no sentido de trabalhar sempre em parceria pelo Clube – publicou a SAF do Vasco.

Pedrinho fala em defender a instituição e fiscalizar a SAF

Logo depois da eleição, em novembro, Pedrinho chegou a se reunir pessoalmente com Lúcio Barbosa, CEO da SAF do Vasco, em um encontro sobre a transição da gestão da Associação, que também contou com a presença do então presidente Jorge Salgado, em São Januário. Além deles, o CEO do 777 Football Group, Don Dransfield, o diretor esportivo Johannes Spors e o chefe de operações Nicolas Maya também estiveram presentes.

Em dezembro, após o fim do Campeonato Brasileiro, Lúcio Barbosa concedeu uma entrevista coletiva sobre o planejamento da SAF e também falou sobre Pedrinho e a relação com a futura diretoria do Vasco. O CEO classificou a relação entre os dois como “muito boa”, mas não se aprofundou muito no tema. Agora, Pedrinho também elogiou o dirigente da SAF, mas ressaltou que não tratou sobre planejamento com a SAF.

–  Lúcio é um grande representante e a gente teve alguns contatos anteriormente, mas não de planejamento. Não teve esse contato de planejar. Contatos normais, de uma alinhamento, de uma tentativa de aproximação – disse Pedrinho.

Pedrinho e Lúcio Barbosa já se encontraram em reunião de transição entre as gestões da Associação do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Ainda sobre a relação com a SAF, Pedrinho também ressaltou que precisa fiscalizar a SAF. Pelos 30% das ações, a Associação tem direito a duas das sete cadeiras no conselho de administração da Vasco SAF. Uma delas obrigatoriamente é do presidente da Associação. Neste caso, Pedrinho. A outra vaga ainda será indicada pelo mandatário do Vasco.

– Tenho direito e deveres, e preciso proteger a instituição, fiscalizar, cobrar, lutar pelo clube e pelo torcedor. Diálogo é sempre a primeira opção para que as coisas funcionem em prol do Vasco – afirmou Pedrinho.

Pedrinho comenta sobre antigo convite da SAF do Vasco

No meio de 2023, quando ainda trabalha como comentarista no Grupo Globo, Pedrinho chegou a ser convidado para assumir um cargo na SAF da Vasco. De acordo com o presidente, a situação “não andou”. Agora, Pedrinho pretende ajudar o clube como presidente da Associação.

– Quando fui convidado (pela Vasco SAF), foi uma conversa inicial, foi um convite para exercer um cargo, fosse ele para ser diretor executivo ou diretor técnico. Obviamente, por uma lógica, acredito que consideravam meu ponto muito importante. Naquele momento, se isso acontecesse, se eu saísse (da Globo), eu seria remunerado para exercer uma função. Isso não andou, e me torno presidente hoje e posso entregar isso de graça. Com muita humildade, porque tem muitas pessoas capacitadas lá, mas represento 30%. Quando sou eleito, tenho a confiança de muitos torcedores que acredito que posso colaborar com o futebol – finalizou Pedrinho.

Pedrinho tomou posse como presidente do Vasco em cerimônia que não contou com representantes da SAF (Foto: Dikran Sahagian/Vasco da Gama)
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo