Brasil

Grêmio aposta em jogador do Guarani como reposição defensiva para Reinaldo

Grêmio anunciou contratação de Mayk, lateral esquerdo de 24 anos quem vem do Guarani e tem características defensivas

Depois de um mês de janeiro morno, fevereiro tem sido agitado para o Grêmio no mercado de transferências. Após anunciar Diego Costa e Du Queiroz e estar perto de fechar com Pavón, o Tricolor anunciou nesta quinta-feira (15) a contratação do lateral-esquerdo Mayk, do Guarani. O jogador de 24 anos assina contrato até o final de 2026. Ele é esperado nos próximos dias em Porto Alegre.

A direção gremista correu contra o tempo para efetivar o negócio, já que nesta sexta-feira (16) se encerra o prazo de inscrições para o Campeonato Gaúcho. Mas a negociação com o Guarani não ofereceu grandes empecilhos.

Mayk chegou em 2022 ao Guarani

Mayk tinha contrato até dezembro com o Guarani. Ou seja, a partir de julho poderia assinar pré-contrato com outro clube. O Bugre exigiu compensação financeira para liberar o atleta, mas o valor é mantido em sigilo. A multa rescisória do lateral era de R$ 10 milhões, mas esse valor foi diminuído em negociação entre as partes.

Mayk chegou ao Guarani em 2022, vindo do Retrô/PE. Em 2023, disputou 40 partidas, sendo 35 como titular, no Campeonato Paulista e Série B do Campeonato Brasileiro, e contribuiu com três assistências. Neste início de 2024, ele vinha se destacando no Bugre no Paulistão, com um gol e uma assistência em cinco jogos.

O gol foi marcado na goleada por 3 a 0 do Guarani sobre o Ituano, em Itu. E não foi qualquer gol. Mayk acertou bela cobrança de falta colocada, no ângulo esquerdo de Jefferson Paulino.

Além da bola parada, Mayk se destaca principalmente nos aspectos defensivos. Até por isso, atua como lateral base no Guarani. Ou seja: não chega tanto à linha de fundo, participando mais da construção das jogadas por trás da linha da bola, e cruzando da intermediária.

Mayk agrega características diferentes às de Reinaldo

Essas características são distintas às de Reinaldo, lateral esquerdo titular do Grêmio. Forte no apoio, em que já contribuiu com quatro gols e oito assistências em 56 jogos desde a chegada ao Tricolor Gaúcho, o camisa 6 gremista deixa a desejar na marcação.

Com isso, Mayk desembarcará em Porto Alegre como aposta para oferecer mais segurança defensiva em comparação a Reinaldo. Em um Grêmio que se vislumbra bastante ofensivo em 2024, com dois pontas agudos, pode ser uma alternativa útil.

Até porque, atualmente, as reposições a Reinaldo não oferecem tranquilidade para Renato. Cuiabano vive no departamento médico, onde se recupera da segunda lesão muscular na temporada, e Wesley Costa e Zé Guilherme, que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Jr., não parecem prontos para segurar o rojão.

Mayk pelo Guarani

  • 52 jogos (42 como titular)
  • 1 gol
  • 4 assistências
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo