Brasil

Sem Renato e titulares, Grêmio visita o São Luiz em busca do quarto título consecutivo da Recopa Gaúcha

Com permanência de Renato Portaluppi e titulares em Porto Alegre, time alternativo do Grêmio, treinado por Alexandre Mendes, busca o quarto título consecutivo da Recopa Gaúcha em duelo com o São Luiz, em Ijuí, nesta quarta-feira (28)

Depois da dura derrota no clássico Gre-Nal do último domingo (25), no Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho, o Grêmio volta a campo às 19h30min desta quarta-feira (28). Porém, sem o técnico Renato Portaluppi, e com um time alternativo diante do São Luiz, no 19 de Outubro, em Ijuí, pela Recopa Gaúcha.

Renato permaneceu com os titulares em Porto Alegre, onde os atletas treinam nesta manhã no CT Luiz Carvalho. Com isso, o auxiliar Alexandre Mendes comandará a equipe em Ijuí. A prática não é novidade neste início de temporada. No empate em 0 a 0 com o Ypiranga, em Erechim, há duas semanas, pela oitava rodada do Gauchão, o mesmo procedimento foi adotado.

Inclusive, uma equipe parecida com a que atuou no Colosso da Lagoa deve ser utilizada no 19 de Outubro. A tendência é que nomes como Caíque, Fábio, Gustavo Martins, Ronald, Galdino e André Henrique iniciem o confronto com o São Luiz.

Mayk e Nathan Fernandes devem ser atrações no lado esquerdo

A principal novidade deve ficar por conta do lateral esquerdo Mayk, que fará sua estreia pelo Grêmio. O jogador de 24 anos, que se destacou na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado e no início do Campeonato Paulista deste ano pelo Guarani, foi anunciado pelo Tricolor Gaúcho no último dia 15, e está plenamente recuperado de inflamação no pé.

Além disso, outras mudanças em relação ao time que enfrentou o Ypiranga serão realizadas em função da equipe utilizada no Gre-Nal. Por exemplo, Rodrigo Ely, Dodi e Gustavo Nunes iniciaram o clássico e sequer viajaram para Ijuí — no lugar desse último, que se firmou como titular na ausência de Soteldo, Nathan Fernandes deve ser atração.

São Luiz pode utilizar time misto

Nem mesmo o São Luiz deve ter força máxima. Em situação perigosa no Campeonato Gaúcho, o Rubro decide sua vida na última rodada do estadual no próximo sábado, às 16h30min, quando recebe o já rebaixado Santa Cruz. Na oitava colocação, com 10 pontos, a equipe de Ijuí se classificará para as quartas de final em caso de vitória. Porém, se perder, corre risco de rebaixamento.

— A questão não é poupar. A questão é quem vai estar inteiro. Nós tivemos duas baixas no jogo contra o Guarany, e teve mais a viagem longa — explicou o técnico Alessandro Telles. Na derrota por 1 a 0 em Bagé, o zagueiro Bruno Jesus e o volante Gabriel Davis saíram lesionados. O zagueiro Ricardo Thalheimer e o atacante Borasi são dois que podem ser preservados pelo desgaste físico.

Em reedição da Recopa Gaúcha do ano passado, São Luiz busca o primeiro título, e Grêmio o quinto

São adversidades que o São Luiz precisará superar para conquistar o inédito título da Recopa Gaúcha. Bicampeão da Copa FGF, que além da presença na Recopa garante vaga na Copa do Brasil, o Rubro busca dar o troco no Grêmio, já que no ano passado o Tricolor ergueu a taça, em Porto Alegre, após hat-trick de Luis Suárez em sua estreia com a camisa gremista.

Aquela foi a quarta conquista, a terceira consecutiva, do Grêmio na Recopa Gaúcha. Portanto, nesta quarta-feira (28), novamente contra o São Luiz, o Tricolor busca o pentacampeonato, e o tetracampeonato seguido. É o time que mais ergueu essa taça, criada em 2014 para colocar frente a frente o campeão gaúcho e o campeão da Copa FGF do ano anterior. Internacional e Pelotas têm dois títulos, e São José e Lajeadense, um.

Títulos da Recopa Gaúcha

  • 4: Grêmio (2019, 2021, 2022 e 2023)
  • 2: Internacional (2016 e 2017) e Pelotas (2014 e 2020)
  • 1: São José (2018) e Lajeadense (2015)
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo